terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Karpov em Ação ...

o ex-campeão mundial Karpov (62 anos) jogou oficialmente há um ano atrás, também para o seu clube o Hockenheim, na Bundesliga. Seu último torneio foi em julho de 2009, em San Sebastian, onde ele terminou em último lugar. Nos últimos anos ele só participou de jogos rápidos e blitz. Na partida abaixo ele não conseguiu ir além de um empate em um final de Bispos de cores opostas.

GM Anatoly Karpov (2617) 1/2 MI Martin Kraemer (2492)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jovens da Baixada Santista II - ...

Matheus Nakajo Mendonça (foto junto com Vanessa Feliciano), da cidade de Cubatão, foi o grande vencedor do Brasileiros de Jovens 2012 - sub26 ao fazer 6,0 pontos em 7 possíveis. Já a campeã do feminino foi Vivian Heinrichs que também fez 6,0 em 7. Os primeiros colocados das categorias Absoluto e Feminino poderão almejar uma bolsa atleta com o Governo Federal. O Diretor do evento foi o AI Pablyto Robert e o Arbitro Principal o AI Mauro Amaral.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Campeonato Brasileiro Amador 2012 - dia final...

Aquiles Machado é o campeão brasileiro amador.

ultima rodada... de manhã... sem maiores perspectivas no torneio... e estando bom para ambas as partes... serve um EMPATE!!!
Terminei com 4.5 em 7 possiveis... 16º lugar, com rating performance Fide de 2094. Não foi o que eu esperava mas não foi ruim. Quando a gente é jovem, a gente quer tudo. Quando a gente envelhece só não quer é fazer feio ...



Considerações finais :

- Arbitragem muito boa e esforçada e não teve problemas;
- No torneio blitz rolou um stress (peça tocada), mas tudo seguiu normal;
- Organização pecou em alguns quesitos;
- Preços bons;
- Num da pra aceitar emparceiramento afixado numa parede (será que não existe nada melhor);
- Local meio escuro, banheiros não tão limpos;
- Não teve um cafezinho;
- Horário das refeições, no hotel, meio incompatíveis (principalmente a janta);
- No hotel a piscina estava suja e a esteira ergometrica não funcionava, o micro para blogar quebrou;

- Torneio amador não significa que é para jogador fora de forma, tem que estar preparado. Não adianta falar que treina na internet jogando 1 X 1. Muita gente nova querendo galgar rating; Gente, sem nunca ter conquistado algo, metida tambem;

- O torneio deveria ser U2000, assim como o Mundial da Grécia deste ano, mas o Aquiles ganhou na última rodada e esperou resultados, foi o legítimo campeão;

by XP

P.S. Aquiles Machado de Oliveira provou que não só é um homem grande na estatura, mas também um enxadrista preciso e competente. Ele acaba de vencer ao Campeonato Brasileiro Sub 2100, com 6 pontos em 7 possíveis (4 vitórias e dois empates). O evento foi promovido pela Federação de Xadrez do Estado de Goiás, com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez. O torneio teve como objetivo: Apontar o ranking da categoria, concedendo 03 (três) vagas para a Fase Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez - 2012 (vagas concedidas ao Aquiles Machado, Marco Di Pillo e Edson Fonseca) e movimentar o Rating FIDE e CBX dos participantes. O torneio foi realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2012, no Hotel Kananxauê, em Goiânia. A arbitragem foi do AI Igor Lutz, auxiliado pelo AN Ari Maia e o AR Henrique Cardoso. A direção foi do AI Renato Gino Genovesi. 67 jogadores disputaram a competição, representantes de 11 unidades da Federação. Parabéns ao Aquiles por essa nova conquista e à FEXEG pela excelente condução da prova.

by brasilxadrez.com.br

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Campeonato Brasileiro Amador 2012 - terceiro dia...

O dia iniciou com um torneio blitz vencido por Victor Moura Cavinato com 6.5 e em segundo eu, Paulo Florencio (eu o careca da foto), com 5.5 em 7 pontos. A baixada santista continua boa em blitz !?? ...

continuando...16h00

Hoje, seguindo conselho do meu amigo Wanderley, sem horoscopo, joguei pra cima, de brancas contra uma Holandesa usei uma linha de Maestro Garcia, g4. Venci, quase propus empate, mas pensei: vamos jogar mas um pouquinho. Bom que logo após o meu adversario pendurou um peao e depois um cavalo...


continuando...22h30

cheguei na mesa quatro (foto), como não jogo há tempo, não preparei nada para este torneio, e o pior é que não sabia o que jogar, então usei a abertura da internet, a a6, fui triturado, amassado... tentei usar a tecnica do Absalao (o bruxo santista), A Arte de la Defensa, mas a somente ele conseguia sucesso com esta técnica antiga dos mestres ocultos...


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Campeonato Brasileiro Amador 2012 - segundo dia...

aqui o calor é bem menor do que o esperado...pra variar horoscopo: diz que nada é por acaso...bla,bla,bla...e que meu numero de sorte é o quatro. Sera que terei 4.0 pts ao final do dia?

continua ...

Terminei a partida 17h00, joguei de brancas contra uma Budapeste, venci, será que foi pela jogada do Catropa c5. E pela primeira vez usei um relogio digital numa partida pensada e descobri que o tempo não cai, é um problema.



continua ...

23h00, perdi, fiquei com peão a mais, parecia que ia empatar por repetição de lance, mas a partida desandou, simplesmente não vi o lance De7, derrota sem contestação ...



Meio ponto atras dos líderes, ainda dá.

Horoscopo @#!$?:@!!!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Campeonato Brasileiro Amador 2012 - teste !? ...

não acredito em horóscopo mas hoje pela manhã, lendo um jornal local de Goiânia - Diário da Manhã - saiu a previsão astrológica de meu signo - Touro - "nada será tão fácil quanto em outras épocas, mas isso não quer dizer que tudo será um parto difícil. Haverá momentos de leveza misturados àqueles que o conturbado mundo da atualidade distribuir a todos os humanos". Bem por sim ou por não vou fazer um teste com esta previsão, que parece ser boa, e irei postar ao final do dia quando acabar a 2º rodada ...
Interessante que entre os 66 inscritos não é que temos um russo - Gennady Saenko - alguém conhece !?

continuando ...16h30 ...

venci a primeira da maratona e consegui postar. O pessoal de Goiânia gostou, faz tempo que não aparece tanta gente, foi o comentário dos locais, alguma coisa com a gestão passada da Federação de Goiás, sangue novo gerenciando. Quanto ao local dos jogos: muito gelado, baixa iluminação, após 30 anos de xadrez continuam colocando emparceiramento na parede ... parece que a organização vai colocar todas as partidas no blog xadrezbrasileiro.com e no chess-results.com.

Paulo Florencio (UR) 1 - 0 Claudio Jose Ferreira (1969)
continuando ... 23h20

Carnachess 2º rodada e consegui ganhar. Uma partida chata, o Ivo Arruda jogou 1. Cf3 que respondi com, lance de internet, b5 e a6, ai a coisa ficou meio que empatada, troca de Damas e só peças pequenas. Empate ? Não, vamos jogar mais um pouquinho. Hã, ganhei !!!




Amanhã continuação do Carnachess ...

P.S. não é que deu certo o meu horóscopo !!?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Estatisticamente Falando ...

alguns fatos interessantes sobre o xadrez - Antes de você ler este artigo tentar adivinhar: quais países do mundo têm o maior número de enxadristas internacionais, isto é, pessoas com um rating FIDE? Quais os países que estão crescendo mais rápido? Que têm o mais GMs, que o mais forte? Quantos GMs, MIs, FMs existem em todo o mundo? Aqui estão algumas estatísticas muito esclarecedoras coletados por Boris Schipkov do site Chess Sibéria.
Boris Schipkov pesquisou a Lista de Rating FIDE de janeiro 2012 e chegou a algumas estatísticas interessantes. Há, diz ele, 133.549 jogadores na listagem, com uma classificação média de 1953.7. O maior número de jogadores de xadrez classificados = Alemanha com 15.442. A Rússia tem 14.422 jogadores com classificações internacionais.
Schipkov examinou a tendência nos últimos quatro anos e acompanhou o aumento do número de jogadores. O maior aumento foi na Espanha, com 5153 novos jogadores classificação, seguido pela Índia, França, Rússia e Alemanha.
Jogadores da China agora tem a maior média - 2193. Jogadores da Indonésia tem a segunda maior média - 21633. Schpkov só levou em consideração os países com mais de 100 jogadores classificados. O maior número de jogadores titulados - GM, Mestres Internacionais e Mestres FIDE - vivem na Rússia. Em segundo lugar está a Ucrânia, Alemanha em terceiro.
O maior aumento para 4 anos, em número de jogadores foi na Espanha, + 5153. Há 123 países na Lista de Classificação janeiro 2012 FIDE.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Novidade ...

A FARESE- Faculdade da Região Serrana juntamente com a CBX – Confederação Brasileira de Xadrez estão lançado a primeira pós-graduação em Xadrez Pedagógico do Brasil.

OBJETIVO:
Proporcionar qualificação aos profissionais para a docência do ensino do Xadrez Pedagógico, em nível de Pós-Graduação lato sensu, aos profissionais portadores de diplomas de graduação na modalidade licenciatura que pretendem trabalhar nesta área, oferecendo-lhes instrumental teórico, prático e metodológico que lhes permitam um aprofundamento no significado ético, social e pedagógico.

PÚBLICO ALVO:
Profissionais portadores de diplomas de graduação na modalidade licenciatura em quaisquer áreas.

Jovens da Baixada Santista ...

IRT LXSBC Grupo B, disputado de de 21 a 29 de janeiro, contou com a participação de Lucas Takeda (2º lugar!!!) e Leonardo Yamamoto 9º. Bernardo Vainzoff Sztokbant foi o vencedor entre 10 participantes




Lucas Koji Takeda (1862) 1 - 0 Giuseppe Guido Caporale (1781)
FINAL DO CIRCUITO IRT LXSBC 2011 - GRUPO B, 29.01.2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Gibraltar 2012 - é da China ....

GM Hou Yifan surpreende o mundo, de novo, com apenas 17 anos e atual Campeã do Mundo, venceu o superGM Alexei Shirov pela nona rodada, sem deixar dúvidas de sua capacidade. Até agora venceu quatro GM's acima de 2700 até agora: Shirov, Le Quang, Judit e Almazi...

GM Alexei Shirov (2710) 0 - 1 GM Hou Yifan (2605)

Gibraltar 2012 - duas pauladas ...

nas pretensões dos brasileiro El Debs e Alexandr Fier que perderam na 8º rodada. Hoje a última rodada.
Adams e Yifan lideram o torneio, com 6,5.
Yifan já tinha 2826 de performance ontem após a vitória sobre a Polgar, e hoje vence Le Quang Liem! Linda a vitória do Shirov contra o Jussupov. Defendeu perfeitamente durante toda a partida que depois culminou com o belíssimo contra-ataque com 33. ...Bxg2+!
Hoje vai ter Shirov X Yifan! Imperdível, na outra partida, Adams vai pegar o Almasi.

GM Varuzh Akobian (2617) 1 - 0 GM Felipe El Debs (2497)

El Debs não resistiu ao fortíssimo Akobian.


GM Alexandr Fier (2603) 0 - 1 GM Saleh Salem (2505)

numa complicada posição Fier errou no final da partida contra Saleh Salem... entregou o jogo l... o correto era 39.f6! ...