quarta-feira, 12 de março de 2014

Partida entre Carlsen e Cella ...

O paranaense Gláucio Della Cort Cella, de Francisco Beltrão (foto), conseguiu um fantástico resultado para o Brasil na simultânea jogando contra o Top 1 do mundo e Campeão Mundial, o norueguês Magnus Carlsen. Dentre 35 desafiantes, Gláucio foi o único que conseguiu vencer sua partida, tornando-se uma celebridade instantânea após o jogo.

O duelo aconteceu na quinta-feira, dia 6, em Caxias do Sul (RS), onde aconteceu o 13º Torneio Internacional de Xadrez da Festa da Uva. Mas Gláucio não confrontou o melhor do mundo sozinho. Ele participou de uma partida simultânea, com outros 36 enxadristas de vários pontos do Brasil e até de outros países.

Com duas torres bem posicionadas, quatro peões com abertura para atravessar o tabuleiro e o rei bem protegido da ameaça dos adversários, o beltronense Gláucio Cella fez uma jogada de mestre e derrotou nada mais, nada menos que o campeão mundial de xadrez, o norueguês Magnus Carlsen, que também é o número um do ranking de todos os tempos da modalidade. A celebridade internacional sucumbiu diante de uma estratégia muito bem formulada de um enxadrista que está na posição 30.228 do ranking mundial. Vendo a situação irreversível na mesa, Carlsen se levantou e apertou a mão do beltronense, desistindo da partida.

Essa foi a primeira vez que um enxadrista brasileiro derrotou o melhor do mundo no xadrez, Magnus Carlsen. Gláucio virou uma celebridade, pois foi o único dos 37 desafiadores a conseguir esse feito. “Quando acabou a partida e ele me apertou a mão, foi uma comemoração muito grande. No fim, teve gente que veio me pedir autógrafo, foi muito legal. Foi uma experiência muito interessante”, diz Gláucio.



GM Magnus Carlsen (2881) 0 - 1 Glaucio Cella (2018)

Nenhum comentário: