domingo, 8 de janeiro de 2012

Considerações de um Treinador - XXXI - c ...

como é isso de Condicionamento Mental ?

Evidentemente, é muito difícil estabelecer um programa de condicionamento Mental único para todas as pessoas. Cada indivíduo tem um tipo psicológico diferente, nível cultural diferente, emocional diferente, história diferente. Estas diferenças inviabilizam um programa padronizado, capaz de atender interesses e perfis tão variados. Todavia, há alguns pontos comuns a todos e que servem, pelo menos a princípio, como guia para que você estabeleça o seu próprio programa de autocondicionamento. Vejamos:

a) Estude detalhadamente todo o procedimento que você quer ou precisa executar com precisão. Adquira o maior número de informações possíveis sobre o assunto. Quanto mais informações você tiver a respeito desse procedimento, maior será sua confiança. Essa confiança "minimiza o perigo" e, conseqüentemente, reduz os riscos de Bloqueio Mental por Tensão.
b) Treine esse procedimento. Quanto mais treinar, mais facilidade terá para reproduzi-lo fielmente sem o menor esforço mental.
c) Escreva num caderno, um conjunto de "verdades" que você gostaria, de fato, que fossem verdades. Por exemplo: "Eu sou preciso nos arremessos!", "Eu tenho certeza que vou acertar!", "Eu estou, a cada dia, mais veloz!", "Eu sou muito inteligente!" etc. A sua memória retém bem de 70 a 90% das coisas que você diz a seu próprio respeito. E ela não faz julgamentos subjetivos; tudo que você diz para ela, é registrado como "verdade".
d) Leia estas "verdades", em voz alta, no mínimo cinco vezes por dia. Se você dispõe de um gravador, grave estas afirmações e ouça, no mínimo três vezes ao dia, enquanto estiver se "condicionando para acertar". Veja um fato curioso: quando estamos num recinto onde um amigo ou colega cantarola insistentemente uma música, de repente nos surpreendemos cantarolando também a mesma música. Já reparou? Guarde isto: "tudo o que é insistentemente repetido, mesmo que não seja verdade, passa a ser verdade."
se você aprendeu a fazer corretamente, se você treinou exaustivamente, então você é capaz de realizar com perfeição. Assim sendo, na hora de realizar não questione sua competência.
h) Tente melhorar o procedimento aprendido, a cada dia. Não admita jamais que é impossível melhorar, que você chegou ao seu limite. Sempre é possível melhorar. Pense como um recordista mundial!
i) Habitue-se a ser um vencedor. Faça tudo da melhor forma possível. E, quando achar que já está bom, procure melhorar mais ainda. Sempre há como melhorar.
j) Desenvolva sua mente expectante. Espere o melhor, sempre!
l) Acredite na SORTE! Acredite que você tem muita SORTE! Não entre em questionamentos filósoficos a respeito deste assunto e que não levam a lugar algum. Acreditar na SORTE é fundamental para quem quer vencer. Pergunte ao Silvio Santos, ao Nelson Piquet, ao Pelé. Você quer ser um vencedor também, não é mesmo?

continua ...

Nenhum comentário: