sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Magnus Carlsen !!!


Campeão Mundial de Xadrez - 2013

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Campeonato Mundial - não tem mais jeito ...

Magnus Carlsen, falta pouco, e é quase certeza, de se tornar o próximo campeão mundial de xadrez depois que ele ganhou pela terceira vez, em Chennai, de Viswanathan Anand na nona partida, das doze do match.

Anand foi elogiado por muitos de seus colegas no Twitter, depois do 10º movimento g4, em um jogo que não podia se dar ao luxo de perder ou até mesmo empatar, o Campeão do Mundo conseguiu criar uma posição desequilibrada, com chances para ambos os lados (em diferentes flancos) - exatamente o que ele precisava... 

Carlsen admitiu que esteve com medo: "Basicamente, o tempo todo. Os peões brancos pareciam realmente ameaçadores, mas ao mesmo tempo eu estava tentando calcular o maximo que eu podia e eu não consegui encontrar um ganho forçado para as brancas. "

Agora somente restou para Anand vencer três partidas consecutivas ou resignar-se (o mais provavel XP) 

Viswanathan Anand (2775) 0 – 1 Magnus Carlsen (2870)


sábado, 16 de novembro de 2013

Campeonato Mundial - continua vencendo ...

Carlsen venceu, de novo !!! Anand pareceu abalado com a derrota de ontem, não conseguiu encaixar o seu jogo. E, a causa da derrota, não está nos obstáculos, ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência própria. Carlsen parece ser o melhor jogador e a preparação de Anand não está surtindo efeito.
Carlsen seguiu seu estilo: minima vantagem e máxima pressão. Quando parecia simples o lance Anand errou e errou feio. A posição de Aand é muito desesperadora. Não é algo que é impossível de recuperar , mas certamente é muito difícil.

Viswanathan Anand (2775) 0 - 1 Magnus Carlsen (2870)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Campeonato Mundial - um vencedor ...

E Carlsen vence. Isso é realmente tudo o que importa . Para Anand , no entanto, também é importante saber o que aconteceu .
Durante muito tempo, o jogo parecia se encaminhar para um outro empate, especialmente quando Anand encontrou uma defesa ativa. Após o primeiro controle de tempo, a vantagem de Carlsen era de um peão, mas a posição ainda era muito dificil. Anand, no entanto, teve vários movimentos imprecisos no final de Torres e acabou derrotado.

Jogando Carlsen não é fácil. Não é só que ele é o melhor jogador do mundo, é o jeito que ele joga que o faz o melhor jogador do mundo. Ele exige o melhor do seu oponente,  até que acontece o crack. Hoje, isso é o que aconteceu com Anand . Infelizmente, até mesmo a menor das vantagens posicionais significa que Carlsen tem algo para brincar, algo para irritar o oponente. Às vezes, com um jogo perfeito, é possível segurar, mas isso não é fácil.

Amanhã é psicologicamente um jogo chave. Anand era pior com o branco no último jogo e perdeu hoje. Ele deve , pelo menos, provar que ele pode empurrar Carlsen contra as cordas, mesmo que ele não lhe de um knockout.

Magnus Carlsen (2870) 1 – 0 Viswanathan Anand (2775)

domingo, 10 de novembro de 2013

Campeonato Mundial - tudo igual ...


mudou o servidor mas ...outro empate só que agora em 25 lances...

A surpresa desta segunda partida foi somente no primeiro lance. Anand jogou 1. e4 e Carlsen repondeu com c6 !!! A sólida defesa Caro-Khan com roques opostos, parecia que a partida ia pegar fogo, mas acabou  numa nuvem passageira...

sábado, 9 de novembro de 2013

Campeonato Mundial - começou ...

apenas um empate sem graça, no tão esperado match, pela coroa mundial de xadrez.

pela net rola: 
- interessante ver os dois conversando amigavelmente e analisando a partida... 
- Dúvido que Fischer ficaria neste papinho de cumpadre...estaria tentando encontrar alguma justificativa para o match  não continuar...
- Espero que não seja pior que Anand x Gelfand.
- decepcionante um empate tão curto. Mas animador para o Anand, que conseguiu neutralizar a iniciativa das brancas facilmente. Já levou uma certa vantagem na abertura, que é o que muitos esperavam.
-Agora, abertura de duplo fianchetto Carlsen? Muuito borocochô para uma final de Mundial.

XP: pois é...um empate que não agradou em nada aos fãs de Xadrez !!!