sábado, 5 de novembro de 2011

JUBS 2011 ...

Os torneios masculino e feminino de xadrez começaram, na tarde de sexta-feira, dia 4, às 16h, a programação esportiva das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011, em Campinas (SP). A competição reune 74 enxadristas, sendo 42 homens e 32 mulheres, no Clube Semanal de Cultura Artística. Serão sete rodadas no sistema suíço e cada jogador tem a sua disposição duas horas para movimentar as suas peças. Será campeão o enxadrista que somar o maior número de pontos ao final das sete rodadas.

Na disputa masculina três jogadores são Mestres Internacionais (MI). São eles: Ernani Choma, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com rating 2368 na Federação Internacional de Xadrez (FIDE); Alfeu Bueno, da Sociedade Lageana de Educação (SLE-SC), com rating 2310; e Vinícius Tiné, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), rating 2308. Outros 20 enxadristas são ranqueados na FIDE.

No feminino, destaques para Ana Vitória Rothebarth, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com rating FIDE 2035; Vivian Heinrichs, da Universidade Paulista (UNIP), com rating 1969; e Cintia Leão, da UNIPAR, de Umuarama (PR), com rating 1930. Ana Vitória e Vivian disputaram a última Universíade, em Shenzhen, na China. Ana, inclusive, é a atual campeã das Olimpíadas Universitárias.

Nenhum comentário: