domingo, 23 de março de 2014

Four Corners ...

outro filme de xadrez...tá na moda ?  O filme conta a história de um jovem prodígio do xadrez, que deve desafiar as probabilidades e ficar um passo à frente das gangues - em um jogo onde ganhar ou perder pode significar a diferença entre a vida ea morte. Quatro Cantos joga fora os aspectos da guerra travada nas ruas de Cape Flats, África do Sul.

sábado, 22 de março de 2014

Torneio via Internet ...


"No ano de 2012 dei início a um interessante torneio fechado para convidados enxadristas de todo o país: trata-se do Torneio via Internet, que logo foi um sucesso total e decidi fazer a 3ª edição neste ano de 2014.
Mas desta vez procurei uma novidade, que será bem interessante... Vou fazer por equipes!"

Abaixo Folder Oficial:

III Torneio via Internet

Realização: Blog Xadrez Arte
Organizador: Matheus Cavalcante Ribeiro
Sala: Playok
Data de realização: 24 mar- 9 abr
Participação: Fechada a convidados. Será enviado um convite para capitães de diversas cidades, podendo haver solicitação via e-mail para o organizador para matheusribeirochess@hotmail.com.
Sistema de disputa: Schuring
Número máximo de cidades participantes: 9
Número máximo de Atletas: 3 titulares, 3 reservas.
Número máximo de equipes por cidade: 1

boa iniciativa do blog XadrezArte ...

sexta-feira, 14 de março de 2014

Xadrezeando no Candidatos ...

Vladimir Kramnik (2787) 1 - 0 Sergey Karjakin (2766)

na segunda rodada temos 3 líderes: Anand, Svidler e Kramnik, todos com 1.5 pontos.
Destaque para a bonita vitória de Kramnik sobre o seu compatriota Karjakim. Kramnik saiu-se bem da abertura e pressionou muito as pretas. Kramnik teve várias chances de terminar a partida antes mas, no conjunto, Karjakin acabou não tendo chances.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Ivory Tower ...

É um filme canadense e a estréia na direção de Adam Traynor, um músico do grupo de hip- hop com sede na Alemanha, Puppetmastaz . O filme foi co- escrito em 2010 pelo pianista e rapper canadense Chilly Gonzales , que também desempenha um papel, e gira em torno de uma rivalidade entre dois irmãos e como eles competem para uma mulher durante um jogo de xadrez. O desafio é lançado e os dois irmãos passam por um treinamento rigoroso, cada um de acordo com sua visão, do jogo. Durante a partida final, Thadeus assume a liderança, mas é perturbado por Zen. Torre de Marfim é uma comédia de esportes existencial , a história de dois irmãos e sua rivalidade doentia sobre tanto o tabuleiro de xadrez e uma mulher. Hershell é um purista de xadrez , o filho pródigo , um artista. Thadeus cresceu para ser um concorrente disciplained , feroz e implacável , explorar comercialmente sua notoriedade xadrez. Com a morte de seu pai, Hershell passou quatro anos viajando pela Europa em busca quixotesca de sua teoria "Jazz xadrez" : xadrez , por causa de xadrez ' , reduzido ao movimento puro , sem o elemento de competição - e o melhor, jogado sozinho . Não há vencedor , nem perdedor, apenas posições bonitas. O filme começa em seu retorno para casa para Toronto, onde ele descobre que seu irmão Thadeus tornou-se o campeão de xadrez canadense. Bem sucedida, mas arrogante, Thadeus apoia a sua mãe doente , tem um perfil de mídia em ascensão e está noiva de Marsha , ex- namorada do Hershell para quem ainda anseia . Hershell descobre que Jazz Chess não atrai a aclamação ou investidores que ele estava esperando , até mesmo as crianças a jogar xadrez no parque parecem não compreender " xadrez sem xeque-mate " . Desanimado com suas perspectivas , e querendo Marsha costas, Hershell se vê atraído para o vício competitivo. Ele decide desafiar Thadeus para o próximo Canadian Championship Chess.

Partida entre Carlsen e Cella ...

O paranaense Gláucio Della Cort Cella, de Francisco Beltrão (foto), conseguiu um fantástico resultado para o Brasil na simultânea jogando contra o Top 1 do mundo e Campeão Mundial, o norueguês Magnus Carlsen. Dentre 35 desafiantes, Gláucio foi o único que conseguiu vencer sua partida, tornando-se uma celebridade instantânea após o jogo.

O duelo aconteceu na quinta-feira, dia 6, em Caxias do Sul (RS), onde aconteceu o 13º Torneio Internacional de Xadrez da Festa da Uva. Mas Gláucio não confrontou o melhor do mundo sozinho. Ele participou de uma partida simultânea, com outros 36 enxadristas de vários pontos do Brasil e até de outros países.

Com duas torres bem posicionadas, quatro peões com abertura para atravessar o tabuleiro e o rei bem protegido da ameaça dos adversários, o beltronense Gláucio Cella fez uma jogada de mestre e derrotou nada mais, nada menos que o campeão mundial de xadrez, o norueguês Magnus Carlsen, que também é o número um do ranking de todos os tempos da modalidade. A celebridade internacional sucumbiu diante de uma estratégia muito bem formulada de um enxadrista que está na posição 30.228 do ranking mundial. Vendo a situação irreversível na mesa, Carlsen se levantou e apertou a mão do beltronense, desistindo da partida.

Essa foi a primeira vez que um enxadrista brasileiro derrotou o melhor do mundo no xadrez, Magnus Carlsen. Gláucio virou uma celebridade, pois foi o único dos 37 desafiadores a conseguir esse feito. “Quando acabou a partida e ele me apertou a mão, foi uma comemoração muito grande. No fim, teve gente que veio me pedir autógrafo, foi muito legal. Foi uma experiência muito interessante”, diz Gláucio.



GM Magnus Carlsen (2881) 0 - 1 Glaucio Cella (2018)