domingo, 22 de setembro de 2013

Arena FIDE ....

match de 2 min. em melhor de cinco partidas online na nova plataforma FIDE.

 praiagrande (2232) 1 - 0 kapablanca (2210)
Sem comentários ...



sábado, 21 de setembro de 2013

Considerações de um Treinador - XXXVII ...



".. O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim e asqueroso... e não me importo quão durão você é... ele te deixará de joelhos e te manterá assim se permitir. Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Se trata de quão forte pode ser atingido... e continuar seguindo em frente. Quanto você pode receber e continuar seguindo em frente. É ASSIM QUE A VITÓRIA É CONQUISTADA!..."

by Rock Balboa

domingo, 8 de setembro de 2013

10 Filmes sobre o Xadrez ...



1.  Fora de Controle (Tenso e divertido, acompanha as esquisitices de dois jogadores de xadrez, ambos soviéticos - Michel Picoli e Alexandre Arbatt -, um deles dissidente, que se enfrentam numa competição na Suíça. Com a guerra fria ainda comendo solta, as manobras políticas da KGB soam anacrônicas e um tanto ridículas. Ganhador do Oscar de filme estrangeiro pela Suíça em 1984, é o melhor filme já feito sobre o tema)

2.  O Mundo Contra Bobby Fischer (um ótimo documentário, que mantém o suspense para quem não conhece ou não se recorda dos fatos. explora bem a doença mental do personagem, que, como muitos mestres enxadristas, não aprendeu a conviver com o mundo real. conta desde a infância perturbada ao status de campeão, popstar e ícone da guerra fria)

3.  Lances Inocentes (o filho de um cronista esportivo, de sete anos de idade, desafia o pai para um jogo de xadrez e vence, sem nunca ter jogado antes. vendo o potencial da criança, o pai investe na sua formação de forma obsessiva, o que acaba prejudicando a família. ótimo filme dirigido pelo roteirista Steven Zaillian, com um elenco de primeira)

4.  Xeque-Mate (Sandrine Bonnaire é uma tímida arrumadeira de hotel, que presencia um casal de hóspedes jogando xadrez e fica fascinada pelo jogo. resolve aprender e sonha participar de um campeonato. através do xadrez, sua visão do mundo muda e ela nunca mais será a mesma. belo filme!)

5.  O Sétimo Selo (o jogo de xadrez mais famoso do cinema, entre o cavaleiro que volta das cruzadas e a morte, em troca de um pouco mais de tempo. obra-prima de Ingmar Bergman, uma comédia no estilo de farsa medieval, com muitos significados mais ou menos escondidos)

6.  O Último Lance (John Turturro é o maior enxadrista do do mundo e vai para a Itália disputar um importante campeonato nos anos 1920. recluso desde criança, ele conhece uma socialite - Emily Watson - hospedada no mesmo hotel do torneio, que fica encantada com sua inteligência. mas o romance etrá que superar a personalidade complexa do rapaz. bom filme, baseado em livro de Vladimir Nabokov)

7.  Game Over: Kasparov and the Machine (em 1997, a IBM promoveu uma disputa entre seu supercomputador Deep Blue e o maior enxadrista da história, Garry Kasparov. a máquina venceu e, em consequência, a empresa capitalizou centenas de milhões de dólares em valorização dos seus papéis. Kasparov levantou suspeitas sobre a idoneidade da disputa, sugerindo que houve interferência humana no segundo jogo, o que o desestabilzou. um documentário interessante, mas que não investiga sua tese)

8.  Fresh, Inocência Perdida (um garoto negro de doze anos, apelidado de Fresh, trafica drogas para sustentar a família. esporadicamente ele se encontra com o pai - Samuel L.Jackson -, que vive como mendigo por causa do álcool, mas lhe ensina a jogar xadrez e encarar a vida com a objetividade das estratégias do jogo. um ótimo filme, realista e original)

9.  Face a Face com o Inimigo (Christopher Lambert é um grande mestre enxadrista, cuja namorada é brutalmente assassinada e as suspeitas acabam recaindo sobre ele. outras mulheres são assassinadas, como peças num jogo de xadrez e sempre com evidências apontando para ele, thriller improvável, mas assistível)

10.  Um Bom Ano (um executivo de finanças bem sucedido em Londres - Russell Crowe - herda um belo vinhedo na Provença de seu tio, a quem deve boa parte do seu sucesso. foi o tio que o ensinou a apreciar vinhos e charutos desde criança, mas principalmente quem lhe deu as primeiras lições de xadrez, que fizeram seu raciocínio analítico se desenvolver. uma simpática comédia romântica de Ridley Scott)

domingo, 1 de setembro de 2013

João Paulo vence Desafio Escolar de Xadrez ...

O atleta de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc), João Paulo Amorim Agrela, venceu a primeira etapa do Desafio Escolar de Xadrez, torneio realizado pelo Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil de Santos e Região (Sinpolsan) e com organização da CADA – Eventos & Marketing. O evento, que reúne atletas de 9 a 13 anos, conta com apoio da Prefeitura. A disputa realizada na última sexta-feira (23), ocorreu no Ginásio Mirins III (Bairro Forte).

Nesta etapa inicial, medalhas de prata e bronze para Breno Luís da Silva (São Vicente) e Higor de Jesus Marinho (Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira – Bairro Ribeirópolis). Quarta posição para Pedro Lucas Franco de Oliveira (Escola Estadual Adelaide Patrocínio dos Santos - Forte). Com o resultado, Agrela e os outros três enxadristas qualificaram-se para a etapa final do torneio que ocorre no dia 29 de novembro, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.

O jogador de Praia Grande, por ter vencido a etapa, faturou uma cesta de café da manhã completa. Vale frisar que há dois anos, Agrela integra a seleção praia-grandense de xadrez. Estudante do Colégio Objetivo (Tupi), neste ano, sagrou-se campeão dos Jogos Escolares de Praia Grande. Em 2012, foi bicampeão da categoria mirim (até 10 anos) do Circuito Cubatense e ficou em quarto lugar nos Jogos Regionais.

Dados – A segunda etapa do torneio ocorre em 20 de setembro, no Ginásio do Vila Souza Atlético Clube, no Guarujá. A disputa oferece 128 vagas e a inscrição custa uma caixa de leite em pó. A competição terá ainda outra etapa, em 25 de outubro, no Horto Municipal de São Vicente. Os quatro melhores jogadores de cada uma das fases do evento qualificam-se para a etapa final que ocorre no dia 29 de novembro, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.

O campeão geral do torneio fatura uma bicicleta e um relógio, além de medalha e troféu. A disputa conta com apoio de Mega Som Eventos, Bel Coelho Estética, Nutrição & Bem Estar, Rod Lei Decorações, Mega Som e Luz, Acupuntura – Depilação a laser, Fonte da Vida – Distribuidora de Água, Gráfica Fênix, Contabilidade Dias, Rádio Guarujá FM e TV Tribuna. Outras informações podem ser obtidas nos sites www.cadaeventos.com.br e www.sinpolsan.com.br.