domingo, 30 de agosto de 2009

Fiernômeno = Nº 1 do Brasil

Wikipédia nos diz : Alexandr Hilário Takeda Sakai dos Santos Fier (Joinville, 11 de março de 1988) é um enxadrista brasileiro que obteve a norma de Grande Mestre Internacional em 21 de outubro de 2006, sagrando-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre. No torneio Parque das Águas Claras, que contou com a participação expoentes nacionais como Jaime Sunye, Everaldo Matsuura e Jefferson Pelikian, obteve uma das maiores performances ELO da história do Xadrez: 3120, comparável à performance de Bobby Fischer no campeonato dos Estados Unidos.
Faça de conta que lá está a letra "e" : Alexander, esta é a pronuncia , do catarinense, nascido em Joinville e praticamente "criado em Curitiba" , e hoje jogando em São Paulo e pelo mundo.
Os melhores rating's brasileiros foram : Vescovi 2648, Milos 2644, Mecking 2635.
Provavelmente já é o melhor jogador brasileiro em força, e será também em rating, após a atualização da FIDE!

Hoje venceu o Torneio de Sants na Espanha, invicto e sozinho, com 8.5 em 10 rodadas. Começou com a espantosa série de sete vitórias consecutivas, trazendo-lhe uma grande vantagem e uma performance de 3172. Então, ele continuou com três empates sólidos para garantir o primeiro lugar.



Mequinho, na década de 70, chegou a ser o terceiro no ranking mundial, só que tinham uns 20 GM's de altíssimo nível. Mas devido a inflação de rating hoje, talvez em sua a época fosse melhor do que Fier, o que nao quer dizer que Alexandr Fier esta jogando inferior do que Mecking jogou em sua melhor fase. Fier poderá ultrapassar este grande feito? Dificil. Mas qual o limíte deste brasileiro?

Nenhum comentário: