domingo, 24 de junho de 2012

Fier Venceu ...

o Torneio Aberto Internacional de Teplice na República Checa que teve a participação de 134 jogadores de 14 países e entre eles 10 Grandes Mestres. GM Alexandr Fier venceu GM Denes Boros na última rodada para ganhar o torneio de forma convincente com 8/9 pontos, deixando os mais próximos seguidores um ponto para trás. O outro brasileiro GM Krikor obteve a 6º colocação.

GM Alexandr Fier (2596) 1 - GM Denes Boros (2475)


Neste torneio Fier teve uma performance de 2700 e ganhando 12 pontos de rating ...

sábado, 23 de junho de 2012

domingo, 17 de junho de 2012

Exemplo da Força ...

"Xadrez que Liberta", concorreu com 140 projetos de diferentes modalidades esportivas de diversos países e ganhou o prêmio Spirit of Sports. A premiação é concedida pela Sportaccord, órgão que reúne federações esportivas internacionais como a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça e a Confederação Brasileira de Xadrez, e existe desde 2008. O vice-presidente da confederação, Charles Moura Netto, que participou da implementação no Espírito Santo, disse que objetivo das ações vão muito além dos movimentos no tabuleiro.
"Trabalhamos o xadrez não como fim, mas como meio de reflexão, de atitude, de ética, de moralidade. Isso não quer dizer que torna o indivíduo mais inteligente, na verdade só aguça valores que nós já temos e que são natos. Isso pode se mais intenso para essas pessoas que estão privados da liberdade", explica Neto.

O vice-presidente da confederação disse ainda que o xadrez é um esporte diferente por que trabalha com o intelectual, a possibilidade de resolver problemas, autonomia e tomada de decisões e pode ser realizado em qualquer espaço físico.