domingo, 30 de agosto de 2009

Torneio RBPC 2009

Mateus Nakajo, de forma invicta com 6.0 pontos, conquistou neste domingo o torneio de Cubatão, que contou com a participação de 35 jogadores. Wilson Zimmermman, em grande atuação do praiagrandense, ficou na segunda colocação seguido por Bruno Silva, ambos com 5.0 pontos.

Os demais classificados :
Airton Carlos, João Paulo Aguiar 4.5
Jonathan Pereira, Fabricio Nunes, Arquias Sofocles, Marcos Antonio Silva, Verônica Melo, Vinicius Oliveira 4.0
12º Bia Oliveira 3.5
13º Claudio Fornos, Aparecida Nascimento, Artemis Pâmela, Rodrigo Pereira, Ayrton Gabriel, Aparecido Olario, Vinicius Pinheiro, Mariana Victorino, Marcelle Matos, Luis Estevan Ariston Sócrates 3.0
24º Antonio Vinicius Vilaverd, Bernard Ferreira 2.5
26º Bianca Vieira, Verônica Dantas, Bryan Ferreira, Walter Stédile, Rodrigo Rocha, Antonio Cassiano 2.0
32º Paulo Henrique Mendes, Morgana Santos 1.5
34º Juliana Mascarenhas, Gabriel Mendes 1.0

Fiernômeno = Nº 1 do Brasil

Wikipédia nos diz : Alexandr Hilário Takeda Sakai dos Santos Fier (Joinville, 11 de março de 1988) é um enxadrista brasileiro que obteve a norma de Grande Mestre Internacional em 21 de outubro de 2006, sagrando-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre. No torneio Parque das Águas Claras, que contou com a participação expoentes nacionais como Jaime Sunye, Everaldo Matsuura e Jefferson Pelikian, obteve uma das maiores performances ELO da história do Xadrez: 3120, comparável à performance de Bobby Fischer no campeonato dos Estados Unidos.
Faça de conta que lá está a letra "e" : Alexander, esta é a pronuncia , do catarinense, nascido em Joinville e praticamente "criado em Curitiba" , e hoje jogando em São Paulo e pelo mundo.
Os melhores rating's brasileiros foram : Vescovi 2648, Milos 2644, Mecking 2635.
Provavelmente já é o melhor jogador brasileiro em força, e será também em rating, após a atualização da FIDE!

Hoje venceu o Torneio de Sants na Espanha, invicto e sozinho, com 8.5 em 10 rodadas. Começou com a espantosa série de sete vitórias consecutivas, trazendo-lhe uma grande vantagem e uma performance de 3172. Então, ele continuou com três empates sólidos para garantir o primeiro lugar.



Mequinho, na década de 70, chegou a ser o terceiro no ranking mundial, só que tinham uns 20 GM's de altíssimo nível. Mas devido a inflação de rating hoje, talvez em sua a época fosse melhor do que Fier, o que nao quer dizer que Alexandr Fier esta jogando inferior do que Mecking jogou em sua melhor fase. Fier poderá ultrapassar este grande feito? Dificil. Mas qual o limíte deste brasileiro?

sábado, 29 de agosto de 2009

Xadrez da Praia no Twitter ...

Inaugurando uma nova fase, com uma comunicação mais agil ,o blog entra na era do Twitter. Pelo pouco que já usei é uma ferramenta mais rápida e que pode ser feita do local do evento, através de um celular.
E pensar que eu comecei a blogar há mais de um ano, sem pretensões, tomei gosto pela coisa. Agora vou Twittar ...
Link no blog.
Sigam-me !!!
www.twitter.com/xadrezdapraia

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mais Xadrez pelo Mundo ...

Fier , que no ano passado foi bem, este ano retorna a Espanha e vai fazendo bonito. Está com 4.0 pontos e é um dos líderes do XI Open Internacional de Sants, e seus 300 jogadores. Segue a sua 4º vitória.
No mesmo torneio , Krasenkov o número 1, levou uma surra de um MI de número 27, em apenas 15 lances. Não deve esquecer tão cedo...

GM Alexandr Fier (2064) 1 - 0 MI Florian Grafl (2426)

MI David Larino (2455) 1 - 0 GM Michal Krasenkov (2631)


Decisivo foi o empate, em 104 lances, que conseguiu Ivanchuk para sua conquista do Grande Prêmio da FIDE - Jermuk. Mesmo num fina,l com Dama por uma Torre, Ivanchuk reclamou empate na posição por não terem movido peões ou troca de peças em 50 lances.

GM V. Ivanchuk (2703) 1/2 GM Gata Kamsky (2717)

sábado, 22 de agosto de 2009

Copa “Aurélio Batista Félix”

O professor Wlamir Ursini anuncia :

V ETAPA DO CIRCUITO SANTISTA DE XADREZ ESCOLAR POR SERIE
Dia 30 de agosto (domingo) - Ginásio Rebouças (Ponta da Praia) - 9 horas

inscrição gratuitas até sexta 28/08
ocasol@ig.com.br, tel.97383175

Todos os participantes ganharão camisas, bonés e tabuleiros!
Pedimos a todos que nesta etapa usem somente a camisa do patrocinador do evento.
Premiações: 100 medalhas e 32 troféus!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

John A Curdo

Muitos jogadores de xadrez de topo apresentam tiques nervosos na intensidade do torneio. John Curdo vai apertar sua bochecha, duas vezes, passar o dedo sobre um lábio. Apertar, percorrer um movimento fugaz inconscientes adquiridas ao longo de 60 anos como um dos melhores jogadores da Nova Inglaterra - E.U.A.
Com um estilo agressivo, Curdo conquistou seis títulos New England Open e 18 campeonatos estaduais, a partir de 1948, quando ele assumiu o título de Massachusetts como um auto-didata. Sua carreira de 830 vitórias em torneios são acreditados para ser um recorde mundial.
“Ele é uma lenda", disse Larry Christiansen, três vezes campeão de xadrez E.U.A. "Eu acho que um ano em Massachusetts, ele ganhou 40 torneios, praticamente todos os finais de semana."
Agora 77, Curdo, o prodígio, ainda compete, mas como um velho guerreiro, em um jogo dominado pelos jovens, mentes ágeis e de computador com programas de estudo. Poucos têm durado tanto tempo. "As pessoas desistem porque eles adoecem de ficar abatido", disse Curdo.
Seu último campeonato estadual foi de 24 anos atrás. "Naquela época, eu era competitivo", disse ele. "Você perde muito com o tempo". Agora, quando ele joga, suas mãos tremem. Mas ele ainda está competindo em 30 a 40 torneios por ano.
"Dinheiro é o que me leva a fazer isso", disse no último domingo no Aberto Continental, um torneio de quatro dias em Quatiguá. "A tensão, como é o jogo".
Curdo adversário na manhã deste domingo foi Filipe Sells de Albany, NY. Em um salão de exposições do hotel, morto em silêncio apesar de mais de 100 jogos em andamento, Curdo pressionou o ataque contra um adversário com quase metade de sua idade.
"John Curdo sempre teve a capacidade de atacar de forma muito agressiva", disse Alan Trefler, executivo-chefe da Pegasystems que, em 1975, vinculado ao título Open World.
A mão repete o gesto de cintilação: apertar, apertar, percorrer. Depois de 2.5 horas, o rei de Sells foi preso. O jovem sorriu e resignado com um aperto de mão. Ele pediu a Curdo para autografar sua planilha, que Curdo fez. Então, murmurando sob sua respiração, como em relevo, o jogo acabou.
A vitória manteve Curdo na disputa de um pouco mais de centenas de dólares em prémios monetários. "Se eu tivesse perdido esse jogo, eu teria caído fora do torneio, sem nenhuma chance de correr atrás de dinheiro, não haveria razão para jogar", disse Curdo.
"Há uma velha piada que se você escreveu um livro sobre a vida sexual dos jogadores de xadrez, que teria um monte de páginas em branco."
Doze anos atrás, em 65, Curdo se casou com sua esposa, Carol, a mãe de um dos seus alunos de xadrez. "Não perdi toda a minha vida no xadrez, eu tenho uma esposa maravilhosa", disse ele.
Ivanov, 53 anos, disse em uma entrevista que Curdo "não é tão forte como costumava ser".
"É um jogo para os jovens, com todo mundo aprendendo a partir de computadores", disse Ivanov.
No entanto, a velhice constrói experiência que pode fazer jogadores como John Curdo muito perigoso. "É difícil aprender a jogar xadrez", disse Ivanov, "mas você não pode desaprender isso".

by boston.com

John A Curdo 1 - 0 Ilya M Gurevich 98º Rhode Island State Championship Providence 1984

Só pra terminar ele é MF com ratinng FIDE de 2255 ...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Stauton Memorial 2009 - final

Só para deixar registrado o excelente torneio que jogou Viktor Korchnoi, 78 anos, terminando na terceira colocação e tendo carimbado o primeiro colocado Jan Timman. Quem acompanhou o torneio viu um Korchnoi sempre buscando a vitória.

I IRT Aberto de Cananéia

Cananéia foi a primeira região povoada do Brasil, marcada por conflitos entre europeus para a exploração das riquezas naturais do novo continente. Para garantir maiores recompensas, Portugal enviou uma frota de navios em busca de ouro.
A principal fonte de renda do povo é o turismo e a pesca, sendo o artesanato e a culinária típica caiçara outros atrativos da região. Uma região bastante visitada pelos turistas é a Ilha do Cardoso, acessível via mar, com a travessia feita majoritariamente pelas escunas.
Foi lá que o pessoal de Praia Grande foi treinar neste final de semana.
O Campeão foi Renato Rodrigues Quintilizano (Jandira), seguido de Evandro Amorim (Campinas) e de Edgar Rodrigues (avulso). O melhor praiagrandense foi Bruno Silva na 17º colocação. Bruno Conti foi o 20º, Airton Carlos foi o 29º, Fabrícioo Rodrigues foi o 33º, Wilson Zimmerman foi o 36º , Yuri Matos foi o 38º e Jonathan Oliveira foi o 41º colocado.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Staunton Memorial 2009 (7 Round)

Dois "dinossauros" do tabuleiro ainda em grande atividade e estão entre os melhores do mundo.

Jan Timman (Amsterdan, 14 de dezembro de 1951), seus maiores feitos são dos anos 70 e anos 80. Venceu o campeonato nacional dos Países Baixos em nove ocasiões e foi o desafiante ao título mundial. Jogou a final do Campeonato do Mundo da FIDE em 1993, perdendo para Anatoly Karpov. Durante os anos 80 e começo dos anos 90 foi considerado o melhor jogador não-soviético.

Viktor Korchnoi (Leningrado,23 de março 1931) é um jogador profissional de xadrez, cidadão suiço, e atualmente o mais antigo GM no mundo em atividade. Ao todo, Korchnoi foi candidato ao Campeonato Mundial, em dez ocasiões (1962, 1968, 1971, 1974, 1977, 1980, 1983, 1985, 1988 e 1991). Em Setembro de 2006, ele venceu o Campeonato Mundial Xadrez Sênior.

GM Jan Timman (2569) 0 - 1 GM Viktor Korchnoi (2561)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Panamericano por Equipes 2009 - final

O Brasil venceu, hoje, o Panamericano por Equipes, ao empatar o match decisivo contra a equipe de Cuba (Vescovi 0,5 x 0,5 Leinier Dominguez; Leitão 1 x 0 Bruzon; Fier 0,5 x 0,5 Corralez; Milos 0 x 1 Quezada). Com o resultado, a equipe brasileira finalizou a participação com 15,5 pontos dos 20 possíveis (3,5 a 0,5 Colômbia; 4 a 0 Rep. Dominicana; 3 a 1 Venezuela; 3 a 1 Argentina; e 2 a 2 Cuba), enquanto Cuba terminou com 14,5 (2,5 a 1,5 Vezezuela; 3 a 1 Colômbia; 3,5 a 0,5 Argentina; 3,5 a 0,5 Rep. Dominicana; e 2 a 2 Brasil).
Com a conquista, o Brasil obteve a única vaga para disputar o Mundial por Equipes de 2010, que será na Turquia.
Parabéns para cada nosso enxadrista campeão , tenham jogado ou não , e toda uma equipe que está colaborando e muito para a evolução enxadristica do nosso País.
Não interessa preferências sobre alguns nomes, mas foi uma equipe que ganhou , e esta equipe está também representando, muito bem, muitos anos de luta , para no Brasil o jogo de xadrez seja reconhecido.
Temos outros enxadristas , do passado , no presente e outros de grande futuro , que merecem ser lembrados nesta hora .

L Bruzon Batista (2619) 0 -1 Rafael Leitao (2610)


Acordem patrocinadores para esta vitoria brasileira !!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Panamericano por Equipes 2009 - 3

O Brasil está 1,5 pontos na frente de Cuba , que em "tese" , seria o nosso maior rival.
Os enxadristas não poderão titubear no jogo de amanhã contra a Argentina . O Brasil fez tres pontos em cima da Venezuela , a Argentina fez dois pontos , nossos jogadores podem ser considerados melhores e estarem numa boa fase, mas sabe como é jogo contra nossos "hermanos" desde de palitinho até no xadrez é sempre complicado
Cuba deve jogar contra a Republica Dominicana , com muita chance de fazer 4 x 0 ...
O Brasil , precisa , procurar manter pelo menos 2 pontos a frente de Cuba , após a quarta rodada de amanhã.
É tambem o calculo do Grande Mestre Disconzi , jogar contra Cuba , com pelo menos estes 2 pontos de vantagem.

Resultados da 3º rodada:

Argentina 0.5 X 3.5 Cuba
Brasil 3.0 X 1.0 Venezuela
Colômbia 2.0 X Rep. Dominicana 2.0

Classificação :

1. Brasil 10.5
2. Cuba 9.0
3. Argentina 5.5
4. Venezuela 4.5
5. Colômbia 3.5
. Rep. Dominicana 3.0

Vídeo - Susan Polgar no National Geographic

Documentário "Mente Brilhante - Desenvolvendo a Genialidade" da National Geographic Channel sobre xadrez e o cérebro humano, contando-se a história da enxadrista húngara naturalizada estadunidense Susan Polgar (1969) - a primeira mulher a conseguir o título de GM. Dublado em português do Brasil.

parte 1:


parte 2:


parte 3:


parte 4:


parte 5:

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Panamericano por Equipes 2009 - 2

Até agora tudo como manda o figurino. Hoje a República Dominicana não foi páreo para o Brasil e abrimos dois pontos do principal rival Cuba, que venceu a Colômbia. A Argentina não foi além de um empate contra a Venezuela.

Rafael Leitao (2610) 1 - 0 J. Dominguez (2368)


Classificação após a segunda rodada:

Brasil 7.5
Cuba 5.5
Argentina 5.0
Venezuela 3.5
República Dominicana 1.0

Xadrez pelo Mundo ...

O veteraníssimo Korchnoi, 78 anos, ainda em atividade e jogando o torneio Memorial Stauton, na Inglaterra, não deve ter digerido esta derrota pela segunda rodada.

GM Viktor Korchnoi (2561) 0 - 1 GM Alex Cherniaev (2428)
Staunton Memorial 2009


Já no Grande Prêmio da FIDE, em Jermuk, segunda rodada, as peças atrapalharam Gata Kamsky e isso é fatal.

Dimitry Jakovenko (2760) 1 - 0 Gata Kamsky (2717)

Campeão Brasileiro Senior 2009

Herman Claudius empatou a última rodada com Segal e foi o campeão, com 6.5 em 7 possíveis.
Lucena ficou em segundo, com meio ponto menos. Segal, o campeão anterior, foi o terceiro, com 5.5. Lourenço foi o quarto, com 50% de aproveitamento.
Completaram a classificação Maurino (com 3.0), Jairo (2.5), Zeno Becker (1.0) e Diomário (0.0)
Prova contou com os três dos maiores campeões paulistas de todos os tempos:
Herman (com 7 títulos), Segal (4) e Lourenço (3 - único jogador a vencer três Paulistas seguidos)
Outro destaque foi a participação de pai e filho na prova: Lourenço João e Jairo Ribeiro Cordioli

H van Riemsdijk 1/2 A Segal

domingo, 9 de agosto de 2009

Panamericano por Equipes 2009 - 1

Bom começo da equipe brasileira que venceu a Colômbia agora a pouco.
Bonitinha foi a vitória rápida de Alexandr Fier, jogando no primeiro tabuleiro.

Fier (2604) 1 - 0 Castano (2337)


Resultados :

Argentina 3.0 X 1.0 Rep. Dominicana
Venezuela 1.5 X 2.5 Cuba
Brasil 3.5 X 0.5 Colômbia

Michael J. Basman

"cada minhoca tem a sua vez e cada rato deve morder o elefante"

Michael J. Basman (nascido em 1946, Londres, Inglaterra), Mestre Internacional, é um escritor prolífico, professor de xadrez, e um treinador que fez muitas contribuições para o campo heterodoxo do xadrez.
Basman é conhecido por escolher aberturas freqüentemente bizarras ou raras (como 1.g4, 1.h3, 1.e4 g5, etc.), incluindo o St. George Defesa (com os quais os GM Tony Miles uma vez derrotou o então campeão mundial Anatoly Karpov), e os Grob (para preto e branco).
Na Olimpíada Estudantil 1967 em Harrowchow, Checoslováquia, a equipe inglesa foi medalha de bronze ao bater a URSS por 3-1. A equipa era constituída principalmente de jogadores de Oxford e Cambridge , mas um membro importante foi o altamente talentosos e heterodoxo Michael Basman que venceu o decisivo jogo de uma duvidosa posição contra Vladimir Savon. Vladimir Savon ganhou o Campeonato Soviético em 1971.
Michael J. Basman poderia ter facilmente se tornado um GM se tivesse optado por fazê-lo. Mas a sua devoção ao ensino e ao treino de xadrez aos jovens o impediram de conquistar o título.

Henrique Mecking 0 - 1 Michael John Basman
Hastings 1966

Simon Bibby 0 - 1 Michael John Basman
British ch., 1990


"Alguns jogadores acreditam que o xadrez está quase morto. Que não há mais nada a ser descoberto nas aberturas. Que você tem que memorizar 20 jogadas para jogar xadrez corretamente. Não creio que isso seja verdade. Existem muitas novas e excitantes aberturas para se descobrir. Xadrez é vasto e ainda inexplorado."
by Clyde Nakamura

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pan por Equipes

A partir do dia 08 deste mês, a Cidade de Mendes/RJ sediará o PAN por Equipes, o qual contará com o total de 06 equipes participantes: Brasil, Colômbia, Cuba, Peru, República Dominicana e Venezuela. O evento classifica uma equipe para o Mundial por Equipes de 2010. O Brasil contará com fortíssima equipe, formada com:

GM Vescovi - 2631
GM Leitão - 2610
GM Fier - 2604
GM Milos - 2589
GM Diamant - 2520
GM Darcy Lima - 2504 (capitão)

Nosso time terá pela frente a formação principal de Cuba, adversária direta pela vaga no mundial, sendo este embate o mais aguardado por todos.

domingo, 2 de agosto de 2009

Continental 2009 - final

Depois de oito dias, onze rodadas, terminou a maratona do Campeonato Continental. de Xadrez. A partida final, entre Shabalov e Corrales, durou apenas sete lances (pra que correr risco) e os dois acabararam com 9.0 pontos. Depois vem a turma que terminou com 8.5 pontos e na briga para o desempate : Granda, Diego Flores, Ivanov, Mauricio Rios , Joshua Friedel, Gilberto Milos.

Destaques para o FM Jorge Cori e FM Edson Tsuboi que venceram os GMs Diamant e Neuris Delgado respectivamente.
Diversos jogadores alcançaram norma, com destaque para MI Mauricio Flores Rios (CHI) - norma de GM (válida como 20 partidas) e o rating necessário para superar os 2500, alcançando o título definitivo, uma vez que já era detentor de uma norma de GM. Outro a alcançar a cobiçada norma dupla de GM foi o jovem talento peruano, Jorge Cori - em 9 partidas, performance de 2632. A WFM Vanessa Feliciano, atual campeão brasileira, obteve performance de WIM, o que lhe rendeu norma de 13 partidas.


Classificação final :

01. GM Alexander Shabalov 9.0
02. GM Diego Corrales 9.0
03. GM Gilberto Milos 8.5
04. GM Diego Flores 8.5
05. GM Júlio Granda 8.5
06. MI Mauricio Rios 8.5
07. GM Joshua Friedel 8.5
08. GM Alexander Ivanov 8.5
...

Tiebreak :
Milos, Ivanov, Diego Flores e Granda se classificaram para o Mundial de Xadrez.

Os quase lá (perderam na última) e pararam nos 7.5 pontos :

10. GM Eduardo Iturrizaga
13. GM Giovanni Vescovi
17. GM Jaan Ehlvest
19. GM Rafael Leitão
20. MI E. Barrientos
...
Os melhores :

04. MI Mauricio Flores 8.5
14. FM Jorge Cori 8.0
28. Antonio Orsini 7.5 (não titulado)
60. WMI Deysi Cori 6.0
...
da baixada santista :

68. FM Roberto Assumpção 6.5
100. FM Carlos Sega 6.0
124. Silvio Ueti 5.5
141. João Danilo 5.5
156. Leonardo Bispo 5.0
...
último colocado :

Marcelo Melen Braga 2.0

Comentários MF Carlos Sega postado no orkut :

Sábado de manhã cansativo, tentei melhorar minha pontuação e aproveitar as brancas, joguei a inglesinha de praxe, fiquei melhor e de repente deu um branco e inverti os lances...tablas desanimadoras. De tarde não lutei e aceitei o empate mesmo tendo par de bispos x par de cavalos. Domingo empurrei um pouco contra uma abertura do centro muito sem sal, tablas. Bispo venceu uma grunfeld e depois perdeu para o Ivan por insistir numa linha de teimosia, domingo ele não jogou. J Danilo ganhou na garra uma Benko, empatou de noite numa posição melhor demonstrando cansaço, domingo perdeu rápido. Ueti empatou e perdeu no sábado e venceu no domingo com um gambito do rei. Assumpção teve um ótimo sábado vencendo ambas mas perdeu domingo para o E Matsuura.

Continental 2009 - falta uma ...

Sabadão, rodada dupla e ... nada de cansaço, nada de cabeça baixa, nada de se abater. Na penúltima rodada houve sim muita garra. Nas 16 primeiras mesas nenhum resultado de empate. Todos querendo a vaga e lutaram pelo ponto. Alexander Shabalov e Fidel Corrales (foto) venceram sua partidas e estão quase classificados. Jann Ehlvest e Gilberto Milos, os perdedores, agora tem que lutar muito na última rodada para deixarem a vaga escapar já que estão juntos com mais nove jogadores com 7.5 pontos. Antes deles vem Granda, Ivanov e D. Flores com 8.0 pontos.

Destaques ...:

Para a luta ferrenha por uma das vagas.
Frederico Matsura que venceu Mi Daniel Perdomo e está na 25º colocação, sendo o melhor não titulado.


GM Alexander Ivanov (2580) 1 - 0 GM Jaan Ehlvest (2614)


Classificação após a 10º rodada :

1. Shabalov, Corrales 8.5
3. Granda, D.Flores, Ivanov 8.0
6. Milos, Ehlvest, Leitão, Vescovi, M.Flores, Barrientos, Iturrizaga, Friedel, Diamant, Blanco 7.5

da baixada :
...
46. Roberto Assumpção 6.5
103. Carlos Sega 5.5
112. João Danilo 5.5
132. Leonardo Bispo 5.0
150. Silvio Ueti 4.5

sábado, 1 de agosto de 2009

Continental 2009 - Milos quase lá ...

Gilberto Milos empatou com Shabalov e continua em primeiro lugar, junto com o própio Shabalov, mais Jaan Ehlvest (foto) e Corrales, todos com 7.5 pontos.
Com os resultados finais da rodada vai ser muito difícil entrarem mais brasileiros em uma das seis vagas. Milos tá quase dentro e somente combinações de resultados vão permitir que André Diamant , Giovanni Vescovi ou Tsuboi se classifiquem. Correm por fora com 6.5 pontos.

Destaques :

André Diamant que estava de olho na liderança, levou um tático, de Júlio Grande (Te8), desconcertante.
MF Jorge Cori que venceu o MI Sandro Mareco e está com 7.0 pontos. O detalhe é que ele só tem 14 anos e esta em 9º lugar.
MF Kenji Tsuboi que venceu ao cubano o GM Neuris Delgado.
WMI Deysi Cori com 6.5 pois venceu o GM Alonso Zapata.

GM Julio Ganda (2647) 1 - 0 GM André Diamant (2520)


Classificação :

1. Milos, Shabalov, Corrales, Ehlvest 7.5
4. Felgaer. Lafuente, Flores, Granda, Cori, Ivanov 7.0

da baixada :
...
67. Roberto Assumpção 5.5
98. Carlos Sega 5.0
109. Leonardo Bispo 5.0
114. João Danilo 5.0
125. Silvio Ueti 4.5

O que diz o regulamento :

Os seis (6) primeiros classificam-se para a fase “Copa Mundial FIDE” , do ciclo do Campeonato Mundial. Em caso de empate (um ou mais jogadores), será assim definido:
-Empate entre 2 jogadores : 2 partidas de 15 minutos para cada jogador, com incremento de 10 segundos desde o primeiro lance. Em caso de empate serão jogadas outras 2 partidas de 5 minutos para cada jogador, se o empate persiste será jogada uma partida onde o branco terá 6 minutos e o preto terá 5 minutos; o jogador que ganhar o sorteio escolhe a cor da peça, em caso de empate ganhará o jogador com as peças pretas.
-Empate entre 3 ou mais jogadores : torneio Round Robin simples partida de 15 minutos para cada jogador com incremento de10 seg por jogada, desde o primeiro lance; em caso de empate se aplicará o desempate do Torneio Absoluto Suiço.

Continental 2009 - Milos + dois ...

Milos soube segurar Ehlvest e com isto conseguiu um empate e permanecer na liderança. Desta vez acompanhado de dois jogadores, um cubano Corrales, e uma americano Shabalov.
Jimenez Corrales jogou muito bem e não deu chances a Julio Granda, que por sua vez jogou muito estranho. Corrales venceu quatro vezes seguidas.
Shabalov (foto) veio de vitória frente a Vescovi, que tentou surpreender jogando uma Marshall, jogou tranquilo, vencendo num final de torres.
Pela nona rodada Gilberto Milos contra Alexander Shabalov, confronto dos líderes invictos. Corrales joga de pretas contra Friedel de olho na mesa número um.

Os destaques da rodada vão para ...:

Mais uma derrota de Alexandr Fier ou mais uma vitória de Diamant sobre Fier. Fier que foi a sensação até a quinta rodada fazendo 5 em 5 parou e fez 0.5 em 3 rodadas. Fier sempre joga pra ganhar o que as vezes atrapalha. André Diamant, campeão brasileiro, está invicto e vivo, de olho em uma das vagas. Pega, o sempre perigoso , Júlio Granda, de olho em uma das seis vagas.
Esse garoto, de 14 anos, o peruano FM Jorge Cori joga bem, já venceu dois GMs no torneio.
A irmã WMI Deysi Cori vai pelo mesmo caminho e já cumpriu os 50% do torneio ao vencer Terao.
Krikor continua sendo o melhor MI e aparece em décimo com 6.0 pontos.

GM Alexander Shabalov (2580) 1 - 0 GM Giovani Vescovi (2631)

GM Fidel Corralez (2602) 1 - 0 GM Julio Granda (2647)

GM Andre Diamant (2520) 1 - 0 GM Alexandr Fier (2604)


Classificação após 9º rodada :

1. Milos, Shabalov, Corrales 7.0
3. Lafuente, Ehlvest, Friedel, Diamant 6.5
...
da baixada :
...
92. Roberto Assumpção 4.5
102. Carlos Sega 4.5
117. Silvio Ueti 4.5
137. Leonardo Bispo 4.0
152. Joaõ Danilo 4.0

MF Carlos Sega postou no orkut :

Uma 8º rodada positiva para quase todos, somente Ueti não pontuou. Minha partida foi uma Petrof onde acho que não joguei os mais precisos, ao tentar refutar L Jukemura sacrificou um peão que tomei e entramos em complicações, ao final sobrou um golpinho que me garantiu o ponto. Bispo venceu a Amandinha que no final deu uma pendurada. Assumpção venceu rápido. Ueti manteve a posição igualada por um bom tempo e então, sob pressão do tempo, deixou cair um peão. Mandetta foi o último a acabar mas pontuou.