quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

79º Brasileiro Absoluto 2013 - 4º rodada...

MF Iack Maximo 0 - 1 MI Evandro Amorim
MI Yago De Moura 1 - 0 Andrey Souza Neves
MF Flavio  Olivencia 0 - 1 Mateus Nakajo
MF Luismar Brito  0 - 1    GM Krikor Sevag
Menna Barreto ½  CM    Vitor Carneiro
Klaus Gotz- ½    MI Roberto Molina

tirando o empate do MI Molina contra o jovem Klaus pra mim os resultados foram normais nesta rodada...
Com isso poucas alterações na classificação, destaque para : os MI Evandro e CM Vitor, com 3.5 pts,  estão se distânciando dos demais jogadores...Mateus Nakajo segue em terceiro com 3.0 pts...




quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

79º Brasileiro Absoluto 2013 - 3º rodada...

CM Vitor Carneiro venceu outra, desta vez a vítima foi MF Luismar Brito,  e está líderando sozinho ...
O jovem cubatense Mateus Nakajo, vai indo bem, venceu MI Yago...
GM Krikor venceu o MF Olivencia (que rocou grande, três derrotas).
MI Evandro Amorim vai fazendo a lição de casa, venceu um dos não titulados, o amazonense Andrey.
MI Molina e Menna Barreto foram o ùnico empate da rodada. Diga-se que tem sido um brasileiro bem disputado pois em 18 jogos somente houveram 4 empates ...



Classificação:

01 CM Vitor Carneiro 3.0
02 MI Evandro Amorim 2.5
03 Mateus Nakajo 2.0
04 Menna Barreto 2.0
05 MF Luismar     Brito 1.5
06 MF Iack Macedo 1.5
07 GM Krikor Sevag 1.5
08 MI Roberto Molina 1.5
09 Andrey Souza 1.0   
10 MI Yago De Moura 1.0
11 Klaus Gotz 0.5
12 MF Flavio Olivencia  0.0

Zurich 2013 - O Campeão Perdeu ...

Caruana acaba de "passar o rodo" no campeão mundial de xadrez Anand. Foi a primeira vitória em todo o torneio (ou a primeira derrota) já que todas as partidas, até o momento tinham terminado empatadas...
Por enquanto Caruana 2.5 seguido de Kramnik e Gelfand 2.0 na lanterninha Anand 1.5 pts.
Anand vem "mordido" pro jogo amanhã ...

GM Fabiano Caruana (2757) 1 - 0 - GM V. Anand (2780)

Resistir é Inútil ...

Os chineses são os Borg dos esportes, agora, todos nós perderemos o nosso tempo a resistência é inútil...

Dia 26/02 Wei Yi tornou-se o mais jovem mestre de xadrez do mundo. O MI de 13 anos de idade, da China garantiu a sua norma de GM no Aberto Reykjavik, e como seu rating já é mais de 2500 ele pode sr considerado o mais jovem GM do planeta: Wei Yi (China)

Nada menos que 12 jogadores da China estão competindo no Aberto de Reykjavik , atualmente em jogo na capital islandesa. Wei Yi na 8º rodada derrotou ninguém menos do que francês Maxime Vachier GM-Lagrave para chegar a uma avaliação de desempenho de 2667.

Ele tem apenas 13. Olhe para seus dados desde 2009. Se considerarmos que os jogadores chineses são quase sempre subestimado, Wei Yi estava jogando GM força desde que ele era 11-12. Do jeito que vai, em pouco tempo, a China será mais forte do que a Rússia... Será ??!

veja a complexa partidada entre ele e Cheparinov pela última rodada...

MI Wei Yi (2051) 1/2 GM Ivan Cheparinov (2709)

Nesse ponto do video ela não era 100% claro se ele faria a norma...

o que comentam nos fóruns ...:
- Muito maduro para alguém tão jovem. Extremamente brilhante e precoce.
- Ele tem uma forma calma - o que disse, ele parece muito estável, que é surpreendente em alguém tão jovem.
- Quando eu tinha 13 anos eu parecia que eu tinha 8 anos - a voz dele soa como de 38 anos.
- outro "monstrinho" ...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

79º Brasileiro Absoluto 2013 - 2º rodada...

MF    Maximo Iack    0 - 1         Andrey Souza Neves
MI    Evandro Amorim    1 - 0     Mateus Nakajo
MI    Yago De Moura    1 - 0    GM    Krikor Sevag
MF    Flavio Olivencia    0 - 1    CM    Vitor Roberto Castro
MF    Luismar Brito    1 - 0    MI    RobertoMolina
Menna Barreto  1 - 0     Klaus    Gotz

na  liderança o campeão brasileiro amador CM Vitor com duas vitórias. Desta vez venceu o MF Olivencia ...Surpresa a derrota do GM Krikor...  Boa vitória de Luismar sobre o MI Molina... Andrey Souza encaixou a abertura e se deu bem ...Nakajo não foi páreo para o MI Evandro...


XP: o duro é não ter ao menos uma transmissão semi ao vivo ....

79º Brasileiro Absoluto 2013 - 1º rodada ...

começou o Brasileiro de Xadrez em Montenegro/RS. Sem os melhores jogadores os GM's Leitão, Mequinho, Fier e El Debs, que foram substituídos apenas por bons jogadores, o favorito se torna o único GM da competição Krikor. O representante da baixada santista, o cubatense Mateus Nakajo, começou com vitória. O destaque fica por conta da vitória do CM Vitor (campeão brasileiro amador) sobre o MI Yago de Moura, uma diferença de rating de mais de 400 pontos.



resultados:

Menna Barreto ½  FM Maximo Iack
Klaus Gotz  ½    MF Luismar Brito
MI Roberto Molina 1 - 0    MF Flavio Olivencia
CM Vitor Carneiro 1 - 0    MI Yago De Moura
GM Krikor Sevag ½ MI Evandro Amorim
Mateus Nakajo    1 - 0 Andrey Souza Neves


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Zurich 2013 ...


O Torneio de Zurique 2013 foi aberto ontem Suíça. O legal do video postado é o vilinista "doidão"...Os quatro concorrentes - Viswanathan Anand, Boris Gelfand, Fabiano Caruana, e Vladimir Kramnik, jogaram um torneio relâmpago dupla volta.

Desde o início Kramnik e Caruana mostraram suas intenções de lutar pela pela vitória nas primeiras posições na abertura. Coitados dos "velhinhos" Anand e Gelfand que fizeram 1.5 pts enquanto Caruana e Kramnik fizeram 5 e 4 pts respectivamente... Vamos ver no pensado ...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Campeão Voltou ...

não é que Anand, Campeão Mundial,   resolveu vencer um torneio !!? Alemanha - Baden Baden quando parecia que Caruana ia levar facil... mas a derrota sofrida para o britânico GM Adams na penultima rodada complicou tudo... como Anand jogou a última rodada de pretas ele forçou tudo o que podia e levou com méritos ... rating de 2808.

Viswanathan Anand venceu a edição de 2013 da GRENKE Classic em Baden-Baden. Faz  muitos anos desde que ganhou seu título último torneio fechado. O tão aguardado primeiro lugar agora é um fato, e Vishy venceu em grande estilo.
 GM Arkadj Naidtsch (2715) 0 - 1 V. Anand (2780)

Anand começou em sua rotina de ritmo de jogo seguro, empates nos primeiros quatro jogos. A brilhante vitória contra Arkadij Naiditsch na 5. rodada, antes do dia de descanso, mostrou o "Tigre de Madras" se preparando para um salto. Exatamente contra o mesmo jogador, o tigre rugiu novamente, mostrando que ele é muito melhor preparado na fase de abertura, e tem uma compreensão superior do jogo. Na última rodada bateu Anand Naiditsch e terminou em primeiro lugar. 

Fabiano Caruana foi o único jogador em campo para dar uma concorrência real para Anand. O italiano começou com uma vitória contra Georg Meier na 1. rodada e, mais tarde, na 3. rodada derrotando Naiditsch para ter uma melhor pontuação na primeira volta. Na 8. rodada Caruana venceu Naiditsch novamente, e quando tudo parecia bem para o italiano, perdeu com as brancas para Michael Adams. Caruana lutou muito no último jogo contra Fridman, mas perdeu a chance vencedora, concluindo o jogo como um empate e assim entregou Anand o título


Cara de "É..." do Grishuk ....

Aconteceu no Aeroflot  Rápido, vencido por Nepomniachtchi, Grishuk perdeu em 16 lances... não é comum neste nível !!! ou é ... ???

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Partido Mundial de Xadrez ...

o esforço criativo de Ilyumzhinov foi mencionado neste relatório Interfax, de setembro de 2012, sobre sua visita à cidade ucraniana de Klesov. Não só o presidente da FIDE anunciar planos para uma nova escola de xadrez lá, ele também falou de um "partido mundial de xadrez".

 Há partidos democráticos e há os comunistas. Agora é hora de estabelecer um grupo de xadrez "

    Pensei: por que não unir inteligentes, pessoas inteligentes e criar uma espécie de comunidade. Nosso objetivo não é ir ao parlamento, realmente não quero que você participe para esse fim. Para algumas pessoas a política é uma fonte de vida. No entanto, para nós este partido não é uma maneira de alcançar o poder. Temos como objetivo adaptar os jovens para a vida moderna, queremos ensiná-los a calcular seus movimentos e ações. É por isso que nós queremos criar este partido xadrez. Não é uma questão política.

Agora, cinco meses depois, Ilyumzhinov parece ter mudado de idéia. Ele disse ao jornal russo Izvestia que o principal objetivo é "fazer lobby para o xadrez em todo o mundo e dar mais suporte para o jogo". Como exemplo, ele deu o Partido da República do Quirguistão, que preparou uma lei que prevê o xadrez como uma disciplina escolar obrigatória.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"Bunitinha" do DIa ...

O americano não gostou nadinha de levar este mate no ChessCube ...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Brasileiro Amador - final último dia ...

nada pra fazer a não ser arrumar as malas, esperar e jogar a última partida ...

15h30 - venci jogando uma coisa o velho lance a6 ...o adversário entrou num plano ruim e aproveitei ...muito quente no salão dos jogos...

Vitor Nolasco (1921) 0 - 1 P. Florencio


considerações finais:

fiz 4.5 pts com 1 derrota, 3 empates, 3 vitórias terminando na 41º colocação (de 180) até que não é hooorrível mas muito abaixo do campeão Vitor Roberto Castro Carneiro com 6.5 pts.

Hotel - bom;
Arbitragem - sem problemas;
Organização - boa; mas tirem os emparceiramentos da parede, já estamos no seculo 21. Tratar melhor os "sapos" entre eles estão esposas, filhor que apenas querem melhor acomodação ...
Local do Jogos - regular; quente, sem ar condicionado, degradado.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Brasileiro Amador - 3º dia ...

Bom, terceiro dia, 2.5 pts, sol, treino, treino, muito treino no Mercado Municipal e na R. 25 de Marco.

17h00 - repeti as pretas na mesa 29 contra Igor nº49. Volga nele, que manteve o peão a mais até o final, mas ...empate!!! Bom, pelo menos deram uma geral no CXSP.

 Igor da Silva (1933) 1/2 P. Florencio


21h00 - 3.0 pts, mesa 34, de brancas contra Aroldo n.45, abertura Ponec, fiquei em posição de "ostra", e o cansaço chegou. Vi o meu Te7 que perdia qualidade e joguei?!! Fiquei bem ruim mas creio que meu adversario tambem estava cansado pois devolveu um Bispo limpo. Creio que fiquei bem mas depois de um festival de burradas o melhor foi empatar.

 P. Florencio 1/2 Aroldo Hara

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Brasileiro Amador - 2º dia ...

Compras basicas na feirinha da Republica ... internet do hotel muito fraca ...

17h00 - venci na terceira rodada. Joguei na mesa 51 (andar de cima - como tá feio o CXSP,ar de decadencia, dizem que melhorou em vista do que esteve, saudades). A partida foi uma homenagem ao Ponec... não foi dificil ... chato era o cara na mesa ao lado, tossia, assoava o nariz, comia chocolate, tomava agua, bebia refrigerante, tudo ao mesmo tempo!!! 

 P. Florencio 1- Guilherme Haelvoet (1851)



 22h30 - empate. Joguei no 3º andar mesa 32, fiquei bem, fiquei mal, fiquei bem no final mas nãoo deu. O que me chamou a atenção foi a sujeira do banheiro e proximo ao bebedouro. Nos próximos eventos o pessoal da organização tem que cuidar.

Edimundo Aoyama(1944) 1/2 P. Florencio

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Campeonato Brasileiro Amador...

depois de um janeiro chuvoso e de intensa preparação, treinos exaustivos, movidos a base de churrasco e cerveja... amanhã tem início Brasileiro Amador. Por enquanto mais de 150 inscritos sendo meu número é o 110 o que prevê "paulera" do início ao final. Voltarei ao CXSP depois de mais de uns 20 anos ?!! até comprei um novo relógio, digital,  mas acho que fui enganado ...
10h00 - Acabei de me instalar no hotel ... como cheguei antecipado morri com mais RS 100 (cortesia) ... pelo menos, eh de frente ao CXSP... hotel confortavel - CONFORT - me patrocinando pelo megagrupo empresarial XP 13h30 - 180 jogadores eu numero 127 jogo de brancas contra Nicolas n.37. 17h30 - perdi na estreia. Parecia que ia empatar no final de Bispo contra 3 peões, parecia ... levei um sacrificio de Bispo por dois Peões...desse jeito fico com menos de 2100 de rating e vou continuar jogando o Amador ano que vem ... 

Paulo Florencio 0 - 1 Nicolas Miquelin (1958)

19h00 - 2.rodada na mesa 53 ... fui emparceirado .contra o n.49 de pretas Volga nele...19h15 vitoria, ele pendurou... Um Bispo no 12 lance!!!

 L. Roverso (1947) 0 - 1 Paulo Florencio