terça-feira, 5 de maio de 2015

Apocalipse Robótico

Houve um tempo em que jogar contra a IA era um saco. Aprendia-se rapidinho os macetes, o computador não variava de estratégia, inimigos vinham correndo em direção a você… com o tempo isso foi melhorando, principalmente na pesquisa científica séria.

Computadores hoje são melhores que humanos em Xadrez, Damas e logo o único jogo onde ainda superaremos as máquinas será Guerra Total Termonuclear. Pôquer por exemplo acaba de rodar.

Tudo graças a um trabalho do Grupo de Pesquisa de Poker por Computador da Universidade de Alberta. Eles criaram um software que resolveu o problema de ganhar no poker, segundo a definição de ganhar é ele ser resolvido com 95% de confiança, equivalente a um sujeito jogando 200 mãos de poker por hora, durante 12 horas por dia, por 70 anos, sem cometer nenhum erro.

Eles escolheram o Texas Hold’em, com dois jogadores, apostas fixas e número de subidas limitado.

A grande dificuldade é que em jogos como Damas e Xadrez você tem todas as variáveis, em Poker você não sabe quais cartas o adversário tem. É preciso trabalhar com o conceito de Informação Imperfeita, e se você tem um mínimo de imaginação já imaginou aonde isso vai parar. Simuladores de vôo, mercado de ações, jogos de guerra, robôs explorando outros planetas… tudo isso se beneficiará muito de algoritmos de decisão que consigam funcionar sem um cenário completo.

No caso do Cepheus, o nome do programa, ele rodou jogando contra si mesmo (esses caras assistiram Wargames) durante dois meses, em um supercomputador com 4 mil CPUs, jogando 6 bilhões de mãos por segundo. Os resultados foram transformados em um algoritmo genérico.

Se você não assistiu nenhum filme de ficção na vida e acha mesmo que tem alguma chance contra o Apocalipse Robótico ... meus pêsames. (by Meio Bit).

.

Nenhum comentário: