sábado, 1 de novembro de 2008

Aaron Nimzowitch

Nasceu em 1886 em Riga Lituânia parte da Rússia Czarista, filho duma abastada família judaica que dedicava-se ao comercio e se destacava pela sua religiosidade e altruísmo.
Seu pai tinha grande vocação para o xadrez que não pode concretizar, mas transmitiu ao seu filho. Aos 13 anos já era um assombro na comunidade pelo seu jogo brilhante.
Em 1904 seu pai num esforço tremendo para driblar a opressão czarista, envia-o à Berlim. Estuda Filosofia na Universidade local mas não é bem sucedido.
Em 1911, no Torneio de SAN SEBASTIAN, perde para Capablanca e Tarrasch, os participantes que acompanhavam o desenrolar, descreviam-no como possuidor de tiques nervosos, não tolerando qualquer ruído ou alguém falando, imediatamente reclamava ao arbitro. Mostrava-se pouco amável com os que assim lhe venceram e não dirigia palavras aos mesmos, mas aos que venceu ou empatou foi de extrema amabilidade. Já eram os primeiros sinais da tremenda doença.
A 1ª Guerra Mundial - 1914 1918 - foi uma tragédia para vida de Nimzovitsch tendo de fugir de cidade à cidade. Esta situação de incerteza permanente, minou sua mente gravemente e quando entrou na Suécia neutra onde permaneceu por 2 anos, fugindo da terrível guerra, já tinha desequilíbrios esporádicos. Em 1922 vai morar na Dinamarca até o fim da vida em 1934.
De 1904 à 1934, Nimzovistch participou em 47 torneios, jogando 638 partidas, venceu 302 e empatou 222 e perdeu 109. Venceu 18 destes torneios.
Apesar de sua genialidade, não pode disputar matches pelo titulo com Capablanca ou Alekhine pois não conseguiu bolsa junto aos patrocinadores que não confiavam em seu equilibrio. Mas seu trabalho inovador, para o desenvolvimento do xadrez moderno colocam-no para sempre no panteão dos grandes mestres.
A resistência inicial pelos demais grandes mestres, como obviamente a tudo que é inovador lhe parecem enormes. Não obteve credito dos seus companheiros e muitas vezes foi ridicularizado!
Entre os que dedicavam ou dedicam suas vidas ao xadrez Nimzowitsch foi sem duvida o mais nobre dos pensadores para elevar o que tanto amava , ao que chamava "Jogo-Ciência".
Alexander Alekhine - Aron Nimzowitsch 0 - 1

Nenhum comentário: