sábado, 12 de janeiro de 2013

Tata Stell ....

começou o superultramega badalado Tata Steel (anteriormente "Corus"), em Wijk aan Zee (Holanda) vai até 27 de janeiro. No grupo A, além do campeão mundial Vishy Anand, também envolveu o número um do mundo Magnus Carlsen, Fabiano Caruana, Sergey Karjakin, Hikaru Nakamura, Wang Hao, Peter Leko, Anish Giri, Pentala Harikrishna, Loek van Wely, Ivan Sokolov , Erwin L'Ami e Hou Yifan

GM Krikor Mekhitarian (2543) 1 - 0 Twan Burg (2492)


O brasileiro Krikor começou bem no grupo C do Tata com uma vitória esmagadora. Go Krikor !!!

domingo, 6 de janeiro de 2013

CBX a Mil ... notícias ...

- A CBX estará criando em cada região do país (1 na Regiao Norte,1 na Nordeste, 1 no Centro Oeste, um na Sudeste e um no sul) um Centro de Treinamento a partir de 2014.
Como funcionará:
A CBX fará uma ou mais clinicas por ano no Centro de Treinamento. A Clinica ocorrerá durante 3 dias e haverá treinamento integral com 2 ou mais treinadores pagos pela CBX. O Centro de Treinamento será responsável por oferecer a estrutura física durante a Clinica.
A CBX usara o ano de 2013 para escolher a proposta entre os que pretendem ser o Centro de Treinamento e fazer a vistoria no local No dia 31 de Dezembro de 2013 anunciará os escolhidos (1 por região)...

- A FIDE comissão de Mulheres (WOM) iniciou um projeto "Rumo a Grande Maestria" em alguns países da América Latina. A escolhida no Brasil foi a Ana Vitória de Rotherbath para ter treinamento pela Internet por um Grande Mestre por um ano...

- A fase final de 2012 (repassada a nova adm) será realizada no período de 25 de fevereiro a 6 de março de 2013 na Cidade de Montenegro/RS, com organização da Federação Gaúcha de Xadrez - FGX, conforme consta do Calendário CBX.

Os jogadores classificados - abaixo mencionados - devem confirmar a participação até 18h do dia 25 de janeiro, por e-mail
para a VPT/CBX bento1306@gmail.com, com cópia para o presidente gmdarcylima@globo.com
A não confirmação ensejará a convocação dos suplentes a partir de 26.01.2013, conforme regulamentação vigente.
Classificados pela Final do 78º BRA
- GM Rafael Leitão
- GM Alexandr Fier
- GM Henrique Mecking
- GM Felipe El Debs
Classificados pela SF Região 1 do 79º BRA
- MI Diego Di Berardino
- MI Evandro Barbosa
- GM Krikor Mekhitarian
- Mateus Nakajo
Classificados pela SF Região 2 do 79º BRA
- MF Maximo Iack
- MI Yago Santiago
- MF Flavio Olivencia
- vaga da CBX (Cedida ao organizador)

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Opa... Abuso no Xadrez !??

Durante o Aberto de Zadar, realizado de 16-22 dezembro, um jogador de xadrez búlgaro foi revistado após suspeita de fraude. Os árbitros não encontraram nada e pediram desculpas, mas a notícia chegou as mídias croatas.

Borislav Ivanov, sem título e avaliado 2227 de rating, teve o torneio de sua vida no Aberto de Zadar. O búlgaro de 25 anos de idade, que trabalha como programador, marcou 6/9 e um desempenho de  2697, que incluiu vitórias contra GMs Bojan Kurajica, Zelcic Robert, Kozul Zdenko e Saric Ivan. Em algum momento, os árbitros decidiram procurar o jogador que era suspeito de trapacear através de um dispositivo eletrônico, Ivanov teve que tirar a roupa.

Segundo o jornal,  Jutarnji Lista, Ivanov voluntariamente tirou a camisa, teve os bolsos esvaziados e deu sua caneta para a inspeção, mas os árbitros não encontraram nada e depois pediram desculpas a ele. .

Não está claro se os atuais regulamentos da FIDE dão ao árbitro o direito de revistar um jogador. As Leis do Xadrez oficiais não mencionam nada específico:

    13,1     O árbitro deverá verificar se as Leis do Xadrez estão sendo rigorosamente observados.

   13,2    O árbitro deverá atuar no melhor interesse da competição. Ele deve garantir que um bom ambiente de jogo seja mantido e que os jogadores não sejam perturbados. Ele deve supervisionar o andamento da competição.


O torneio teve dois grupos separados, eo búlgaro participou no grupo de cima. Este grupo A foi de jogadores com rating acima de 2300 FIDE mas os jogadores classificados entre 2200-2300 poderiam escolher  jogar em "A" ou "B". Ambos eram 9 rodadas com controle de tempo de 90 minutos incremento + 30 segundos. Borki Predojević e Hrvoje Stevic empatados em primeiro com meio ponto mais de Ivanov.

 GM Ivan Saric (2614) 0 - 1 Borislav Ivanov (2227)

XP: Sei lá ...


Noticias do Ano Passado ...

Sergey Karjakin venceu o original Piterenka torneio rápido / Blitz, onde o prêmio não era em dinheiro e sim um pedaço de terra na região de Moscou, ao longo do rio Piterenka . No jogo decisivo Karjakin tinha uma torre a menos contra Alexander Grischuk, que permitiu que uma "karjakinlada"...

O torneio Piterenka ocorreu no sábado, 29 dezembro na Câmara Central de Xadrez em Moscou. Quatro fortes jogadores participaram: Sergey Karjakin, Alexander Grischuk, Ian Nepomniachtchi e Dmitry Jakovenko.

O torneio foi disputado em duas partes, ambas com dupla rodada. A primeira parte foi jogada no xadrez rápido (10 minutos + 5 segundos por jogada) e outro em blitz de (3 minutos + 2 segundos por jogada). O vencedor foi determinado pela quantidade de pontos com base nos resultados de todos os jogos.



XP: legal ver como os caras top se enrolam ...Não basta estar ganho, tem que ganhar !!!
Da serie >>> Não Abandono Mais ...