terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Boa Entrada de Ano ...



Calendário CBX 2014 ...

foi divulgado o calendário CBX de xadrez de 2014 com alguns dos eventos que acontecerão. Separei os meses de verão ... mais detalhes no site da CBX.


Janeiro           
09 e 12    IRT Hebraica  -   São Paulo -  SP
10 a 14    IRT Betim    - Betim - MG
  
Fevereiro           
01 e 02    Circuito Pré-Olimpico Feminino - São Paulo - SP
14 a 16    Aberto do Brasil - Poços de Caldas - MG
   
Março           
01 a 04  Campeonato Brasileiro Amador - São Paulo - SP
14 a 16  Aberto do Brasil Mem. Bobby Fischer - João Pessoa - PB

domingo, 29 de dezembro de 2013

Investigação XP ...


Tá correndo um vídeo na net sobre a vitória de um amador contra o ex campeão mundial Karpov conforme abaixo :

"Karpov perde a 2000 FIDE jogador amador!
Postado em dezembro 26,2013 por GM Damian Lemos. Porrasmaa X Anatoly Karpov. Neste vídeo o GM Damian Lemos analisa um jogo entre Porrasma (rating 2070) e ex-campeão mundial Anatoly Karpov. Apesar de ser um jogo rápido, ainda é incrível, porque há uma diferença de 500 pontos entre eles! Karpov tenta um plano de duvidosa na abertura com Nc6-Na5, e o branco encontra uma melhor posição graças ao seu desenvolvimento mais forte ...  "

XP : quem é Porrasmaa ? Pesquisando na FIDE encontramos Timo Porrasmaa, um senhor finlandês de 70 anos, nascido em 1943. É mole ?!!. Fim de feira para Karpov...

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

sem Catropa....

Djalma Marcondes de Moraes Catropa, ou simplesmente Catropa, como era conhecido pelos enxadristas de todo o país, transferiu seu talento e sabedoria para o outro lado da vida. E já deixa saudades!
Jovem, alegre, inteligente e perspicaz, Catropa na sexta-feira (13/12/13), devido a complicação hepática, e bem perto de completar 45 anos.
Revelado na Baixada, jogou por vários anos em Santos. Suas últimas atuações foi defendendo a cidade de Mogi das Cruzes.

Valeu Catropa !!!

Negociações para o Xadrez ser Olimpico ...

... Meus esforços são ainda a incluir o xadrez nas Olimpíadas. A FIDE já está em discussões com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para incluir o xadrez nas Olimpíadas de Inverno. Teremos uma reunião oficial com o COI em fevereiro de 2014. Nós gostaríamos de fazê-lo para os Jogos Olímpicos de Verão, eventualmente, mas nós pensamos que poderíamos conseguir uma entrada para os Jogos de Inverno pela primeira vez.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Um Bom Natal a Todos