sexta-feira, 25 de julho de 2008

Considerações de um Treinador ... - II

Recomendo que você estude aberturas agressivas e de ataque. A razão é fácil de explicar. Quando você joga gambit aberturas - você aprende os mais importantes princípios de estratégia rapidamente: a importância do desenvolvimento, o significado da iniciativa, utilizando vantagem desenvolvimento e outras questões importantes.
Para os bons resultados que você deve desenvolver suas habilidades táticas. E tem mais a dizer: Xadrez é 99% tática. Você pode chegar a uma profundidade estratégica, mas o seu adversário poderia punir-lhe apenas uma tática. Você pode tentar lembrar os melhores exemplos de jogar a siciliana por Kasparov, Anand e Topalov, mas será apenas perda de tempo e energia esta preparação. Depois da primeira jogada que não estava em preparação - você perderá o seu caminho e, provavelmente, o jogo.
Uma vez quando eu já era um forte GM eu queria estudar algumas novas aberturas antes da Olimpíada de Xadrez 98 em Elista. O tempo era curto , não obstante o meu plano era para aprender a linha principal e algumas jogadas laterais e as variações na abertura, sem decorar os lances. Tive a oportunidade de mostrar a minha boa preparação para todos. Jogando o novo (para mim) na Defesa India do Rei, eu tinha apenas misturado a ordem dos movimentos após 15 jogadas e o adversário perdeu quase sem luta! A conclusão a partir desta história interessante - quando você estuda qualquer abertura, você não estuda os lance, mas sim as idéias!
B.Alterman

Nenhum comentário: