domingo, 30 de outubro de 2011

Inteligência + Pratica = Mestre ? ...

A crença comum é que a prática é necessária para alcançar a maestria no xadrez. Mas somente isso não é o suficiente. Tem que haver algo mais que separam as pessoas que são realmente boas no xadrez, assim como na música. Um estudo publicado na Psychological Science no ano passado constatou que os músicos precisam de muita prática, mas os pesquisadores identificaram um fator adicional: os músicos que são melhores em leitura partitura, à primeira vista, têm melhor memória de trabalho, ou seja a capacidade de manter informações relevantes em sua mente.

Para o xadrez, o fator adicional ainda não foi descoberto. Uma possibilidade é a inteligência. Muitos estudos descobriram que crianças que jogam xadrez têm um QI mais elevado do que a população geral, mas os estudos têm encontrado resultados mistos sobre os adultos que jogam xadrez que têm QIs mais altos do que os adultos que não jogam xadrez. É apenas um estudo dos vários que têm sido realizados, constatou que adultos com QIs mais altos são melhores no xadrez.

Guillermo Campitelli de Edith Cowan University, na Austrália e Fernand Gobet da Brunel University no Reino Unido sugerem que as crianças mais inteligentes podem ser atraídos para o xadrez, e usar suas habilidades, de bom raciocínio, para jogar bem, mas depois eles precisam de muita prática para aprender todas estratégias e planos que o transformam em um bom jogador de xadrez. Somente a boa inteligência não é de muita ajuda.

Outras coisas que separaram os jogadores de xadrez são a imparcialidade. Enquanto cerca de 90 por cento da população é destra, apenas cerca de 82 por cento dos jogadores de xadrez adulto é destro. Isso pode indicar alguma diferença no desenvolvimento do cérebro, que faz as pessoas melhores em habilidades espaciais, que você precisa para ser bom no xadrez. Mas ainda não explica o que faz com que algumas pessoas sejam melhores do que outros no xadrez .

Em uma pesquisa com jogadores de xadrez, na Argentina, Campitelli e Gobet descobriram que, de fato, a prática é importante. Todos os jogadores que se tornaram mestres tinham muita prática, pelo menos, 3.000 horas. "Isso não foi surpreendente", diz Campitelli. Há uma teoria da psicologia que, quanto mais você pratica, melhor você fica em áreas como esportes, música e xadrez. "Mas o negócio é que algumas pessoas alcançaram o nível de mestre em 3000 horas. Outras pessoas fizeram com 30.000 horas e atingiram o mesmo nível. E ainda há pessoas que praticavam mais de 30.000 horas e não conseguiram atingir. "

Por que algumas pessoas, jogadores de xadrez ou músicos, treinam pouco, e alcançam muito? Os estudos continuam ...

tradução by Natasha

Um comentário:

MI Resende disse...

Paulo Florêncio!
Achei muito interessante este artigo e irei indicar a esta leitura aos pais de meus alunos.
saudações enxadrísticas!