sexta-feira, 9 de julho de 2010

Rumo ao Mundial ...

O atleta de xadrez Crisolon Terto Vilas Boas de 51 anos, conquistou no dia 14 de junho o 3º lugar no Campeonato “Latinoamericano de Ajedrez para Ciegos” em Córdoba, na Argentina. Atletas de alto nível prestigiaram este evento que contou com a presença de 37 jogadores de países como República Dominicana, Bolívia, Peru, além dos 10 brasileiros que participaram do evento e jogadores locais da Argentina. No mesmo mês de junho, o jogador disputou outra competição tornando-se campeão da Copa Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais, na Sede da USP em São Paulo.

Sua próxima competição já tem data marcada para 16 a 18 de julho quando acontece a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Xadrez para Deficientes Visuais no Rio de Janeiro/RJ que será realizado pela Associação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (ABXDV). Entretanto, seu maior desafio será os dias 25 de setembro a 4 de outubro, onde disputará o 19° Campeonato Mundial de Xadrez para Cegos em Belgrado na Sérvia.

O método empregado pelos cegos é o tato e a audição. O tabuleiro do deficiente visual é composto por um alto relevo, para diferenciar as casas (quadrado) brancas e casas pretas. Para que haja o manuseio das peças sem que estas se desloquem, é criado um encaixe entre as peças e o tabuleiro. Com este recurso, eles conseguem saber o número de casas disponíveis para o movimento de suas peças e podem avaliar as linhas, fileiras, colunas e diagonais sem prejuízo para o seu raciocínio.

Nenhum comentário: