domingo, 31 de maio de 2009

A ESTRELA DE CANCER NO XADREZ ...

Câncer - (21 junho - 22 julho)
As pessoas nascidas sob o signo de câncer tendem a se perturbar nas derrotas e depois de uma partida importante não dormem bem e passam toda a noite pensando nas variantes da partida e só descansam quando exaustos. É o tipo de jogador que diz: “eu me recordo daquele lance em 1970 quando joguei com...”. Quando criticados se aborrecem e silenciam. Eles são importantes por darem apóio aos iniciantes. São geralmente bons enxadristas, mas pouco ambiciosos. (Adolf Anderssen, Paul Morphy, Howard Staunton).

A ESTRELA DE GÊMEOS NO XADREZ ...

Gêmeos - (20 maio - 20 junho)
As pessoas de gêmeos raramente têm o mesmo estilo de jogo: geralmente procuram variações no início e fazem o que deles é esperado. Tendem a se cansar durante a partida e perdem a concentração. São enxadristas populares e, oferecem ao seus adversários boas partidas e também sempre uma boa desculpa quando perdem. (Tigram Petrossian, Max Euwe).

sábado, 30 de maio de 2009

IV COTIA PARÁ - Cubatão

O Parque Ecológico Cotia-Pará, com área de 55 mil m², possui vegetação característica do bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas: restinga, manguezal e mata de encosta. O parque abriga também sala destinada à Educação Ambiental, pequeno acervo zoológico, mini-sítio, horto, mini-zoológico, serpentário e réplica do Cristo Redentor.
Neste sábado ocorreu a 4º edição do torneio, em 21 min. e sete rodadas, organizado pelo Clube de Xadrez de Cubatão, com 41 participantes e vencido por Airton Carlos Raimundo (Cubatão) 6.0 pontos, seguido por Bruno Morado (Osasco) também 6.0 pontos e Yuri Matos Florencio (Praia Grande) 5.5 pontos.
A delegação de Praia Grande contou aida com: Arquia Sofocles (5º), Artêmis Pâmela (6º), Agnes Sofia (14º), Wilson Zimmermann (15º), Fabricio Rodrigues (21º), Bernard Ferreira (29º), Aparecido Ilário (31º), Ariston Cruz (32º).

A ESTRELA DE TOURO NO XADREZ ...

Touro - (20 abril - 19 maio)
Os taurinos são ótimos jogadores. Ajudados pela excelente memória, têm grande variedade de aberturas. Uma vez no ataque são muito difíceis de serem derrotados. Exploram cada ponto fraco do adversário, mas sabem também elogiar algum movimento inteligente deste. Gostam de participar de competições e partidas amistosas. Encaram a partida seriamente e em situações difíceis demonstram seu temperamento. Desde pequenos criam táticas interessantes e são geralmente bons em táctica e estratégia. São formidáveis quando jogam com as peças brancas e, mais calmos ao jogar com as peças pretas. (Steinitz).

A ESTRELA DE ÁRIES NO XADREZ ...

Áries - (21 março - 19 abril)
Os arianos são brilhantes e criativos. O seu ponto fraco é no final da partida. Se enervam quando derrotados e é típico deles agarrar o rei, jogá-lo longe, ir para casa e chutar o gato. Mas, logo depois se acalmam e realmente eles têm senso de humor; depois da decepção inicial de perder o jogo, eles até riem da situação. Tendem a se impacientar durante a partida e se preocupam quando o oponente demora a fazer um movimento. Mas, depois da partida se tornam o melhor dos amigos. Principalmente se há algum prêmio no final da partida, eles dão o máximo de si. (Vassily Smyslov, Lajos Portisch)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A ESTRELA DE PEIXES NO XADREZ ...

Peixes - (20 fevereiro - 20 março)
Bons enxadristas, conhecedores do jogo. Devido ao seu estilo cauteloso tendem a não se aventurar. São determinados mesmo quando tudo parece perdido. São notáveis pelo seu jogo intuitivo e vigoroso. Seu estilo é caracterizado pelas análises longas e uma tendência de evitar mudanças na partida. (Robert Fischer, Bent Larsen).

A ESTRELA DE AQUÁRIO NO XADREZ ...

Aquário - (21 janeiro - 19 fevereiro)
Os aquarianos aprendem rapidamente de seus próprios erros. São individualistas e autoconfiantes. Jogam lenta e cuidadosamente e se concentram totalmente na partida. Freqüentemente exibem um estilo de ataque muito vivo. Tornam-se excelentes enxadristas e seu comportamento é absolutamente correto; generosos nas derrotas e modestos nas vitórias. (Boris Spassky, David Bronstein).

quarta-feira, 27 de maio de 2009

XADREZ UM JOGO VIOLENTÍSSIMO

“O xadrez é um jogo violentíssimo. Parte do tempo em que parece estar pensando no seu próximo lance o jogador de xadrez se dedica a imaginar o que faria com o adversário e sua família se não precisasse se controlar. (…)Já um esporte civilizado é o boxe. Não há notícia de jogadores de xadrez ou de tênis se abraçando efusivamente depois de uma partida como acontece com lutadores de boxe, que continuam amigos depois da luta, mesmo porque passaram a maior parte do tempo abraçados. (…)E o futebol? É uma mistura de xadrez e de boxe. (…)” (em Blog do Noblat)

sábado, 23 de maio de 2009

I Olimpíada do Mercosul de Xadrez por Equipes

A Federação Argentina de Xadrez promoverá a I Olimpíada do Mercosul de Xadrez por Equipes, no período de 18 a 27/06. Cada equipe será mista, composta por 4 tabuleiros masculinos e 2 femininos, totalizando a disputa de 6 pontos por rodada. O Brasil será representado por uma equipe fortíssima, composta por: GM Giovanni Vescovi, GM Alexandr Fier, GM Rafael Leitão, GM André Diamant, GM Darcy Lima (capitão), WMF Juliana Terao e WMF Vanessa Feliciano.

M-Tel Masters - final

Shirov "fogo no tabuleiro" foi o melhor no M-Tel Masters. Terminou sendo o único invicto e na última rodada, vencendo a Carlsen, acabou ganhando um belo prêmio em dinheiro, melhorou o seu rating e se classificou para a grande final masters em Bilbao (ao lado de Topalov, Karjakin e Grischuk). Topalov jogou contra Wang e apesar de estar com as pretas pressionou mas não foi além de um empate e da terceira posição. Ivanchuk conseguiu sua primeira vitória e com ela a volta aos top 2700+.
Shirov (2745) 1 - 0 Carlsen (2770)

Ivanchuk (2746) 1 - 0 Dominguez Perez (2717)

Wang Yue (2738) 1/2 Topalov (2812)

Final :
1. Shirov 6.5
2. Carlsen, Topalov 6.0
4. Wang Yue 4.5
5. Dominguez 4.0
6. Ivanchuk 3.0

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Kirsan Nikolayevich Ilyumzhinov

Você conhece a Kalmykia? Não? Bom, vou adiantando que é uma das repúblicas da Rússia, é a única área da Europa (sim, ela está na Europa) que tem o budismo como religião principal e fica pertinho do Turcomenistão.
Kirsan Ilyumzhinov, presidente de Kalmykia (República da Calmúquia, uma das divisões federais da Federação Russa) e da Federação Internacional de Xadrez (Fide)! E, que eu saiba, é o primeiro líder político no mundo a afirmar ter sido abduzido por aliens. Segundo Ilyumzhinov, o evento ocorreu em 1997, quando estava em uma viagem de negócios em Moscou. Como contou ao “The Guardian”.
- "Eles me levaram do meu apartamento e fomos para a espaçonave deles. Voamos para algum tipo de estrela. Eles me vestiram com um traje espacial, me contaram muitas coisas e me fizeram visitar o lugar. Ele queriam demonstrar que ovnis existem."
Empresário milionário e budista – Dalai Lama é seu “guia espiritual”–, Kirsan Ilyumzhinov fez fortuna da noite para o dia vendendo carros coreanos na Rússia, logo após o colapso da União Soviética. Foi eleito presidente de Kalmykia em 1993, ao prometer US$ 100 e um telefone celular para os pastores do país. Não honrou a promessa e está sentado no trono até hoje.
Costuma rodar pelas estradas esburacadas de seu país, um dos mais pobres das repúblicas russas, em um Rolls-Royce Silver Spirit II. Ilyumzhinov tem outros cinco, além de um hummer, aquele blindado usado no Iraque pelas forças armadas dos EUA. Suas amizades incluem o líder líbio Muamar Kadafi, o ator Chuck Norris, o falecido Saddam e Vanga, uma vidente búlgara que costuma consultar. Em 1998, ele publicou uma autobiografia. Um dos capítulos tinha o título de “Sem mim o povo está incompleto”.
Quando chegou ao poder, Ilyumzhinov avisou que iria implantar uma ditadura econômica no país. Não satisfeito, resolveu expandir a ditadura para outros setores. Mudou a legislação para concentrar os poderes em suas mãos e seu governo é considerado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras como um dos que mais persegue a imprensa. Há alguns anos, uma rara manifestação de opositores defendendo os direitos humanos no país foi dispersada pela polícia na base da porrada.
Mas Ilyumzhinov não liga para essas coisas. Sua paixão é o xadrez. Foi campeão nacional aos 14 anos. Como presidente de Kalmykia, ele instituiu a obrigatoriedade do aprendizado do esporte para todas as crianças a partir dos 6 anos. E, como presidente da Fide, transformou seu país na meca do esporte, hospedando campeonatos internacionais. No final do ano passado, Ilyumzhinov levou pessoalmente os competidores que disputavam a unificação dos dois principais títulos mundiais de xadrez para um city tour de quatro horas pelas atrações da capital, Elista. Um dos pontos altos foi uma visita a um supermercado.
Recentemente, Ilyumzhinov revelou seu sonho. Que Kalmykia sedie uma disputa intergaláctica de xadrez. Seus opositores torcem para que, da próxima vez em que o presidente for abduzido, os aliens fiquem com ele.

M-Tel Masters - 9º rodada

Carlsen, mais uma vez, assume a liderança isoladamente depois da vitória contra Wang. Ivanchuk continua com o seu desastroso desempenho, desta vez perdeu para Topalov. Shirov empatou com Dominguez.
Amanhã Carlsen defende o seu meio ponto e a liderança, com as pretas, contra Shirov, enquanto Topalov precisa ganhar, com as pretas, contra Wang Yue, para manter a chance de partilhar, em primeiro lugar, seja com ou Carlsen Shirov - com os dois não é mais possível.
Carlsen (2770) 1 - 0 Wang Yue (2738)

Topalov (2812) 1 - 0 Ivanchuk (2746)

Classificação :
1. Carlsen 6.0
2. Shirov, Topalov 5.5
4. Wang Yue, Dominguez 4.0
6. Ivanchuk 2.0

quinta-feira, 21 de maio de 2009

M-Tel Masters - 8º rodada

Ivanchuk bem que tentou fazer o seu primeiro ponto, e logo contra Carlsen, ficou bem mas não foi além de um empate. Com isso Carlsen permanece em primeiro ao lado de Shirov, enquanto Ivanchuk segura a lanterninha do torneio. Topalov-Dominguez e Shirov-Wang empataram.
Ivanchuk (2746) 1/2 Carlsen (2770)

M-Tel Masters - 7º rodada

Shirov repetiu a Eslava Sistema Botvinnik e Topalov tentou confundir Shirov com uma aparente alterações nos lances. Ambos os jogadores tinham provavelmente a posição final em seus laptops, e o jogo terminou em um rápido empate por repetição de lances.
Dominguez jogou muito antiquada linha do Gruenfeld tentando surpreender mas Carlsen jogou corretamente, inovou e melhorou a posição do branco. Resultado vitória.
Carlsen (2770) 1 - 0 Dominguez Perez (2717)

Classificação após 7º rodada:
1. Carlsen, Shirov 4.5
3. Topalov 4.0
4. Wang Yue 3.5
5. Dominguez 3.0
6. Ivanchuk 1.5

terça-feira, 19 de maio de 2009

M-Tel Masters - 6º rodada

Alexei Shirov novamente derrotou o desafortunado Vassily Ivanchuk que sofreu sua quarta derrota em seis jogos. Ivanchuk está tão abaixo de seu jogo que está com quase 2700 de rating. (De acordo com a Live Top List, ele desceu para 2.702,1 - uma colossal queda-livre a partir de onde estava a apenas alguns meses atrás.
Shirov agora lidera com 4 em 6 pontos e uma performance 2875.
Topalov não conseguiu se vingar da derrota e empatou com Carlsen. Mesmo resultado da partida entre Wang e Dominguez.
Shirov (2745) 1 - 0 Ivanchuk (2746)

domingo, 17 de maio de 2009

M-Tel Mastres - 5º rodada

"Fogo no Tabuleiro" é o lema da Alexei Shirov e é realmente o que vem ocorrendo nos seus jogos, hoje bem que tentou derrotar Dominguez mas o cubano mostrou que é duro na queda e que se não ganha não perde também. Magnus Carlsen têm proporcionado aulas com surpreendentes aplicações estratégicas e táticas mas hoje não conseguiu passar pela "muralha chinesa" Wang. Ivanchuk, a fase não é boa todo mundo sabe, ontem teve uma série de boas oportunidades, e estragou uma posição vencedora para o empate, hoje tinha o empate nas mãos (repetição de lances) mas em um erro de calculo perdeu para Topalov, que com manobras bastante táticas, conseguiu sua segunda vitória em Sófia indo para o topo da tabela.
Ivanchuk (2746) 0 - 1 Topalov (2812)

Shirov (2745) 1/2 Dominguez Perez (2717)

Amanhã é o dia de descanso.
Segue a classificação:
1. Topalov, Carlsen, Shirov 3.0
4. Wang, Dominguez 2.5
6. Ivanchuk 1.0

sábado, 16 de maio de 2009

Zonais Estaduais

Em comunicado, feito hoje, às federações estaduais, de que a CBX está reativando os torneios zonais (ZONAL CBX - UF), os quais poderão ser realizados em etapa única, em cada UF, permitindo-se a participação de jogadores com rating FIDE inferior a 2200. Poderá valer rating CBX apenas, sendo a validade para rating FIDE opcional ao organizador. Só poderão participar jogadores do próprio Estado, sendo que o campeão de cada Zonal terá vaga na Semifinal do Brasileiro Absoluto. A realização do Zonal CBX em cada Estado é um direito preferencial de cada Federação, podendo esta autorizar que organizadores avulsos, com cadastro na CBX, o façam. A data limite para finalização dos Zonais é 18/10/2009.

M-Tel Masters - 4º rodada

O bicho tá pegando, na quarta rodada do M-Tel Masters, em Sófia, Veselin Topalov derrotou Wang Yue convincente com as peças brancas. Desde o início da partida Topalov mostrou um jogo altamente técnico e seguro, e com certeza já estava super preparado para a defesa eslava de Wang. Carlsen e Shirov fizeram uma partida afiada na linha da defesa eslava Botvinnik e partilham agora a liderança com 2.5 pontos. Dominguez e Ivanchuk também foi outra luta muito complicada. Dominguez teve sorte de escapar do "lanterninha" Ivanchuk.
Topalov (2812) 1 - 0 Wang Yue (2738)

Carlsen (2770) 1/2 Shirov(2745)

Domínguez (2717) 1/2 Ivanchuk (2746)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Campeonato Continental

O maior torneio já realizado no Brasil nas últimas décadas !!! Pela primeira vez, será realizado no Brasil, no Clube de Xadrez de São Paulo, o Torneio Continental das Américas, com premiação de 32 mil dólares e 6 vagas para a Copa do Mundo da FIDE. O evento se dará no período de 25/07 a 02/08, em 11 rodadas.

M-Tel Masters - 3º rodada

Por enquanto Carlsen, Shirov e Wang estão na frente do torneio. Hoje houveram empates nas três partidas. Ivanchuk conquistou o seu primeiro meio ponto num empate conveniente contra Carlsen. Wang e Shirov fizeram uma partida estranha e terminharam empatando. O melhor jogo da rodada foi claramente Topalov-Dominguez. Topalov foi pra cima do Dominguez mas não conseguiu ir além de uma igualdade.
Topalov (2812) 1/2 Dominguez Perez (2717)

Classificação:
1. Carlsen, Shirov, Wang 2.0
4. Dominguez 1.5
5. Topalov 1.0
6. Ivanchuk 0.5

quinta-feira, 14 de maio de 2009

M-Tel Masters - 2º rodada

Pode ser demasiado cedo para dizer que Vassily Ivanchuk não irá manter o seu título este ano, mas até agora ele não pode ser chamado de favorito. Hoje ele perdeu novamente com as brancas, e com um bonito sacrifício de peão feito por Wang Yue que termina em uma posição de Zugzwang. Shirov-Topalov e Dominguez-Carlsen terminaram em empate
Ivanchuk (2746) 0 - 1 Wang Yue (2738)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

M-Tel Masters - 1º rodada

A MTel Masters começou nesta quarta-feira, 13 de maio e se estende até 23, com o dia 18 sendo um dia de descanso. É um torneio com 6 jogadores e duplavolta, premiação de 300 mil euros com os seguintes participantes:
Veselin Topalov 2812,Magnus Carlsen Norway 2770, Vassily Ivanchuk 2746, Alexei Shirov 2745, Wang Yue 2738, Lenier Dominguez 2721.

1º rodada: Ivanchuk não está em uma boa fase. Desta vez perdeu para o Shirov em 24 lances. O jovem Carlsen conseguiu uma boa vitória ao derrotar o ex-campeão mundial e favorito Topalov, o homem do rating 2800+, em 36 movimentos. Uma boa partida fizeram Wang e Dominguez, ela terminou empatada efoi bem movimentada.
Ivanchuk (2746) 0 - 1 Shirov (2745)

Carlsen (2770) 1 - 0 Topalov (2812)

Wang Yue (2738) 1/2 Dominguez Perez (2717)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Xadrez gigante será atração de festival

jaime-hayon-trafalgar_sq.jpg

O designer Jaime Hayón vai criar um xadrez gigante em Trafalgar Square, em Londres, em setembro. Será uma das atrações do London Design Festival. A instalação, batizada 'Battle of Trafalgar', prevê 32 peças de cerâmica com 2 m de altura cada. Serão interativas e o publico poderá participar de partidas 'em tamanho gigante'. A imagem abaixo mostra como será o mega tabuleiro.

bianco-0001-copia.jpg

Tomara que até o feito corrijam as cores das casas, (a maquete está com as cores trocadas), aí sim vai ficar muito bom.

domingo, 10 de maio de 2009

Porque Abd ???

As vezes estamos tão concentrados que não conseguimos ver o obvio. Parece que há um bloqueio durante a batalha e ninguém sabe o que vai acontecer. Existe uma espécie de movimento que é quase sempre jogado após calmaria, nas analises post mortem. Geralmente é um "sapo" que chega e aí ...


Hartmann 0 - 1 Rädisch
. correspondence, 1987

Numa partida por correspondência isso não poderia acontecer ... 1. Re2! c2 2. Kd4!!( qualquer lance) 3. Re6 ++






Dekhanov 0 - 1 K. Yusupov,
Uzbekistan Championship 1981

Depois de Da6 o jogo deve estar ganho para as pretas, deve ... 1. ... Qa6 2. Abd ??? 2. g4+!!! fxg4 3. Nxg4+ g5 (Qxb5 Nf6++) 4. Qe8 Qf6 5. Nf6++





Ortega 0 - 1 Etcheverry
, Havana, Pan American 1963

Nesta posição após 1. ... Ne2+ 2. Abd ??? ... Um caso de ilusão ... se toma o Cavalo com o Cavalo leva mate em g1, se toma o Cavalo com o Bispo leva mate em f2 (mas aqui é impossível) a Dama esta cravada!

Os Mais Belos Lances de Todos os Tempos ... - IV

Lutamos tanto numa partida para termos alguma vantagem ... e chega a hora que nem mesmo uma Dama escapa em algumas tramóias para um bem maior...

30...Qxh3+
1.d4 Nf6 2.c4 d6 3.Nf3 Nbd7 4.Nc3 e5 5.e4 Be7 6.Be2 O-O 7.O-O c6 8.Qc2 Re8 9.Rd1 Bf8 10.Rb1 a5 11.d5 Nc5 12.Be3 Qc7 13.h3 Bd7 14.Rbc1 g6 15.Nd2 Rab8 16.Nb3 Nxb3 17.Qxb3 c5 18.Kh2 Kh8 19.Qc2 Ng8 20.Bg4 Nh6 21.Bxd7 Qxd7 22.Qd2 Ng8 23.g4 f5 24.f3 Be7 25.Rg1 Rf8 26.Rcf1 Rf7 27.gxf5 gxf5 28.Rg2 f4 29.Bf2 Rf6 30.Ne2 Qxh3+ 31.Kxh3 Rh6+ 32.Kg4 Nf6+ 33.Kf5 Nd7 34.Rg5 Rf8+ 35.Kg4 Nf6+ 36.Kf5 Ng8+ 37.Kg4 Nf6+ 38.Kf5 Nxd5+ 39.Kg4 Nf6+ 40.Kf5 Ng8+ 41.Kg4 Nf6+ 42.Kf5 Ng8+ 43.Kg4 Bxg5 44.Kxg5 Rf7 45.Bh4 Rg6+ 46.Kh5 Rfg7 47.Bg5 Rxg5+ 48.Kh4 Nf6 49.Ng3 Rxg3 50.Qxd6 R3g6 51.Qb8+ Rg8
Averbakh 0 - 1 Kotov, Zurich 1953

43.Rb7+
1.e4 e5 2.Nf3 Nc6 3.Bc4 Bc5 4.d3 d6 5.Be3 Bb6 6.Nbd2 h6 7.Nf1 Nf6 8.h3 Ne7 9.Ng3 c6 10.Bb3 Bxe3 11.fxe3 Qb6 12.Qd2 a5 13.c3 a4 14.Bd1 Be6 15.O-O Qc7 16.Nh4 b5 17.Bc2 c5 18.Ngf5 Bxf5 19.Nxf5 Nxf5 20.Rxf5 Nd7 21.Raf1 f6 22.Bd1 a3 23.Bh5+ Ke7 24.b3 Rhf8 25.R5f3 Nb6 26.Rg3 Kd8 27.Bg4 Qe7 28.Be2 Kc7 29.d4 c4 30.Rb1 g5 31.bxc4 bxc4 32.Rb4 Qe6 33.d5 Qc8 34.Bxc4 Na4 35.Bb5 Nc5 36.Qe2 f5 37.exf5 e4 38.Bc6 Rb8 39.Qh5 Rf6 40.Rxg5 hxg5 41.Qh7+ Nd7 42.Bxd7 Qg8 43.Rb7+ Kxb7 44.Bc8++ Ka8 45.Qxg8 Rxf5 46.Qd8 Rxd5 47.Qd7 Rb1+ 48.Kh2 Rd2 49.Qc6+ Kb8 50.Qxe4 Rbb2 51.Be6 Kc7 52.Qc4+ Kb6 53.Bd5 g4 54.hxg4 Rf2 55.Qc6+ Ka7 56.Qc7+
Mason 1 - 0 Winawer, Vienna 1882

40...Qe1
1.Nf3 g6 2.d4 Nf6 3.g3 b6 4.Bg2 Bb7 5.c4 c5 6.d5 b5 7.O-O Bg7 8.Nfd2 a6 9.Nc3 d6 10.Rb1 Nbd7 11.Qc2 bxc4 12.Nxc4 O-O 13.b3 a5 14.Bd2 Nb6 15.Nxb6 Qxb6 16.Rfd1 Bc8 17.Na4 Qa6 18.e4 Bg4 19.Re1 Be2 20.Bf1 Bxf1 21.Rxf1 Ng4 22.Nb2 Ne5 23.f4 Ng4 24.Nc4 Bd4+ 25.Kg2 a4 26.h3 axb3 27.axb3 Nf6 28.Rfe1 Rfb8 29.Re2 Qb5 30.Bc3 Bxc3 31.Qxc3 Ra3 32.Qc1 Rba8 33.Qd1 Ra2 34.Kf3 Qb4 35.Qd3 Rxe2 36.Kxe2 Ra2+ 37.Kf3 Rh2 38.e5 Nh5 39.h4 Rh3 40.Rg1 Qe1 41.Qxg6+ hxg6 42.Rxe1 Rxg3+ 43.Kf2 Rxb3 44.exd6 exd6 45.Nxd6 Rd3 46.Re8+ Kg7 47.Rd8 Nf6 48.Nb7 c4 49.d6 c3 50.Rc8 Rd2+ 51.Ke3 Rd1
Pachman 1/2 Timman, Geneve 1978

sábado, 9 de maio de 2009

Olha aí um bom torneio na internet ...

Villarrobledo, em 25 e 26 de Junho de 2009, será a anfitriã de um dos mais fortes torneios de xadrez rápido, o Torneio "Cidade de Villarrobledo", Espanha. Edições anteriores foram destaques pela participação dos principais astros mundiais: Veselin Topalov venceu em 2008, em 2007 Ruslan Ponomariov, em 2006 Vishy Anand. Este ano já está confirmado a participação de Shirov, Ponomariov, Ni Hua e Hou Yifan Moiseenko.
Bom para nós mortais uma notícia muito interessante: um torneio de qualificação online de xadrez, no servidor ChessBase, Playchess.com, no dia 23 de maio. A fase preliminar terá início às 15h00 CET e terá a duração de 3 a 4 horas, com o tempo de 3min.+2, em 13 rodadas. A fase final, será uma disputa entre os 12 classificados, de acordo com as prévias, e serão realizadas às 19h00 (verão europeu). O prémio para o vencedor será um convite para o torneio Villarrobledo 2009 (alojamento e taxa). Além disso, haverá todos os tipos de prêmios em espécie (ChessBase programas) para as posições 2º a 6º, e sorteio de prêmios aleatórios para todos, de modo que todos os jogadores terão uma oportunidade de ter um prêmio.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MI em qualquer idade ?

Graham Morrison tornou-se o mais velho jogador escocês a conseguir a primeira norma de MI por pontos ( 7 / 11 ) no British National League - 4NCL, que terminou no último final de semana.
Graham começou a jogar em 1972, no boom da era Fischer contra Spassky. Graham fez progressos rápidos e participou no Campeonato Mundial Junior em 1977 e 1978, terminando em um impressionante 8º lugar deste último. Ele ganhou o campeonato Escocês, em 1981, batendo Colin McNab em um play-off. Ele jogou em duas Olimpíadas e dois Campeonatos Europeu pela Escócia.
Ele desistiu do xadrez uma década para se concentrar em sua carreira profissional, mas retornou em 2003. Graham comenta que demorou dois anos para voltar à sua anterior força.
Aqui é um dos jogos que contribuiu para a 1º norma, aos 50 anos:
John EMMS (2489) 1/2 G. Morrison (2328)

Pode ser feito. Basta continuar trabalhando. Sempre !!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Santos 2ª cidade do país ...

A federação de xadrez do Mato Grosso do Sul realizou levantamento técnico sobre o FENAC 2009 para determinar onde está o futuro do xadrez, a cidade de Santos ficou em segundo lugar. Parabéns aos professores da região pelo excelente trabalho que vem realizando. Acompanhem este interessante levantamento.

http://xadrezms.com/

domingo, 3 de maio de 2009

Festival Nacional da Criança de Xadrez 2009

Realizado em Londrina, neste final de semana, o FENAC 2009, com vários representantes da baixada santista.

Pra começar com a vitória, na sub14 f, de Artemis Pâmela Guimarães Cruz e o 7º de Isabela Yamamoto - 16 participantes.

sub14 2º lugar do cubatense Mateus Nakajo de Mendonça, 4º Tiago Filipe Jones e 11º Rubens Casal del Rey Neto - com 29 participantes.

sub10 4º Ângelo Soares Costa, 6º Leonardo Yamamoto, 11º Vinicius Oliveira Martins, 5º Guilherme Mendes Bassedon, 18º Pedro Henrique Jonas - 30 participantes.

sub10 f 17º Raissa Barbosa - 18 participantes.

sub12 7º Lucas Koji Takeda, 10 ° Arquias Sófocles Guimarães - PG, 45º Pedro Pontes Bueno Guerra - 50 participantes.

sub12 f 14ºRoberta Pessoa de Mello , 11º Larissa Yuki Ichimura - 22 participantes.

Parabéns !!!

Campeonato Brasileiro Amador - 2009

Realizado em Curitiba - PR, neste final de semana, teve como campeão o catarinense Geanfrancesco Pereira, com 6.5 em 7 rodadas. Com esta vitória ele assegurou uma vaga na final do Campeonato Brasileiro de 2009. Os representantes da baixada santista no torneio foram: Josef Ponec - 13º, Bruno Silva de Paula - 15º e Bruno Conti - 22º (estes dois representantes de Praia Grande). Participaram 65 jogadores de 11 estados brasileiros.

Considerações de um Treinador ... - XIV

O medo de perder tira a vontade de ganhar. Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar. Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. Não tenha medo de tentar nem se culpe quando fizer algo que não dê certo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pergunta ...

Porque é que nós, os “viciados”, continuamos a jogar o xadrez, mesmo sabendo que nunca vamos chegar a GMs, muito menos ser campeões do mundo, tendo que nos contentar com ser campeões da nossa rua?