terça-feira, 29 de setembro de 2009

Festival Nacional Interclubes

No Clube de Xadrez de Curitiba vai acontecer o Interclubes em duas categorias. A categoria Principal formada por clubes, prefeituras e autarquias, e a categoria Aberta formada por jogador sem representação de entidades.
Taí uma boa oportunidade de se joagr em equipes.

Pearl Spring Nanjing - 2º rodada

O torneio pode ser dividido em três grupos até agora. Grupo 1: Carlsen. Grupo 2: Aqueles derrotados por Carlsen. Grupo 3: Aqueles que não jogaram com Carlsen.
Estamos com apenas duas rodadas e Carlsen teve as brancas, em ambos os jogos. Mas foram duas rodadas muito impressionantes para Carlsen, que primeiro conseguiu esmagar Leko e agora Topalov.
Topalov, que este ano alegou que Anand era seu único concorrente, foi estrondosamente derrotado, e Carlsen que provavelmente deve atrasar a cerimônia de coroação de campeão do mundo.
Kasparov não está na China mas deve estar rindo a tôa.

Carlsen (2772) 1 - 0 Topalov (2813)

Classificação:
1. Carlsen 2.0
2. Wang Yue, Jakovenko, Radjabov 1.0
5. Leko, Topalov 0.5

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pearl Spring Nanjing - 1º rodada

A média é 2763, o que torna o evento categoria 21.
Como no ano passado os jogadores estão vestindo roupas especiais chinesas - desta vez colorido, camisas brilhantes - e para seu jogo de primeira rodada contra Leko, Carlsen decidiu tentar algo de novo no tabuleiro, como a Escocêsa (influência de Kasparov? Já que o mesmo popularizou a abertura nos anos 90). O jovem norueguês tinha jogado esta abertura apenas algumas vezes em sua carreira, por isso talvez seja um primeiro sinal da cooperação entre ele e Garry Kasparov.
Foi uma vitória muito convincente e se uma coisa que parece claro é que a Magnus Carlsen está lá para ganhar.
Empate nas partidas: Topalov contra Jakovenko e Wang Yue contra Teimour Radjabov

Carlsen (2772) 1 - 0 Leko (2762
)

domingo, 27 de setembro de 2009

Match - Alexandr Fier X Henrique Mecking

Terminou tudo igual no match do Fier (a juventude) contra o Mequinho (o experiente) , uma vitória para cada lado e dois empates. Excelente a organização Liga de Xadrez e a veiculação via internet com a matonet.com.br e CTX, análises com MI Mauro Guimarães e arbitragem do MI Alexandru Segal.

Vale o puxão de orelha dado por um de seus organizadores André Serrone:

"Quanto ao match, sei que muita gente está acompanhando pela internet e tal. Porém, é decepcionante a quantidade de pessoas que marcam presença no teatro e na sala de análises.
Todos aqui reinvidicam a difusão do xadrez, mandam e-mail para o "Programa do Jô", entre outras coisas que nunca darão certo.
Os patrocinadores estão de olho na repercussão que um evento de xadrez pode trazer... E se depender de vocês, continuamos na mesma. Bando de preguioçosos! Acordem!
O que dá certo é aparecer no evento, marcar presença. E quase ninguém vai. VERGONHA!
Quero ver o que vai dar um match entre o maior talento do Brasil na atualidade e o maior talento que o Brasil teve na história".

"Quem não prestigiar, por favor não venha com a ladainha de que o Brasil não tem perspectivas quanto ao xadrez. Esse evento, juntamente a outros que têm acontecido (e virão a acontecer) é um belo começo! E se o público aparecer, quem sabe no ano que vem temos alguns top 20 por aqui para um grande torneio...
O sucesso de futuros eventos enxadrísticos em nosso país depende muito do prestígio, interesse e presença do público. Um potencial patrocinador sabe da importância do xadrez, em diversos sentidos, porém dificilmente apoiaria algo que não traz resultados em termos de imagem, infelizmente. Isso é uma regra!"

Infelizmente isso foi uma verdade, faltaram os professores e seus alunos, nós os que sempre reclamam. Mas a semente foi plantada. Tomara que acordemos!

Supertorneio

O Nanquim Pearl Spring 2009 acontece 28 de setembro (primeira fase) até 9 de outubro (última rodada), em Nanjing, China. O torneio é composto por 6 dos maiores GMs no mundo: Veselin Topalov, Magnus Carlsen, Teimour Radjabov, Peter Leko, Dmitry Jakovenko, e Wang Yue. Com um prêmio total de 250.000 €.
Este é um torneio em que o público irá tirar algumas conclusões:
Topalov conseguirá se manter como número um ? Está preparado para vencer Anand pela disputa do mundial?
Carlsen, treinado por Kasparov, tem realmente chances de um dia vir a ser campeão mundial?
Radjabov, agora como cidadão russo para ser campeão mundial, vai finalmente explodir?
Leko, 6º no ranking mundial, tem fôlego para estar aqui? No último torneio ficou na frente de Carlsen.
Jakovenko conseguirá voltar a ser top 10?
Wang Yue, o melhor jogador chinês e 15º do mundo, será apenas um coadjuvante?

É o bicho vai pegar ...

As rodadas começam às 15:00 horário de Pequim, que é 3:00 E.U.A.

sábado, 26 de setembro de 2009

I "Ping" Fabica do Esporte - final

Foi muito boa a receptibilidade dos jogadores neste I torneio, nas novas dependências da Fabrica do Esporte - Mestre Shinzato - em Praia Grande/SP, local apropriado para outros esporte e a prática do Xadrez. No torneio relâmpago tivemos a participação de 18 jogadores que disputaram oito rodadas. O campeão, digo supercampeão, foi o Edgar Rodrigues (olha que o cara trabalhou de zero-hora), com 7.0 pontos. Em segundo o veterano Florencio (que tremia bastante com essa sua volta aos tabuleiros), mesmos 7.0 pontos. Bruno Conti levou o bronze mesmo número de pontos de Yuri Matos, Airton e Rodrigo 5.0 pontos.
Completando a classificação :
7º Jonathan, Wilson 4.5
9º Fabrício, José Roberto 4.0
11º Cassiano 3.5
12° Carlinhos, Aparecido, Suele, Mariana 3.0
16° Luis Estevam 2.5
17° Juliana 2.0
18° Rafael 1.0

No mínimo uma vez por mês haverá um "ping" de xadrez pra agitar a Praia Grande - SP

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Torneio de Xadrez na "Fabrica do Esporte"

Com o intuito de divulgar o xadrez na cidade de Praia Gande e o espaço -"Fabrica do Esporte" Mestre Shinzato - Rua Mococa 685 no Boqueirão, será realizado no próximo sábado dia 25/09 um torneio relâmpago, com início previsto para 15h00, inscrições a R$ 5,00. Já estão confirmados Airton, Bruno Conti, Florencio, Yuri, Edgar, Bruno Silva.
Mais informações com prof. Wilson 97844523 ou com Florencio 91196116

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Olimpíada de Xadrez do Interior SP

Itapetiniga é conhecida, também, como "Terra das Escolas", "Atenas do Sul Paulista" e "Terra da Cultura".Sua população estimada em 2008, era de 156.075 habitantes,
Possui uma economia fortemente voltada à agricultura. A pecuária é de relativa importância no sudoeste paulista. Os principais produtos cultivados são: grama, batata, hortifrutícolas e cana-de-açúcar para a fabricação de álcool.A produção de lenha e madeira em tora de florestas cultivadas (silvicultura) e a resinagem de espécies florestais dos gêneros Pinus também se mostram importantes atividades no município.
É neste muicípio, do interior paulista, que em dezembro sediará um raro torneio por equipes
aberta a qualquer equipe (4 Titulares e 1 Reserva) que represente um município do interior do Estado de São Paulo. Várias equipes poderão representar uma cidade. Ex. Itape A, Itape B, Itape C... cadastro FPX obrigatório
Sistema e Ritmo - Híbrido. Suiço em 5 rodadas com partidas de 61´KO (*3), 5 rodadas com partidas de 21´KO (*2) e 5 rodadas com partidas de 5´KO (*1). E com tudo isso o campeão será aclamado como Campeão Paulista do Interior.

Legal ...

domingo, 20 de setembro de 2009

Considerações de um Treinador - XVI ...

Boemia (português brasileiro) durante muito tempo, essa expressão foi utilizada para rotular indivíduos que não eram, digamos, "muito responsáveis". Pessoas sem regras ou disciplina, incapazes de parar em qualquer emprego ou de constituir e sustentar uma família.
Ainda hoje a palavra tem esse sentido pejorativo. Mas nem todos os boêmios dedicam-se o tempo todo a noitadas alegres, regadas a álcool.
Conhece algum enxadrista que vai para algum torneio que se parece com a descrição acima? Quando temos a chance de jogar um torneio devemos esta em condições tanto fisicas e mentais. Quem não está acostumado, com exercícios, uma caminhada já ajuda. Respeite o horário de sono, 8 horas. Nada de medicamento para diminuir o nervosismo. Eles deixam o raciocínio lento. Antes das partidas relaxe, curta o sol. No dia do jogo não sobrecarregue o organismo com comidas pesadas. Em dias quentes abuse de muita água e repositores isotônicos.
Não adianta treinar muito e deixar a saúde pra lá. Cuidados com a alimentação, sono e prática de exercícios são fundamenais para quem quer chegar lá.

sábado, 19 de setembro de 2009

III Torneio da Primavera

Válido pela quinta etapa do circiuto cubatense, vencido pelo jogador de Cubatão e atual campeão paulista sub20 Mateus Nakajo, a equipe de Praia Grande acabou ficando bem colocada. Airton Carlos ficou com a 2º colocação e Bruno Conti assegurou a 3º colocação. Outros enxadristas praiagrandenses premiados em suas respectivas categorias foram : Luiz Estevam, Mariana Victorino, José Aparecido e Renata de Luna.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

1º Torneio Internacional de Xadrez Online

Iniciativa do site Mundial Chess que permitirá a participação de qualquer enxadrista interessado, independente do seu nível técnico, de qualquer lugar do mundo.

A disputa será realizada em três torneios distintos de xadrez:

- para jogadores sem Elo (FIDE);
- para jogadores com até 2200 pontos Elo (FIDE);
- para jogadores com mais de 2201 pontos Elo (FIDE).

Todos os torneios serão disputados no sistema suíço de emparceiramento, com partidas de 30 minutos, 15 minutos, 3 minutos e morte súbita até definir o vencedor final.
É do conhecimento de todos que existem muitos torneios de xadrez online, mas a menos que eu esteja enganado, nenhum que tenha sido dotado com prêmios de mais de 130.000 euros.
Além disso, os ganhadores poderão disputar uma partida de xadrez ao vivo contra uma das estrelas do xadrez mundial participantes do VIII Festival Internacional de Xadrez de Benidorn.
É importante destacar que tanto a viagem a Benidorn como a estadia no Grande Hotel Bali estão incluídas no prêmio.

O período de inscrição já está aberto e (assim como demais informações) pode ser feito no endereço: http://www.mundialchess.com/chessonline/es

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sergei Karjakin agora é russo ...

O ex-Ucraniano Sergey Karjakin, que conseguiu tornar-se o GM mais precoce do mundo (com apenas 12 anos e 7 meses) agora tem nacionalidade russa, concedido pelas mãos do próprio presidente da Rússia, Dmitri Medvedev. Desde o mês de agosto Karjakin é oficialmente Russo, porém sua primeira aparição defendendo a bandeira russa, foi a final do Grand Slam de Bilbao. Como reagirá Ivanchuck, Ponomariov, Eljanov e etc.???
Karjakin junto com Carlsen, Topalov, Aronian estão querendo ser o campeão do mundo de xadrez.
Desfalque considerável na seleção Ucraniana nas Olimpiadas de Xadrez.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Xadrez pelo Mundo - "porrada" ...

Duas partidas me chamaram a atenção esta semana:

- Alexandr Fier, jogando no estilo romântico do início do século, contra MF Joseph Ryan. Muita loucura .. parece até "ping" da internet, mas é a partida do nosso melhor jogador da atualidade.

Fier,A (2644) - Ryan,J (2292)
II Obert Internacional d'Escac Sabadell (Spain) (7), 08.09.2009


- Sergey Karjakin "apertando", o até então líder isolado do torneio de Bilbao, Grishuk. "Apertou e espremeu" tanto que cai a posição das pretas muito rapidamente e termina de forma simples.

Karjakin,Sergey (2722) - Grischuk,A (2733)
2nd Grand Slam Masters Bilbao ESP (3), 08.09.2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dream Team = Carlsen - Kasparov

Foi o maior segredo mantido durante o ano: Magnus Carlsen, de 18 anos, quarto jogador classificado do mundo, ganhou o legendário Garry Kasparov, indiscutivelmente o maior jogador da história do xadrez, como seu personal trainer. Objetivo é fazer Magnus o número um do mundo no decurso do próximo ano. O jornal norueguês VG vazou a notícia.

"Você não vai encontrar um nome maior do que Kasparov," diz o ex-mentor Carlsen GM Simen Agdestein ", nem um treinador mais competente". "Ele está treinando apenas uma pessoa no mundo, e é Carlsen, porque ele acredita Carlsen é o jogador com mais talento lá fora", disse Espen AgdesteinQuando Kasparov se aposentou em 2005 tinha sido um número de um mundo pacífico 1985-2000.

Agora, o ex-diretor do Mortensen Hjemmet, Espen Agdestein, está trabalhando em tempo integral para encontrar patrocinadores para Carlsen. "Meu trabalho agora é fazer com que um objeto Magnus muito atraente para o mercado e escolher os patrocinadores certos, que podem construir uma marca", diz Agdestein. "Enquanto Kasparov é uma lenda viva, Carlsen é a maior atração que existe no mundo do xadrez hoje. Este é o "Dream Team".

"Com tantas vitórias que vem de forma relativamente fácil para o seu imenso talento e espírito de luta, o ingrediente final crucial do trabalho incansável vai garantir seu lugar na história", disse Garry Kasparov ao VG. Ele acredita que Carlsen já está muito perto de ser o número um, apesar da sua tenra idade. "Em seis meses de trabalho com Magnus eu vi nele muitas das qualidades dos grandes campeões", acrescenta Kasparov .

domingo, 6 de setembro de 2009

Duas notícias ...

Desembargador joga xadrez durante sessão:

O desembargador Carlos Roberto Santos Araújo foi flagrado jogando xadrez em seu computador, ontem, na mais importante sessão do pleno do Tribunal de Justiça da Bahia este ano. A reunião da mais alta instância da Justiça estadual foi convocada extraordinariamente pela presidente Sílvia Zarif para se discutir o fechamento do Instituto Pedro Ribeiro de Administração (Ipraj), braço gestor do TJ baiano. Foi uma reunião tensa, pois se debatia uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia do prazo concedido."Eu não estava jogando xadrez. Abri a página antes de a sessão começar, por curiosidade", alegou o desembargador. E a página ficou aberta (ao longo da sessão), completou ele, que só se manifestou uma vez na sessão de cerca de quatro horas. Os cliques do fotógrafo, no entanto, comprovam que o desembargador jogou durante a sessão. Entre a primeira e a sexta foto foram feitos dois movimentos: o 17 e o 18.

Aliás, poderiam verificar se o desembargador mencionado é ao menos um bom exadrista, uma vez que não o parece ser como desembargador. XP

Enxadrista Bêbado em Torneio na India:

O Open Kolkata tem atualmente uma história que está realmente fazendo as manchetes de todo o mundo no momento: "Mestre Drunken apanhados desprevenidos", "Star Xadrez cochila, durante o jogo". Francês topo GM Vladislav Tkachiev aparentemente "mostrou-se embriagado no local, dormia em seus movimentos várias vezes e teve que ser levado", segundo um dos relatórios. sob a influência de álcool, que mal podia se sentar em sua cadeira e depois de 11 movimentos, adormeceu com a cabeça descansando sobre a mesa. A partida foi adjudicada e a direção técnica julgou Tkachiev ser incapaz de completar os seus movimentos dentro do tempo estipulado de uma hora e 30 minutos.

Sem comentários ...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Top 100 - Setembro 2009

Saiu a listagem de rating FIDE e nela continua em primeiro lugar o bulgaro Topalov seguido do campeão do mundo Anand. Vemos também a impressionante subida de Ivanchuk de 30º para o 8º lugar. Ivanchuk e Gelfand, que já passaram dos 40 anos de idade, estão empatados mas Ivanchuk jogou mais partidas. Karpov está fora da lista pela primeira vez em muito tempo, possivelmente desde as primeiras listas em torno de 1970.

01 Topalov, Veselin BUL 2813
02 Anand, Viswanathan IND 2788
03 Aronian, Levon ARM 2773
04 Carlsen, Magnus NOR 2772
05 Kramnik, Vladimir RUS 2772
06 Leko, Peter HUN 2762
07 Radjabov, Teimour AZE 2757
08 Ivanchuk, Vassily UKR 2756
09 Gelfand, Boris ISR 2756
10 Morozevich, Alexander RUS 2750

Fier entrou no Top 100, em 95º, com 2644.
Agora ele é o maior rating do Brasil e o 6º das Américas! Está a frente do famoso GM Júlio Granda. Falta pouco para ele chegar ao maior rating FIDE já publicado de que ainda pertence ao GM Vescovi com ELO 2648.


01 Fier, Alexandr 2644
02 Vescovi, Giovanni 2636
03 Leitao, Rafael 2623
04 Milos, Gilberto 2603
05 Mecking, Henrique 2542
06 Diamant, Andre 2526
07 Lima, Darcy 2504
08 Mekhitarian, Krikor Sevag 2496
09 Sunye Neto, Jaime 2486
10 Matsuura, Everaldo 2483
10 Martinez, Carlos Alejandro 2483

Da baixada santista, somente temos representantes da cidade de Santos estão entre os Top 100 Brasil :



MF Roberto Assunção está com 2273 na 53º posição
MF Carlos Sega 2253 ocupando a 67º posição
Leandro Capelo 2220 na 82º posição