sábado, 24 de março de 2012

Considerações de um Treinador - XXXII ...

Corpo são Mente ótima ... Segundo os especialistas que fazem o boletim da Escola de Saúde Pública de Harvard, uma das instituições mais respeitadas do mundo, com apenas 20 minutos de exercícios aeróbicos de média intensidade (entram na categoria as caminhadas na rua ou na esteira, por exemplo) é possível turbinar ao menos três funções cerebrais. exames de ressonância magnética mostraram que os praticantes melhoram o tempo de reação, a interpretação de imagens, e a execução de funções de planejamento tais como memória, gerenciamento de informações, capacidade de bloquear dados desnecessários e realização de raciocínio mais complexo.

Apesar do efeito imediato, os médicos alertam que uma única sessão de malhação não é suficiente para deixar ninguém mais inteligente. Isso porque, após um treino de uma hora, a fadiga (cansaço) atrapalha a melhora cognitiva conseguida durante a atividade.

“Com exercícios de intensidade moderada, o corpo ativa o sistema nervoso simpático e aumenta os níveis de adrenalina. Estes são provavelmente os dois principais fatores na melhoria do desempenho mental”, escreveram os autores do boletim.

“Porém, em intensidade exagerada, o nível de esforço interfere na concentração e na capacidade de realizar tarefas da raciocínio.”

sexta-feira, 23 de março de 2012

Kasparov 1/2 contra quem ...

Kasparov foi a Cidade do Cabo promover uma joint venture entre sua fundação e uma ONG destinada a crianças menos favorecidas. Lá o GM russo deu uma simultânea para 25 jovens e entre eles aconteceu um empate com um garotinho de 11 anos ...
Daniel se preparou assistindo a jogos de Kasparov no computador.

Garry Kasparov (2812) 1/2 Daniël Barrish (1862)

terça-feira, 20 de março de 2012

O Xadrez é uma Droga ...

- Vicia mesmo!!!!! quando eu jogo xadrez nao quero para mais !!!! jogo on line todos os dias. E quanto tenho tempo vou pro centro da cidade jogar no clube de xadrez ...tenho que parar um pouco. sera que existe um centro de E.A. (enxadrista anônimos)?

- Olha, não existe melhor E.A., do que uma namorada ou esposa, rs. Quando ela liga no celular e grita: PRA CAAAAAAASA!
É fechar o tabuleirinho e ira pra casa.

- Não tem jeito a minha namorada também joga xadrez

- kkkkkkkkkkkkkkkkkk! Parece uma pessoa que eu conheço!

- O jeito é se internar numa clínica de desintoxicação.

- Já fui . Acho que agora a minha última esperança sera fazer uma lobotomia e retirar todos os neurônios enxandristas e colocar novos neurônios . Menos neurônios pagodeiros...odeio pagode . Gosto de todo tipo de música : clássica, rock,jazz, etc mas pagode....

- ontem fiquei 12 horas jogando xadrez, as 15:00 a 3:00 !!!

- Maioria das vezes consigo me controlar, mas de vez em quando bate um recaída mas estou "limpo" há 48 horas ...

bricadeirinha, rolou num forum do orkut ... kkkkkk

sábado, 17 de março de 2012

Seletiva de Praia Grande ...










A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Praia Grande, com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), promove de 19 a 23 deste mês, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão), inédita seletiva aberta de xadrez para integrar a equipe de competição da Cidade.

Os atletas interessados devem comparecer ao local nos seguintes horários, de acordo com a faixa etária: de 8 a 10 anos, das 14 às 15h30; de 10 a 12 anos, das 15h30 às 17 horas; de 10 a 14 anos, das 20 às 21h30; de 8 a 12 anos, das 18 às 19h30. Os atletas serão avaliados em jogos de sistema suíço (partidas rápidas).

Enxadristas de outras faixas etárias também podem participar do processo seletivo. A peneira será conduzida pelo técnico desportivo pedagógico, professor Lucas Bibiana de Brito. Outras informações podem ser obtidas no telefone (11) 9635-5574 e (13) 3471-7619; no e-mail lucas0brito@gmail.com e no blog ataqueaorei.wordpress.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

O Dia do Amador ...

pouca gente sabe mas Judit perdeu na simultânea dada em Caxias do Sul.
Segundo Nemeth ele ficou um pouco nervoso antes da partida, pois a simultânea começaria às 19h e ele chegou às 18h50 no Shopping Iguatemi, local da apresentação. Nemeth conta que Polgar sempre esteve séria, compenetrada em suas partidas, tanto nas que ela estava completamente ganha quanto naquelas em que ela parecia inferior.
"Em nenhum momento eu achei que estava ganho, mas quando ela abandonou foi uma alegria indescritível, na hora, até demorou um pouco para cair a ficha".

Judit POLGAR 0 - 1 Henrique NEMETH Jr
02.03.2012 – Simultânea (Festa da Uva) – Caxias RS

terça-feira, 13 de março de 2012

Mequinho Olímpico ...

O brasileiro GM Henrique Mecking, 60 anos, voltará a disputar uma Olimpíada de Xadrez após oito anos ausente (sua última participação foi em 2004, na Espanha).
Pelo menos é o que afirmou hoje em sua residência em Taubaté (SP), assim que recebeu a convocação da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) para a disputa na Turquia, em agosto.

Mequinho, que em dezembro havia declarado que não jogaria, voltou atrás e planeja agora disputar a competição. Os outros GMs convocados seguem a lista de rating da FIDE, publicada em 1º de março: Rafael Leitão, Giovanni Vescovi, Alexandr Fier e Gilberto Milos Jr.
Os brasileiros GM Krikor Mekhitarian, GM Felipe El Debs e GM André Diamant, que mantinham esperanças de completar o time na vaga de Mecking, aguardam pela desistência de algum dos convocados. Em 2010, o então número 1 do ranking brasileiro, Giovanni Vescovi, desistiu às vésperas da competição (relembre o caso) e não viajou a Khanty Mansiysk, na Rússia.

Projeto ‘Xadrez na Praia’ ...

A Administração Municipal de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes) e da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), está desenvolvendo o projeto ‘Xadrez na Praia’, com o objetivo de levar o jogo de tabuleiro ao conhecimento daqueles que frequentam as praias da cidade.

É possível conferir o evento todos os fins de semana, das 9h às 17h, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central.

Estrutura adequada

De acordo com Paulo Sergio da Silva, professor na modalidade, o complexo do Balneário foi escolhido por oferecer uma estrutura adequada ao esporte. “Por ser um espaço dinâmico e aberto a todos, o Balneário facilita o acesso e a prática do jogo de xadrez”, declara e, completa: “Além de proporcionar aos munícipes e turistas a oportunidade de conhecer o esporte.”

Pisar e entrar

Além do jogo tradicional, os interessados em aprender podem contar com um grande tabuleiro no qual é possível pisar e “entrar” literalmente no jogo, com peças de tamanho gigante.

Opiniões

“É um diferencial a mais, assim dá gosto de vir à praia todos os dias”, afirma Ítalo Arthur Claro dos Santos, de 15 anos e morador da Topolândia, região central. Para Lucas Rodrigues dos Santos, 17, morador da Enseada, na Costa Norte, a iniciativa também está aprovada. “Já participei de campeonatos de xadrez, mas nunca em um ambiente assim. Aqui é propício para o esporte”, relata.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Heróis Secretos do Tabuleiro ...

Viktor Davidovich KUPREICHIK, nasce em Minsk, na Bielorússia no dia 3 de Julho de 1949. A «Maravilha de Minsk» como é conhecido no mundo do xadrez, desde cedo revela aptidões inatas para o jogo. Apoiado por professores-treinadores competentes como Anatoly Bykovsky e sobretudo Isaac Boleslavsky, consegue uma progressão constante nos degraus do Olimpo xadrezístico, embora segundo os parâmetros atuais das titulações, lenta: Mestre Internacional em 1977 (28 anos ) e Grande-Mestre, três anos depois, em 1980.

Kupreichik, se enquadra num estilo de jogo, em que poucos GM, gostam, ou não têm aptidões para tal

Numa definição simplista poderia afirmar que Kupreichik, joga ao estilo do « Tudo para a frente e fé em deus», todavia, a análise das suas partidas, mostra que muitos dos seus sacrifícios, são mais intuitivos do que profundamente calculados, embora a sequência de jogadas de ataque ou ganhadoras, sejam apoiadas por uma profunda e aguda visão tática, aliada a uma excelente capacidade de cálculo.

Muitas partidas que perdeu, perdeu-as porque arriscou em demasia, porque assumia as consequências do ataque, porque fiel a uma dinâmica de luta, violou muitas vezes as regras posicionais. Kupreichik é mais uma daquelas estrelas que nunca chegou a brilhar como devia e que infelizmente pouco diz ao mundo do tabuleiro de hoje.

A 1.ª partida, uma deliciosa miniatura, está nos manuais da Holandesa e particularmente nos capítulos «como não se deve jogar um Gambito Stauton, de brancas», ou se quiserem como «um caçador é caçado»! Vejamos se é ou não verdade que Kupreichik, «só tinha olhos para o rei adversário».
Boris Malisov 0 - 1 Viktor Kupreichik


O mesmo poderemos fazer na 2.º partida em que o já então conceituado Bagirov, se vê alvo de um ataque terrível, ao cometer a imprudência de deixar o seu rei no centro.

Vladimir Bagirov 0 - 1 Viktor Kupreichik


Na 3º partida observem o que aconteceu ao GM brasileiro Sunye Neto no Open de GM de Palma de Maiorca em 1989. Sunye , já perdeu muitas partidas, mas tenho a certeza, que dificilmente esquecerá o «pesadelo», seguido de insónia que Kupreichik, lhe vai dar! Uma miniatura de 23 lances, em que uma jogada , e outra jogada e mais outra jogada, tornam-se numa sucessão de «estrelas cadentes» que iluminam o tabuleiro, até ao quase mate final , antes do abandono!

Viktor Kupreichik (2520) 1 - 0 Jaime Sunyê (2480)

Fundação Casa ...

Jogo considerado fundamental para o desenvolvimento dos raciocínios lógico e espacial, o xadrez é prática constante nos centros socioeducativos da Fundação Casa. Para celebrar a modalidade, a instituição vai realizar na quinta-feira, 8, o IX Torneio Estadual de Xadrez, com a participação de 164 adolescentes de 82 unidades.
O campeonato vai acontecer no Conjunto Desportivo Baby Barioni, na Água Branca (Rua Germaine Burchard, 451). Começará às 9h com previsão para terminar às 17h.

"O xadrez e o esporte são ferramentas de todo um processo pedagógico desenvolvido na Fundação Casa", diz a presidente Berenice Giannella. "Sempre procuramos, nestas modalidades, trabalhar valores como ética, respeito ao próximo, disciplina e o xadrez ainda tem a vantagem de ajudar as habilidades intelectuais dos jovens".

sexta-feira, 9 de março de 2012

Divulgando A Baixada Santista ...

Hoje vocês vão conhecer uma grande campeã do xadrez. Ela ja participou de mais de 15 competições e acumula cinco títulos regionais e quatro estaduais dos jogos da terceira idade. Estou falando de dona Vicentina da Silva Iglesias, uma senhora muito simpática e cheia de disposição, aos 97 anos de idade.

Dona Vicentina aprendeu a jogar xadrez com o marido, aos 50 anos.O xadrez e a companhia do marido eram seus maiores prazeres. Quando ele morreu, em 2002, ela perdeu a alegria de viver. Percebendo a tristeza em que ela se encontrava, a secretária e "anjo da guarda" Valdinete da Silva, procurou ajudá-la. "Comecei a procurar atividades para ela. Conheci o Silvio, um professor de xadrez e marquei as aulas", conta Valdinete.

Com o professor Silvio Luis Guimarães de Melo, dona Vicentina aprendeu as técnicas do jogo. "Eu nunca vi uma pessoa com uma força de vontade tão grande", revela Silvio. No último sábado, Silvio inaugurou um centro de xadrez que leva o nome da atleta, o Clube de Xadrez de Itanhaém Vicentina Iglesias.

A jogadora também treina no Grupo Conviver Terceira Idade de Itanhaém, que frequenta desde 2007. Porém, é a única mulher a praticar o jogo. É por lá que ela representa o Município e vai às competições do JORI.

Na última etapa dos 15º Jogos Regionais do Idoso (JORI), realizada na cidade de Santana de Parnaíba, não teve para ninguém na competição de xadrez feminino, dona Vicentina venceu todas as rodadas, sem dar chance às adversárias.

As medalhas e troféus ficam expostos em sua casa. Dona Vicentina não tem segredo para vencer os adversários. Apenas pratica na mesa de xadrez de sua casa, onde tem um relógio que controla o tempo de jogo. Ela treina ao lado de Valdinete, que também leva seus filhos para aprender com a aposentada e sempre a acompanha nas competições.

Dona Vicentina é um exemplo de superação. É a prova concreta de que não há limites para quem ama o que faz.

Clube de Xadrez de Itanhaém
Endereço: Rua um, n°86 - Jardim Laranjeiras - Itanhaém.
Tel: 3426-8142

sexta-feira, 2 de março de 2012

Torneio Rápido da Festa da Uva ...

A GM húngara Judit Polgar mostrou toda sua força e venceu o Torneio Fechado, na Festa da Uva 2012. Judit fez valer seu favoritismo no torneio disputado ontem e hoje em Caxias do Sul (RS). Ontem Polgar derrotou o Mecking por 2 a 0, empatou com Andres Rodriguez por 1 x 1 e venceu o Milos por 2 a 0. Milos ficou na segunda colocação derrotando Mecking por 2 a 0 e vencendo Rodriguez no Armagedom. Hoje pela final Polgar venceu Milos novamente por 2 a 0, ficando com o título do torneio rápido.
Judit Polgar 2709 de ELO Fide e número 29 do mundo, depois de seu recesso para maternidade, voltou. E voltou em grande estilo.

Semifinais (01/03/12):

Polgar 2 x 0 Mecking
Polgar 2 x 0 Gilberto Milos
Polgar 1 x 1 Rodriguez

Milos 2 x 0 Mecking
Milos 0.5 x 1.5 Rodriguez

Mecking 2 x 0 Rodriguez

Classificação Parcial:
1) Judit Polgar 5 pts
2) Rodriguez e Milos 2,5 pts
4) Mecking 2 pts

Final (02/03012):
Polgar 2 x 0 Milos

Judit Polgar X Henrique Mecking (incompleto)


Esse é o pingue entre Judit Polgar e Henrique Mecking na semifinal do Torneio Rápido da Festa da Uva 2012 que terminou em 1-0. Falta os últimos lances (a bateria da câmera morreu depois de nove minutos). O sacrifício de torre era tão impressionante, que mesmo incompleto, merecia ser visto ao vivo.