quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Passada a Olimpíada ...

O bonito no Xadrez é que é um esporte em que jogadores de todas as idades (Korchnoi 77 anos) , ambos os sexos, de todos os continentes competem em condições idênticas. Veja o Vietnã que sem astros em sua equipe acabou com um fantástico nono lugar, sendo a 37a. pré-rankeada!
Olimpíada, acontecem coisas insólitas no torneio. A equipe de Seychelles (um arquipélago localizado no Oceano Índico) enviou 5 jogadores, sendo que apenas dois possuem rating - FIDE. Até aí tudo bem, várias equipes de pouca expressão competem na Olimpíada. Mas, dê uma olhada na foto abaixo:

O jovem em questão se chama Vital Keith e é o quinto tabuleiro das ilhas Seychelles. Só existe essa foto como identificação do garoto no site da Olimpíada; não há data de nascimento, nem qualquer outro tipo de informação. Pela foto, podemos deduzir que ó "jovem" tem algo entre 10 e 12 anos de idade. Mesmo sendo o quinto tabuleiro, jogou 10 vezes e perdeu as 10! Sem desprezar o talento do garoto, mas será que em todas as ilhas não havia nenhum capivara mais velho para encarar a Olimpíada? Veja uma partida do jovem mestre logo abaixo:

extraído do : fernandochessblog.zip.net

Nenhum comentário: