terça-feira, 30 de setembro de 2008

Hipotenusa ...

As brancas parecem perdidas, o peão em h5, há muito que fugiu ao controlo do rei, e o seu próprio peão pelo contrário, apesar de muito avançado está sob a mira do rei negro.

1.Rg7 h4
(Caso 1...Rb6; esta,os perante apenas de uma alteração na ordem dos lances, pois se as negras optassem por esta continuação, a jogada 2.Rf6! era ainda ganhadora, e mesmo considerando que a seguir as negras prosseguem com 2...Rxb6, com 3.Rg5 as brancas arrumam a questão.
É obvio ainda que a continuação negra 2...h4, transpõe para a solução do texto inícial. )
2.Rf6
(O rei branco encontra-se a meio caminho de ambos os peões, e as negras ameaçam com a captura para o que lhes falta apenas um pequeno passo)
2...Rb6 3.Re5!
(Mas aqui o avanço em diagonal dá os seus frutos, se as negras jogarem 3...Rc6, após 4.Rf4 o peão negro é controlado, resta-lhes avançar novamente o peão)
3...h3 4.Rd6 h2 5.c7 Rb7 6.Rd7
(E as brancas garantem um final de damas, empatado)

O movimento em diagonal, aproximou simultâneamente o rei branco de ambos os seus objetívos, deixando às negras apenas a escolha de como perferiam empatar. Já na antiguidade clássica Pitágoras, dizia, que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, neste caso uma hipótenusa salvadora para as brancas.

Nenhum comentário: