sábado, 6 de junho de 2009

Considerações de um Treinador ... - XV

Em muitos esportes, o mais preparado, o mais forte e mais técnico pode ser derrotado por um fator que muitos nem se dão conta: O psicológico. O pavor de perder, o medo de falhar, a vontade de se mostrar para o público, etc.
Crie uma base de coragem: Você deve criar mais confiança através de vários jogos, assim gradualmente diminuindo o fator medo.
Concentre-se: O controle da mente é crucial. Concentre-se no imediato. Quando nos desconcentramos dos movimentos que temos que realizar naquele momento e começamos a pensar no que pode acontecer, podemos perder. Quando paramos com esses pensamentos e nos concentramos novamente nos movimentos daí o medo simplesmente desaparece. "Na maioria das vezes você está assustado por nenhuma razão em particular".
Fique frio: As vezes as preocupações são reais. Nestes casos controle sua mente. Não fique fora de si. Não coloque-se como um perdedor antes mesmo disso acontecer. Em vez de se concentrar em como lidar com a derrota, concentre-se em trabalhar na situação em que você está.

Nenhum comentário: