terça-feira, 30 de agosto de 2011

Entrevista com Fier ...

A sensação da primeira rodada na Copa do Mundo foi a vitória do brasileiro Alexandr Fier sobre Wang Yue da China, O jogador brasileiro nos falou sobre os primeiros jogos dele do torneio à entrevista coletiva.

-Alexandr, você esperava se classificar para próxima fase?

—Na realidade eu não estava tentando ganhar esta partida; Eu só estava dando o meu máximo nela. No primeiro jogo, adquiri uma vantagem depois da abertura e então segui desenvolvendo. No segundo jogo, eu criei algumas complicações e não pude segurar muito bem a posição depois disso. Eu tinha medo que tudo não iria do modo com que eu estava planejando. Mas meu adversário estava com dificuldades no tempo e, graças a isto, eu consegui passar para próxima fase.

—Você esperava jogar tranquilamente o seu segundo jogo, sem qualquer complicação?

—Meu oponente buscou um jogo posicional no segundo jogo. Enquanto eu, tive absolutamente o caos. Se eu escolhesse outra variação, o jogo correria de modo mais tranqüilo.

—Quem será seu oponente no próximo round?

—O nome de meu próximo adversário, será definido depois dos jogos entre o jogador russo Alexander Morozevich e Stelios Halkias da Grécia.

—Você fara preparações contra ambos ou se concentrara em um deles?

—Eu esperarei pelo resultado da partida deles.

—Alexandr, por favor, nos fala sobre você. Por que escolheu xadrez e não o futebol?

—Realmente, xadrez no Brasil não é muito popular como futebol. Em meu país há poucos jogadores de xadrez. Mas aconteceu. Quando eu era pequeno, meus pais jogavam xadrez por diversão. Eu tentei e gostei.

Manchete retirada do site oficial do evento.

Traduzida por Leon Mendes (Tabuleiro Social)

P.S. É claro que nesse momento, o assunto mais discutido na roda de enxadristas, é a vitória do nosso Ilustre GM Alexandr Fier em cima do Chinês Yue Wang! Para quem não sabe, o "Panda chinês", como é chamado por muitos, protagonizou uma triste situação na Olimpíada de Xadrez: Ele "riu" do nosso GM André Diamant após o fim da partida.

Nenhum comentário: