quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ajuda aos Universitários ...

No Mundial Universitário acabei separando três partidas que mostram como NÃO é preciso preparar muito para este torneio:


Começamos com o poderoso americano Wang yue que jogava com as branca e fez o interroga Te1, levando Txb2+ seguindo Rxb2 Cd3+, levando um peão. Ou seja todo GM tem o seu dia de patureba.
Wang Yue (2732) 1/2 Ilya Khmeiniker (2483)

A posição das brancas já estava difícil mas depois de a3 pendurando o Cavalo ai....ui...... Txb3 fica fácil. Veja só o rating dos universitários.

Susanto Megaranto (2516) 1 - 0 Bayarsalkhan Gundavaa (2460)


Me lembro do "maestro" Garcia, lá do CXS, ensinando a garotada quando dizia "que se eles não conseguiam ganhar os finais básicos de que adiantava aprender abertura".


No final ao lado as pretas acreditaram que as brancas não conseguiriam dar mate com Cavalo e Bispo, então após 73 Rxb3 conseguiu o empate no lance 123 pois estava certo...

Marco Gaehler (2292) 1/2 Milos Roganovic (2497)

Bilbao 2010 - Shirov e Kramnik ...

Terminada a fase de classificação Shirov e Kramnik vão se juntar a Carlsen e Anand para a grande final em outubro na cidade de Bilbao.

Wang Hao (2724) 0 - 1 Alexei Shirov (2749)

domingo, 5 de setembro de 2010

Considerações de um Treinador - XXII ...

by WGM Natalia Pogonina a essência é: sucesso no xadrez não tem a ver com adotar uma maneira mágica de pensar ou ler 100 livros sobre meio-jogo e aberturas. Vejo muita gente que chegou à Mestre Internacional e até Grande Mestre Internacional sem qualquer software específico, apenas lendo alguns (bons!) livros. A chave para o sucesso deles é que eles jogam constantemente, aprendendo com jogadores mais fortes. Não me entenda mal, não estou sugerindo técnicas de estudo da idade da pedra. Claro, você deve se aproveitar dos melhores métodos de treinamento. No entanto, o componente mais importante para o sucesso (pelo menos no nível menor de GMs e abaixo) é a prática.

Lembre-se do princípio de Pareto aplicado aos amadores no xadrez: sucesso é 80% prática e 20% estudo. E não tente imitar programas de treinamento de GMs da elite como Anand, Carlsen ou Kramnik. É o mesmo que tentar copiar a rotina do Arnold Schwarzenegger na época em que ele era Senhor Universo, com os mesmos pesos que ele usava - você vai quebrar, mentalmente e fisicamente.

É importante mencionar a parte psicológica: estudar cria muita tensão, então é preciso jogar partidas ao vivo para liberá-la. Caso contrário você vai ficar preso na frente do monitor jogando xadrez relâmpago ou xadrez por correspondência (sem ofensa a esses passatempos - eu os aprecio muito). E mais: você não sentirá satisfação alguma no que está fazendo, deixando de obter a sensação de realização. Digamos que você tenha estudado bastante e ficou 100 pontos de rating mais forte. Mesmo assim, se você não estiver motivado o suficiente para jogar alguns torneios e pôr isso à prova, seu rating será sempre o mesmo. E é lamentável não obter aquilo que se merece.

Em uma nota à parte: algumas pessoas simplesmente tem medo de perder sua dignidade ou serem feitas de chacota caso joguem um torneio e se saiam mal. Só que na pior das hipóteses você vai perder algumas partidas. Não obstante, muitos GMs famosos tiveram torneios onde perderam mais do que ganharam. Todos tem conquistas e fracassos. Além do mais, um fracasso no xadrez não quer dizer nada além de que você não jogou bem naquele evento. Isso não deve ser associado à própria inteligência, sucesso pessoal, etc.

Ainda sobre medo: são os jogadores de maior rating que devem se preocupar. Digamos que você esteja jogando contra um GM (ou mestre nacional, ou jogador avançado - eu quero dizer, qualquer um que venha a ser "preocupante" em relação ao seu nível). Os amigos deles de fato irão zombá-lo se ele perder ainda que seja 0,5 ponto contra você, ele arrisca perder vários pontos de rating (e você 1, talvez), ele pode ser um profissional que precisa chegar na premiação, etc. Então todas as condições vão em teu favor, simplesmente aproveite a chance para aprender com alguém mais forte e tente acertá-lo!

Sobre tomada de decisões no tabuleiro: é um assunto complexo. Muitos tentaram formalizar isso (desde Steinitz). Geralmente se começa por avaliar a posição usando diferentes parâmetros e então se decide qual lance deve ser feito. O problema com esses esquemas é que eles são um tanto artificiais. Não há um GM que pense tudo aquilo antes de fazer um lance.

Para GMs jogar xadrez é como andar de bicicleta. É difícil e não há como descrever em detalhes como se consegue, mas depois de um tempo de prática você fica bastante hábil.

O que você precisa é desenvolver seus instintos, seu senso do que é certo e errado. Por exemplo, quando se joga relâmpago ou "bullet" [termo sem tradução adequada; modalidade em que se joga com 3 minutos ou menos, refere-se principalmente ao xadrez jogado com 1 minuto para cada lado - N.T.], os lances são totalmente baseados em experiência e instinto. E, conforme seu nível de habilidade aumenta com a prática e o estudo, sua compreensão lhe ajudará a tomar decisões mais conscientes.

Bilbao 2010 ...

Terminada a primeira volta temos dois líderes Aronian e Shirov que coincidentemente venceram a Wang"saco de pancada" Hao. Kramnik empatou as três e está em terceiro. Wang está em último lugar.

Alexei Shirov (2749) 1 - 0 Wang Hao (2724)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bruno Conti foi Bronze ...

O enxadrista de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Associação de Xadrez - AXPG), Bruno Henrique Conti Pachioni, conquistou medalha de bronze no 55º Torneio Refinaria Presidente Bernardes/PetroBras, válido como quarta etapa do Circuito Cubatense. O evento, finalizado no domingo (29), ocorreu no Sesi do Jardim Casqueiro, em Cubatão.

Além dele, Airton Carlos Nunes Raimundo e Bruno Silva de Paula terminaram nas quarta e quinta colocações, respectivamente. Leonardo Bispo (Santos) e Matheus Nakajo (Cubatão) obtiveram os dois primeiros lugares. Na classe feminina livre, a praiagrandense Israella Kuulme sagrou-se campeã.

Líder – Após a somatória de pontos obtida por cada atleta, nas quatro etapas do Circuito Cubatense, o enxadrista de Praia Grande Bruno Silva manteve a liderança da classe absoluta (a principal do evento). Ele possui nove pontos de vantagem para o segundo colocado Matheus Nakajo (Cubatão).