terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Opa... Abuso no Xadrez !??

Durante o Aberto de Zadar, realizado de 16-22 dezembro, um jogador de xadrez búlgaro foi revistado após suspeita de fraude. Os árbitros não encontraram nada e pediram desculpas, mas a notícia chegou as mídias croatas.

Borislav Ivanov, sem título e avaliado 2227 de rating, teve o torneio de sua vida no Aberto de Zadar. O búlgaro de 25 anos de idade, que trabalha como programador, marcou 6/9 e um desempenho de  2697, que incluiu vitórias contra GMs Bojan Kurajica, Zelcic Robert, Kozul Zdenko e Saric Ivan. Em algum momento, os árbitros decidiram procurar o jogador que era suspeito de trapacear através de um dispositivo eletrônico, Ivanov teve que tirar a roupa.

Segundo o jornal,  Jutarnji Lista, Ivanov voluntariamente tirou a camisa, teve os bolsos esvaziados e deu sua caneta para a inspeção, mas os árbitros não encontraram nada e depois pediram desculpas a ele. .

Não está claro se os atuais regulamentos da FIDE dão ao árbitro o direito de revistar um jogador. As Leis do Xadrez oficiais não mencionam nada específico:

    13,1     O árbitro deverá verificar se as Leis do Xadrez estão sendo rigorosamente observados.

   13,2    O árbitro deverá atuar no melhor interesse da competição. Ele deve garantir que um bom ambiente de jogo seja mantido e que os jogadores não sejam perturbados. Ele deve supervisionar o andamento da competição.


O torneio teve dois grupos separados, eo búlgaro participou no grupo de cima. Este grupo A foi de jogadores com rating acima de 2300 FIDE mas os jogadores classificados entre 2200-2300 poderiam escolher  jogar em "A" ou "B". Ambos eram 9 rodadas com controle de tempo de 90 minutos incremento + 30 segundos. Borki Predojević e Hrvoje Stevic empatados em primeiro com meio ponto mais de Ivanov.

 GM Ivan Saric (2614) 0 - 1 Borislav Ivanov (2227)

XP: Sei lá ...


Nenhum comentário: