domingo, 9 de agosto de 2009

Michael J. Basman

"cada minhoca tem a sua vez e cada rato deve morder o elefante"

Michael J. Basman (nascido em 1946, Londres, Inglaterra), Mestre Internacional, é um escritor prolífico, professor de xadrez, e um treinador que fez muitas contribuições para o campo heterodoxo do xadrez.
Basman é conhecido por escolher aberturas freqüentemente bizarras ou raras (como 1.g4, 1.h3, 1.e4 g5, etc.), incluindo o St. George Defesa (com os quais os GM Tony Miles uma vez derrotou o então campeão mundial Anatoly Karpov), e os Grob (para preto e branco).
Na Olimpíada Estudantil 1967 em Harrowchow, Checoslováquia, a equipe inglesa foi medalha de bronze ao bater a URSS por 3-1. A equipa era constituída principalmente de jogadores de Oxford e Cambridge , mas um membro importante foi o altamente talentosos e heterodoxo Michael Basman que venceu o decisivo jogo de uma duvidosa posição contra Vladimir Savon. Vladimir Savon ganhou o Campeonato Soviético em 1971.
Michael J. Basman poderia ter facilmente se tornado um GM se tivesse optado por fazê-lo. Mas a sua devoção ao ensino e ao treino de xadrez aos jovens o impediram de conquistar o título.

Henrique Mecking 0 - 1 Michael John Basman
Hastings 1966

Simon Bibby 0 - 1 Michael John Basman
British ch., 1990


"Alguns jogadores acreditam que o xadrez está quase morto. Que não há mais nada a ser descoberto nas aberturas. Que você tem que memorizar 20 jogadas para jogar xadrez corretamente. Não creio que isso seja verdade. Existem muitas novas e excitantes aberturas para se descobrir. Xadrez é vasto e ainda inexplorado."
by Clyde Nakamura

Nenhum comentário: