domingo, 30 de outubro de 2011

Inteligência + Pratica = Mestre ? ...

A crença comum é que a prática é necessária para alcançar a maestria no xadrez. Mas somente isso não é o suficiente. Tem que haver algo mais que separam as pessoas que são realmente boas no xadrez, assim como na música. Um estudo publicado na Psychological Science no ano passado constatou que os músicos precisam de muita prática, mas os pesquisadores identificaram um fator adicional: os músicos que são melhores em leitura partitura, à primeira vista, têm melhor memória de trabalho, ou seja a capacidade de manter informações relevantes em sua mente.

Para o xadrez, o fator adicional ainda não foi descoberto. Uma possibilidade é a inteligência. Muitos estudos descobriram que crianças que jogam xadrez têm um QI mais elevado do que a população geral, mas os estudos têm encontrado resultados mistos sobre os adultos que jogam xadrez que têm QIs mais altos do que os adultos que não jogam xadrez. É apenas um estudo dos vários que têm sido realizados, constatou que adultos com QIs mais altos são melhores no xadrez.

Guillermo Campitelli de Edith Cowan University, na Austrália e Fernand Gobet da Brunel University no Reino Unido sugerem que as crianças mais inteligentes podem ser atraídos para o xadrez, e usar suas habilidades, de bom raciocínio, para jogar bem, mas depois eles precisam de muita prática para aprender todas estratégias e planos que o transformam em um bom jogador de xadrez. Somente a boa inteligência não é de muita ajuda.

Outras coisas que separaram os jogadores de xadrez são a imparcialidade. Enquanto cerca de 90 por cento da população é destra, apenas cerca de 82 por cento dos jogadores de xadrez adulto é destro. Isso pode indicar alguma diferença no desenvolvimento do cérebro, que faz as pessoas melhores em habilidades espaciais, que você precisa para ser bom no xadrez. Mas ainda não explica o que faz com que algumas pessoas sejam melhores do que outros no xadrez .

Em uma pesquisa com jogadores de xadrez, na Argentina, Campitelli e Gobet descobriram que, de fato, a prática é importante. Todos os jogadores que se tornaram mestres tinham muita prática, pelo menos, 3.000 horas. "Isso não foi surpreendente", diz Campitelli. Há uma teoria da psicologia que, quanto mais você pratica, melhor você fica em áreas como esportes, música e xadrez. "Mas o negócio é que algumas pessoas alcançaram o nível de mestre em 3000 horas. Outras pessoas fizeram com 30.000 horas e atingiram o mesmo nível. E ainda há pessoas que praticavam mais de 30.000 horas e não conseguiram atingir. "

Por que algumas pessoas, jogadores de xadrez ou músicos, treinam pouco, e alcançam muito? Os estudos continuam ...

tradução by Natasha

sábado, 29 de outubro de 2011

Curso de Arbitragem em Santos...

Organizador: MF Carlos Alberto Sega
Oficializado pela Confederação Brasileira de Xadrez
Registrado na CBX sob ID 1365/11

Professor: AI Mauro Amaral
Datas: 9 a 11 de dezembro de 2011.
Local: Clube de Xadrez Santos – Santos SP

Carga horária: 15 horas + Avaliação

Observação: Todos os aprovados devem constar no cadastro de árbitros em dia da CBX em 2012, logo, devem pagar a Anuidade de Árbitros CBX no valor de R$ 80,00 (Oitenta reais) diretamente para a CBX via boleto bancário.

Nota mínima para aprovação: 7,0 (70%)

Aprovados recebem o título de Árbitro Auxiliar da CBX sem necessidade de estágio, e receberão, posteriormente, certificados de aprovação.

Vagas Limitadas ! Inscrição: R$ 150,00

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Considerações de um Treinador - XIX ...

Intuição ... Com o passar do tempo acumulamos experiência e, subconscientemente, criamos categorias de eventos de acordo com a forma como devemos reagir.
Quando você encontra uma determinada situação, seu cérebro revê seu catálogo de lembranças e procura algo que se assemelhe o máximo possível com o que está ocorrendo. Com base nisso, o cérebro decide imediatamente por uma determinada ação ou estratégia. Tudo isso ocorre em milionésimos de segundo.

Diz a teoria clássica da Tomada de Decisões que você deve:
a) Identificar opções.
b) Avalia-as.
c) Dar notas (prós e contras).
d) Escolher a maior nota.

Quanto maior a pressão, menos se busca a solução certa - busca-se apenas a solução que funciona. Para isso, é fundamental diferenciar risco percebido de risco real.

A melhor forma de acelerar esse processo de aprendizado é fazendo com que as pessoas acumulem experiência, para que possam rapidamente acumular as memórias e ‘pistas’ que permitam ao cérebro fazer o trabalho de detetive de avaliar uma situação, reconhecê-la e rapidamente tomar decisões corretas.

Às vezes, pensamos que um expert fica mais lento pelo excesso de informação, fatos, lembranças - que uma decisão seria muito lenta porque tanta informação tem que ser analisada. Mas é justamente o contrário. O acúmulo de experiências não atrapalha - ele torna as pessoas mais leves. E mais rápidas. E, principalmente, na hora de decidir, faz com que confiem completamente na sua intuição - a melhor ferramenta que até hoje temos disponível.

Visto desta forma, a intuição é na verdade um aprendizado - temos que aprender a ver e reconhecer rapidamente o que está acontecendo.

sábado, 22 de outubro de 2011

"Bunitinha" do sábado - faz bem pro ego ...


Fim de semana
vou passear,
reunir os amigos
pra conversar.

Eu vou à praia,
à beira mar,
vou a um clube
ou a um bar,

Amizades ficam,
a juventude passa,
aproveite agora,
arrependimento mata.

Reúna os amigos
e aproveite a vida para gozar,
quem sabe um sábado!
É só combinar...

Ou esquecer
tudo isso e cair
na internet...
aconteceu hoje a tarde no Buho21,
que chato... ganhei !!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Torneio Gay ...

Terminou o II Campeonato Europeu Gay, na cidade de Torremolinos , Málaga, Espanha, que coincidiu com a feira ExpoGays, para o turismo gay, patrocinados por reservasgays.com , SBR Productions, SLU com a vitória do MI José Carlos Ibarra Jerez, com 6 pontos em 7 jogos.
O torneio teve uma participação de 62 jogadores,incluindo dois GMs e 3 MI, que apesar de seu "lema" era aberta a todos, a única condição era ser maior de idade.

Nem sabia do primeiro ...
Fui ...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Xadrez Cadete - ATENEU ...

Será realizado no dia 22/10/2011, no Colégio ATENEU Cubatão, à Rua Piauí, nº 141 - Vila Santa Rosa - Cubatão, o Campeonato Cubatense de Xadrez Cadete - ATENEU. Será um torneio rápido, com partidas de 30 minutos, aberto a todos os enxadristas nascidos até 1995, válido para o Circuito Cubatense de Xadrez nas categorias Infantil, Pré Infantil e Mirim. As inscrições poderão ser feitas às terças e quintas-feiras, das 18h30min às 20h, na Biblioteca Municipal, até o dia 20/10/2011, ou pelo e-mail cxcubatao@gmail.com ou pelo sistema de inscrições do site até às 18h do dia 20/10.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VI Etapa Circuíto Pré-Olímpico - final ...

A WFM Juliana Terao venceu a VI Etapa do Circuito Pré-Olímpico CBX 2011-2012, com 5.5 pontos em 6 possíveis, neste final de semana em São Paulo. Suzana Chang foi vice e Fernanda dos Santos em terceiro, ambas com 4.5 pontos.

WMF Juliana Terao (2152) 1 - 0 WMF Suzana Chang (2001)

Por enquanto a classificação do Pré-Olímpico está assim :

1º Vanessa Feliciano
2º Artemis Pamela Guimarães
3º Juliana Sayumi Terao
4º Vanessa Ramos Gazola
5º Suzana Chang
6º Paula Fernanda Delai
7º Fernanda dos Santos Rodrigues
8º Ana Vitória Rothebarth
9º Vivian Heinrichs
10º Vanessa Kelly Tashima

sábado, 15 de outubro de 2011

Novas atrações foram instaladas na praça dos Exageros, em Itu, no dia 21 de setembro. Dentre os equipamentos recém instalados está um tabuleiro de xadrez gigante, com peças de 50 à 80 centímetros de altura. O ponto turístico também ganhou uma cerca feita com lápis gigantes e réplicas de insetos em tamanho avantajado.

O local está em fase de implantação e recentemente recebeu um boneco gigante do humorista Simplício, criador da fama dos exageros em Itu. A Praça dos Exageros está localizada junto ao Centro de Lazer “Franco Montoro”, no bairro Padre Bento.

Xadrez Pra Macho !!!

Jogaria o Dia Todo.
O Brasil é o líder sulamericano em número de torneios realizados e homologados pela FIDE. Entre a listagem de setembro de 2010 e setembro de 2011 o país somou 191 homologados, quase o mesmo valor do 2º e 3º colocados juntos, Colômbia e Argentina. Isso contribui para provar a força do enxadrismo brasileiro e de seus organizadores no contexto continental. Há que se observar no mapa acima, a diferença entre o número de torneios realizados entre os vizinhos Colômbia e Venezuela, 101 e 10, respectivamente. Nossos parabéns à Confederação Brasileira de Xadrez, como capitã da nau e a todos os organizadores de torneios desse imenso país, grandes responsáveis por esses números.

by ARi Maia - xadrezbrasileiro.blogspot.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mundial Amador 2011 - final... Sumiya !!!

Sumiya Bilguun, 14 anos de idade, da Mongólia, derrotou seu adversário turco Ali Bulent Özveren e se tornou o campeão com 7.5 pontos.
Hoje não houveram aquelas partidas "petaculares", todo sérios, já que tinham várias possibilidades para alguém vencer. As partidas foram logas. O brasileiro Serra Azul conseguiu mas uma vitória terminando com 7.0 pontos com mais três jogadore, nos critérios de desempate terminou numa boa 4º colocação.

S.Bilguun (MGL - 1976) 1 - 0 A.B.Ozveren (TUR - 1952)

F.Serra Azul (BRA - 1981) 1 - 0 M.Dominguez (COL - 1995)



Ops! Ele Perdeu, Ooh ...

No dia de hoje, pela Final do Grand Slam 2011 - em Bilbao, o primeiro jogo a acabar foi o de Aronian (foto) com o atual campeão mundial Anand. Jogo pra lá de 2800 de rating... Aronian jogou uma abertura com a posição muito aberta em que obteve uma grande iniciativa. Atacou sem pestanejar o Rei preto e culminou com uma espectacular combinação comsuas peças muito bem posicionadas. O campeão mundial Anand está sofrendo neste torneio e está na última colocação. A idade chegou ?

Levon Aronian (2807) 1 - V. Anand (2817)

Obs.: foram apenas 25 lances !!!

domingo, 9 de outubro de 2011

Kasparov vence Short 4.5 x 3.5 em blitz ...

Na Belgica um duelo neste domingo. Para muitos fãs de xadrez o aposentado Kasparov era o grande favorito nestas partidas contra o semi-aposentado Short, especialmente tendo em conta que o 13º Campeão do Mundo recentemente venceu top-GM Maxime Vachier-Lagrave no xadrez relâmpago (apesar de que foram apenas dois jogos). Depois de cinco jogos este favoritismo parecia bem correto: Kasparov estava liderando por uma margem de 2 pontos, e ele tinha sido melhor nos três empates também. No entanto o russo surpreendentemente perdeu dois jogos seguidos. Determinado a ganhar o match, Kasparov,jogou com muita exatidão a última partida que definiu o placar de 4.5 X 3.5.

GM Garry Kasparov (2812) 1 - 0 GM Nigel Short (2698)

Mundial Amador 2011 - é Serra Azul ...

penultima rodada e pra variar uma rodada cheia emoções e de lances táticos. Timur Ozdemir, era o líder isolado com 6.5, perdeu para Ali Bulent . Sumiyia Bulguun venceu o jovem Ibrahim Sevin. Com isso agora temos 3 líderes Ozdemir, Bulent e Bulguum, todos com 6.5 pontos seguidos por um grupo de seis jogadores com 6.0 pontos, entre eles o brasileiro Serra Azul. Dificil prognostico de quem vai ser o campeão pois temos nove jogadores com chance.

Seguem os táticos da vitória de Serra Azul
inicial ...
1.Ra3......a5
2.De2...
...d3
3.Dxd3...
...Txb3+ - e o branco ABd.

sábado, 8 de outubro de 2011

Mundial Amador 2011 - destemidos ...

amador sim mas não sem coragem. Muitas partidas com sacrifícios, vão pra cima mesmo em busca do titulo mundial. Diferente da profissional , com muitos empates, a categoria amadora lembra o xadrez da escola romântica dai o siginificado AMADOR = Amante, namorado. Apreciador: amador de quadros. ou ainda "Que pratica qualquer arte ou esporte, sem ser um profissional". É o que está fazendo Francisco Serra Azul Neto (foto) em outro continente.

T.Ozdemir (1956) 1/2 I.Sevin (0000)


C.Mihciyazgan (0000) - A.N.F.Serra (1981)


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mundial Amador 2011 - que dureza ...

partida tranquila sem grandes complicações, sem correr risco, contra um garotinho sem rating ... no mínimo empate fácil ... era o que devia estar pensando o brasileiro Serra Azul. Só pode ter desconcentrado e aí ....
33. Kg2 Kg6 34. Kh3 Kh6 35. Kh4 g6 36. h3 g5+ 37. fxg5+ Kg6 38 .g4 hxg4 39. hxg4 f4 40. Kh3 Kxg5 41. Kh2 Kxg4 42. Kg2 f3+ 43. Kf1 Kf4 44. Kf2 Ke4 45. Ke1 Kxd4 0-1
acabou a invencibilidade ...

A.N.F.Serra (1981) - I.Sevin (0000)
World Amateur Chess Championship Antalya, 07.10.2011
Vacilei, me perdi, você estava bem aqui
Mas eu não dei valor..
Vacilei, vou sofrer, posso até enlouquecer
Volta por favor!

Caiu a ficha, deu tudo errado pra mim,
demorei muito, pra perceber que era o fim.
Caiu a ficha, agora que eu me toquei
que podia ser feliz, mas reconheço que vacilei..

No começo era fácil, eu não te dava nem moral
Mas se te vejo com outro agora, fico passando mal.

by Mestre Jedai Fernando e Sorocaba

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Considerações de um Treinador - XVIII ...

Às vezes, você só precisa de uma chance. Acredite em si mesmo para alcançar seus sonhos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mundial Amador 2011 - Serra Azul facil ...

vitória do brasileiro valido pela 4º rodada. Agora ele está na 17º colocação com 3.0 pontos ...

A.Prabajith (SRI - 1820) - A.N.F.Serra (BRA - 1981)

Topalov 2 X 2 Irlanda ...

segunda-feira 03 de outubro no Hotel Clarence, Wellington Quay, Dublin houve este desafio e não foi um resultado ruim para nenhum dos dois mas também não foi bom. Topalov não fez nenhuma proeza a lá Kasparov mas não perdeu o match. A Irlanda conseguiu uma vitória sobre o ex-campeão mundial. Topalov perdeu para GMAlex Baburin, empatou com o MI Sam Collins 2436 e MI Alex Lopez 2414 e venceu MI Mark Quinn 2398.


Alex Baburin (2535) 1 - 0 Veselin Topalov (2768)



domingo, 2 de outubro de 2011

Mundial Amador 2011 - quase ...

que não começa bem o brasileiro Serra Azul em sua estreia no torneio na Turquia. Jogando com as brancas começou errando na abertura e no meio jogo estava perdido quando conseguiu o empate. Há 67 jogadores da Albânia, Brasil, Colômbia, Croácia, Egipto, França, Índia, Líbano, Malásia, Mongólia, Holanda, Rússia, Sri Lanka, Síria, Türkiye e os Estados Unidos. Amanhã acontece a terceira rodada. O brasileiro Francisco N. Serra Azul está com 1.0 pts.
Francisco Serrra Azul (1981) 1/2 Gurel Kulles (1712)


interessantes ...:

Parecia uma vitória facil para as pretas mas o turco Ali Bullent jogou TxBc6 aí que as coisas ficaram realmente "pretas" para o colombiano José Ariel...(se toma a Torre leva f6 !!!).
Dia duro para a Colombia..., também com as pretas, parece fácil com Dg6+ e as brancas vão perder o Cavalo ou a Torre. Daí o colombiano jogou Re6 e o turco Halil jogou Txe6+ ! Bom, pelo menos empatou ...

XP .: repararam no cartaz dos torneio ... chinelinho, praia e xadrez ... talvez por isso tantos erros ... apesar de ser amador ...