domingo, 1 de fevereiro de 2009

71º Torneio Corus - Wijk aan Zee - final

Comunicado de Mequinho sobre o seu desempenho: "No Torneio de Lodi, Itália, em 2006, venci invicto. Havia 71 jogadores, sendo 11 GMs. Joguei 9 partidas, fazendo 7 pontos. Eu preparava as partidas.
Aqui no Corus B, no início do torneio, eu estava estudando demasiadamente. Isso foi a causa da minha má atuação nas 6 primeiras partidas: eu estava muito cansado e errava em certas posições.
No Corus B, o tempo de jogo era maior do que em Lodi; cheguei a jogar várias partidas que duraram mais de 6 horas. Aqui todos são GMs. Depois da sexta partida, percebi o erro e passei a estudar menos. Ganhei uma partida do Sasikiran (rating 2711), e empatei várias.
Depois disso houve um outro problema: acabou o meu remédio homeopata que o médico me receitara para tirar o cansaço; um amigo, Diácono da Igreja Católica de Wijk aan Zee, tentou encontrá-lo em várias cidades vizinhas e não achou; apenas consegui um remédio parecido, que é muito inferior ao que havia acabado. Isto está prejudicando minha atuação nas últimas partidas.
Se eu fosse jogar um outro torneio semelhante a este, deveria estudar menos antes das partidas, e teria chances de disputar os primeiros lugares. Este torneio é o mais forte que joguei nos últimos 31 anos.

Terminou o super torneio com a vitória, no grupo A, de Sergei Karjakin que foi o único, dos seis líderes, que venceu na rodada de hoje.
No grupo B vitória do prodígio Caruana que venceu Nigel Short na última rodada. Henrique Mecking não foi bem, perdendo rating, mas não foi o lanterna.
No grupo C vitória tranquila, mas não menos impressionante, de outro prodígio Wesley So.
Dominguez Perez(2717) 0 - 1 Sergei Karjakin (2706)


Corus A
1. S. Karjakin 8
2. L. Aronian, T. Radjabov, S. Movsesian 7½
5. M. Carlsen, L. Dominguez 7
7. G. Kamsky 6½
8. L. van Wely, J. Smeets, Y. Wang 6
11. D. Stellwagen, V. Ivanchuk, M. Adams, A. Morozevich 5 1/2

Corus B
1. F. Caruana 8½
2. N. Short, A. Motylev, R. Kasimdzhanov 8
5. A. Volokitin, F. Vallejo Pons 7½
7. Z. Efimenko 7
8. D. Navara 6½
9. Y. Hou, D. Reinderman 6
11. E. l'Ami 5½
12. H. Mecking 4½
13. K. Sasikiran, J. Werle 4

Corus C
1. W. So 9½
2. T. Hillarp Persson, A. Giri 8½
4. D. HowellA. Gupta 7½
6. F. Holzke 6½
7. D. Harika 6
8. F. Nijboer, E. Iturrizaga, A. Bitalzadeh, M. Bosboom, R. Pruijssers 5½
13. M. Leon Hoyos 5
14. O. Romanishin 4½

Um comentário:

Anônimo disse...

Fonte deste depoimento de Mecking:
Blog do MI Rodrigo Disconzi.