sexta-feira, 22 de maio de 2009

Kirsan Nikolayevich Ilyumzhinov

Você conhece a Kalmykia? Não? Bom, vou adiantando que é uma das repúblicas da Rússia, é a única área da Europa (sim, ela está na Europa) que tem o budismo como religião principal e fica pertinho do Turcomenistão.
Kirsan Ilyumzhinov, presidente de Kalmykia (República da Calmúquia, uma das divisões federais da Federação Russa) e da Federação Internacional de Xadrez (Fide)! E, que eu saiba, é o primeiro líder político no mundo a afirmar ter sido abduzido por aliens. Segundo Ilyumzhinov, o evento ocorreu em 1997, quando estava em uma viagem de negócios em Moscou. Como contou ao “The Guardian”.
- "Eles me levaram do meu apartamento e fomos para a espaçonave deles. Voamos para algum tipo de estrela. Eles me vestiram com um traje espacial, me contaram muitas coisas e me fizeram visitar o lugar. Ele queriam demonstrar que ovnis existem."
Empresário milionário e budista – Dalai Lama é seu “guia espiritual”–, Kirsan Ilyumzhinov fez fortuna da noite para o dia vendendo carros coreanos na Rússia, logo após o colapso da União Soviética. Foi eleito presidente de Kalmykia em 1993, ao prometer US$ 100 e um telefone celular para os pastores do país. Não honrou a promessa e está sentado no trono até hoje.
Costuma rodar pelas estradas esburacadas de seu país, um dos mais pobres das repúblicas russas, em um Rolls-Royce Silver Spirit II. Ilyumzhinov tem outros cinco, além de um hummer, aquele blindado usado no Iraque pelas forças armadas dos EUA. Suas amizades incluem o líder líbio Muamar Kadafi, o ator Chuck Norris, o falecido Saddam e Vanga, uma vidente búlgara que costuma consultar. Em 1998, ele publicou uma autobiografia. Um dos capítulos tinha o título de “Sem mim o povo está incompleto”.
Quando chegou ao poder, Ilyumzhinov avisou que iria implantar uma ditadura econômica no país. Não satisfeito, resolveu expandir a ditadura para outros setores. Mudou a legislação para concentrar os poderes em suas mãos e seu governo é considerado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras como um dos que mais persegue a imprensa. Há alguns anos, uma rara manifestação de opositores defendendo os direitos humanos no país foi dispersada pela polícia na base da porrada.
Mas Ilyumzhinov não liga para essas coisas. Sua paixão é o xadrez. Foi campeão nacional aos 14 anos. Como presidente de Kalmykia, ele instituiu a obrigatoriedade do aprendizado do esporte para todas as crianças a partir dos 6 anos. E, como presidente da Fide, transformou seu país na meca do esporte, hospedando campeonatos internacionais. No final do ano passado, Ilyumzhinov levou pessoalmente os competidores que disputavam a unificação dos dois principais títulos mundiais de xadrez para um city tour de quatro horas pelas atrações da capital, Elista. Um dos pontos altos foi uma visita a um supermercado.
Recentemente, Ilyumzhinov revelou seu sonho. Que Kalmykia sedie uma disputa intergaláctica de xadrez. Seus opositores torcem para que, da próxima vez em que o presidente for abduzido, os aliens fiquem com ele.

Nenhum comentário: