domingo, 3 de outubro de 2010

Considerações de um Treinador - XXIII ...

O que é Inteligência ?

Uma definição que conheço é: a capacidade de encontrar a melhor solução para um desafio no menor tempo possível. Isto significa flexibilidade, versatilidade, criatividade e adaptabilidade associadas à uma boa lógica ou a um sentido maior de realidade.
Xadrez puro !!!

O cérebro humano é a máquina mais sofisticada que possuímos. Pena que não venha com manual de instrução. Sabe-se que utilizamos em média apenas de 4 a 7% de nossa capacidade cerebral e mental e, mesmo um gênio como Einstein, acredita-se que chegou a utilizar somente cerca de 10%.

Então, exercite-se:

O primeiro passo para quem quer treinar, mas não tem muita opção, é organizar seu tempo. Por mais que a vida seja agitada, todo mundo tem que reservar alguns minutos para si. Nem que seja entre o intervalo do almoço, a chegada à faculdade ou à saída do estágio. "O tempo só existe para quem o administra bem".

- Aprender é modificar o cérebro com experiência. Quanto mais você se esforça, mais aprende, e melhor você fica naquilo que pratica.

- Por isso, o melhor remédio para a memória, a atenção e o raciocínio é... usar a memória, a atenção e o raciocínio!

- Manter o cérebro ativo também é fundamental para evitar as perdas que vêm com a idade.

- Motivação é fundamental. Vendo seu desempenho melhorar, você ganha autoconfiança e vontade de continuar aprendendo e mantendo seu cérebro sempre ativo.

- O cérebro custa caro em energia e nutrientes; todas as capacidades que não são usadas vão aos poucos enfraquecendo para ceder recursos às funções que são de fato úteis.

- Por isso é importante manter o cérebro ativo com atividades variadas. Mas isso não basta; um estilo de vida saudável também é fundamental.

Nenhum comentário: