sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Não esqueça ...


O xadrez atrai cada vez mais novos adeptos, pode-se notar claramente – o xadrez já não é mais visto com o preconceito de anos atrás. Há mais pessoas jogando, ou que simplesmente aprenderam a mover as peças.
Em contrapartida, os clubes têm sofrido esvaziamento. Poucos são os freqüentadores assíduos e, em menor numero ainda, são os jogadores “associados”.
A massa não conhece os clubes.
Atualmente se joga xadrez em praças, bares, sites como o playchess ou ICC. Pouquíssimos visitam um clube e, quando a visita acontece, eles dificilmente retornam.
"Jogamos xadrez pra fazer amigos... é isso que nos trás aos clubes e torneios - nossos amigos, e os amigos que faremos.” Acredito que essa percepção está desacreditada atualmente, talvez tenhamos nos esquecido do que importa realmente, falta muito à cordialidade e recepção no meio enxadrístico. Sobretudo com os novatos, jogadores iniciantes – que vão aos clubes na esperança de aprender, conhecer jogadores “bons”... Mas acabam desiludidos.
Hoje, com a internet, nos escondemos atrás de nicknames e nos esquecemos do bom aperto de mão, das brincadeiras e dos bate-papos com os amigos. Isso nos faz crescer. Tomará que, atualmente, seja só modísmo e um dia voltemos ao CXSantos.

Nenhum comentário: