quinta-feira, 31 de julho de 2008

Xadrez olímpico ...

O jogo de xadrez seria uma das modalidades olímpicas na Olimpíada de Paris, em 1924. Entretanto, como os melhores enxadristas da época recebiam algum dinheiro para jogar as suas partidas (quantias ínfimas, nesse aspecto o xadrez não evoluiu, ao menos em nosso país), o Comitê Olímpico julgou inadequado que esses esportistas partissipassem daquela Olimpíada em Paris. Convem lembrar que, até tempos recentes, não era permitida a participação de atletas "profissionais" em qualquer outra modalidade olímpica...
Devido a essa proibição, os enxadristas que se encontravam em Paris em 1924, realizaram uma "Copa das Nações" de xadrez, que posteriormente se transformou na Olimpíada de Xadrez, evento que se realiza a cada dois anos.
Deve também ser lembrado que, devido a essa reunião dos enxadristas em Paris em 1924, foi então fundada a FIDE.
As pessoas, de uma forma geral, pensam que esporte seja uma atividade fisica, o que é um equívoco.
O termo "Esporte" significa uma atividade competitiva onde o fator "sorte" é inexistente ou irrelevante, e sendo assim o xadrez se encaixa nesta categoria.
Além de ser esporte é olimpico desde 17 de março de 1999 e está no COI!!!
Um dia o xadrez vai chegar a olimpíada e não falta muito.

41º Festival de Xadrez de Biel - 9º rodada

Pela 9º rodada Dominguez e Carlson fizeram a partida mais movimentada da rodada e terminou empatada. Pelletier empatou rapidamente com Bacrot. Onischuk perdeu, estranhamente, para Alekseev.

Oniscuk 0 X 1 Alekseev :


Classificação após 9º rodada

1 - Dominguez 6
2 - Carlsen 5,5
3 - Alekseev 5,5
4 - Bacrot 4,5
5 - Onischuk 3,5
6 - Pelletier 1,5

quarta-feira, 30 de julho de 2008

2º Grande Prêmio - Sochi 2008


De hoje até 15 de agosto, 14 GM's convidados pela FIDE ,participarão de um torneio com 13 rodadas. Com a finalidade de desenvolver o xadrez o Grande Prêmio ocorrerá entre 2008 e 2009 no total de seis torneios. A FIDE quer organizar um torneio em cada continente.
Os participantes escolhidos entre os primeiros do rating são:
Ivanchuk (2781), Radjabov (2744), Svidler (2738), Aronian (2737) , Grischuk (2728), Karjakan (2727), Kamsky (2723), Gelfand (2720), Gashimov (2717), Jokavenko (2709), Wang (2704), Cheparinov (2687), Navara (2646) e Al Modiahki (2556).

41º Festival de Xadrez de Biel - 8º rodada

Dominguez continua na liderança e venceu a Alekseev com as pretas utilizando a defesa siciliana Najdorf. Bacrot empatou com Carlsen e acabou interrompendo sua série de vitórias, já Carlsen não conseguiu nehuma vantagem contra Bacrot. Pelletier empatou com Onischuk e conseguiu fazer um ponto no torneio.
Alekseev 0 X 1 Dominguez:

terça-feira, 29 de julho de 2008

41º Festival de Xadrez de Biel - 7º rodada

Eletrizante esta rodada. Temos um novo líder: Dominguez. Tivemos um cara que não queria empatar: Carlson acabou perdendo. Um jogador que era lanterna: Bacrot venceu três seguidas.

Carlson 0 X 1 Alekseev: Carlson foi surpreendido pela abertura de Alekseev e não conseguiu vantagem durante a abertura. O meio jogo era para empatar mas Carlson queria a vitória. No final premido pelo tempo Carlson erra trocando as Damas no lance 66. e erra depois com o lance 75. Be3. Grande jogo para um garoto de 17 anos, Carlson.

Dominguez 1X 0 Pelletier: Dominguez jogou precisamente contra o jogador mais fraco deste torneio e não deixou escapar a vitória. Agora está líder.

Onischuk 0 X 1 Bacrot: Bacrot jogou agressivamente de pretas, tentando reverter o péssimo primeiro turno, conseguindo uma boa vitória

Clasificação após 7 rodadas:

1. Dominguez Perez, Leinier CUB 2708 5
2. Carlsen, Magnus NOR 2775 4½
3. Alekseev, Evgeny RUS 2708 4½
4. Bacrot, Etienne FRA 2691 3½
5. Onischuk, Alexander USA 2670 3
6. Pelletier, Yannick SUI 2569 ½

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Considerações de um Treinador ... - IV

A partir de sua infância, o jovem jogador vive sob o estresse crônico de falta de tempo.
Muitos jovens jogadores queixam de que eles estão quase sempre muito ocupado, e não tem tempo suficiente para a realização de estudos sérios.
É necessário desenvolver a habilidade da boa gestão tempo, o tempo gasto com a máxima eficiência. Essa habilidade em um jovem talento determina, em grande medida, a taxa a que cresce a força do xadrez.
Comece o seu programa diário, e você será surpreendido de quantas horas extras que você poderá dedicar à sua formação xadrez.
B.Alterman

O Xadrez e o Diabo

Para quem não conhece aí vai ... Para os que já conhecem vale a pena ver um bom trabalho de produção de imagens ...

domingo, 27 de julho de 2008

Desconhecia ... achava que fosse Dia dos Namorados

Jogo a tanto tempo e não sabia que o Brasil (Estado de São Paulo), tem um Dia do Jogador de Xadrez. De fato, através da Lei nº 5.095, de 12 de Maio de 1986, foi instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - É instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho.

Artigo 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 12 de maio de 1986.
FRANCO MONTORO
Sérgio Barbour

Respondendo pelo expediente da Secretaria de Esportes e Turismo Jorge Cunha Lima Secretário da Cultura Luiz Carlos Bresser Pereira Secretário do Governo Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de maio de 1986.

sábado, 26 de julho de 2008

Torre e Cavalo X Torre - pensei que não dava ...

Terminada a terceira partida, valida pela 6º rodada do 41º Festival de Xadrez de Biel - Onischuk perdeu para Dominguez, que está invicto no torneio:

Quem tiver paciência de ver um final de Torre e Cavalo contra Torre ... aí vai:
Onischuk 0 x 1 Dominguez

Posição após a 6º rodada



Points
1. GM Magnus Carlsen (NOR, 2775) 4.5
2.
GM Leinier Dominguez (CUB, 2708) 4.0
3.
GM Evgeny Alekseev (RUS, 2708) 3.5
4.
GM Alexander Onischuk (USA, 2670) 3.0
5. GM Etienne Bacrot (FRA, 2691) 2.5
6.
GM Yannick Pelletier (SUI, 2569) 0.5

Considerações de um Treinador ... - III

- Um talentoso jogador de xadrez tem como único direito o de trabalhar mais que os outros;
- Talento + trabalho = sucesso;
- Para preservamos a saúde do sistema nervoso não devemos jogar mais de 80 partidas pensadas por ano;
- Existe uma regra de ouro para os treinadores: "Blitz é o indicador de talento". Mas não é o indicador da força do jogador de xadrez;
- É impossível esperar grande sucesso no xadrez sem uma grande ambição. A ambição num jovem jogador é uma virtude para se trabalhar. É igualmente importante que ela não se torne excessiva e se transforme em vaidade ou auto-admiração;
- Um jovem talento analisava assim suas partidas: "Eu ganhei". Expliquei que ele não seria capaz de reinvindicar grandes conquistas no futuro e disse: "Se em um torneio, com 100 jogadores, todos jogassem mal mesmo assim haveria um vencedor. Isso não significa que o vencedor jogue melhor que os outros. É assim que você quer se tornar um vencedor ?":
- Um jovem jogador de xadrez deve aprender a criar situações complicadas em vez de envolver-se em posições de onde o jogo deste tipo poderá ser criado. É muito aborrecido (especialmente para os jovens) estudar aberturas clássicas, mas é muito valioso na prática. E, como sabemos, a prática torna perfeito;
A.Vaysman

41º Festival de Xadrez de Biel - 6º rodada

Movimentada esta 6º rodada
Excelente vitória de Magnus Carlson (pretas) sobre Pelletier. Jogando agressivamente Carlson impôs um fulminante ataque vencendo em 35 lances. Carlson foi a 4,5 pontos enquanto Pelletier continua com 0,5 pontos.
Pelletier (2569) 0 X 1 Carlson (2775)

Jogo tático de Bacrot vence Alekseev em 43 lances. Bacrot acumula 2,5 pontos enquanto Alekseev permanece com 3,5 pontos.
Bacrot (2691) 1 X 0 Alekseev (2708)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

41º Festival de Xadrez de Biel - 5º rodada

Magnus Carlson empatou com Dominguez numa curta partida mas muito movimentada. Carlson jogou uma variante de Fischer, h3 contra a siciliana. segue a partida:

Alekseev empatou com Onischuk e Bacrot ganhou, a primeira, contra Pelletier.
Até o momento na liderança Carlson e Alekssebv com 3,5 pontos.

Considerações de um Treinador ... - II

Recomendo que você estude aberturas agressivas e de ataque. A razão é fácil de explicar. Quando você joga gambit aberturas - você aprende os mais importantes princípios de estratégia rapidamente: a importância do desenvolvimento, o significado da iniciativa, utilizando vantagem desenvolvimento e outras questões importantes.
Para os bons resultados que você deve desenvolver suas habilidades táticas. E tem mais a dizer: Xadrez é 99% tática. Você pode chegar a uma profundidade estratégica, mas o seu adversário poderia punir-lhe apenas uma tática. Você pode tentar lembrar os melhores exemplos de jogar a siciliana por Kasparov, Anand e Topalov, mas será apenas perda de tempo e energia esta preparação. Depois da primeira jogada que não estava em preparação - você perderá o seu caminho e, provavelmente, o jogo.
Uma vez quando eu já era um forte GM eu queria estudar algumas novas aberturas antes da Olimpíada de Xadrez 98 em Elista. O tempo era curto , não obstante o meu plano era para aprender a linha principal e algumas jogadas laterais e as variações na abertura, sem decorar os lances. Tive a oportunidade de mostrar a minha boa preparação para todos. Jogando o novo (para mim) na Defesa India do Rei, eu tinha apenas misturado a ordem dos movimentos após 15 jogadas e o adversário perdeu quase sem luta! A conclusão a partir desta história interessante - quando você estuda qualquer abertura, você não estuda os lance, mas sim as idéias!
B.Alterman

41º Festival de Xadrez de Biel - 4º rodada

Onischuk empatou com Magnus Carlson, Pelletier perdeu para Alekseev e Dominguez fez a partida mais movimentada da rodada vencendo a Bacrot.
Dominguez 1 X 0 Bacrot

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Fazendo bonito ... Norma de MI ...

Jogando o ITT do Festival Internacional de Villa Matelli (Argentina), onde estão participando vários brasileiros, o MF Roberto Molina (2402) conquista sua norma de MI.
MI Real de Azua (2429) 0 X 1 MF Roberto Molina (2402)

Politiken Cup 2008

O torneio está sendo realizado na Dinamarca, de 19 a 27 de julho, em 10 rodadas pelo sistema suiço, conta com a participação de 281 jogadores. Na primeira colocação está o , russo de 22 anos, GM Boris Savchenko que ganhou uma bonita partida do GM Jacob Aagaard, levando o Rei para passear ...
Savchenko (2578) X Aagaard (2531)

Rodada 6 posicição:
1. GM Boris Savchenko 2578 - 6.0 GM Boris Savchenko 2578 - 6,0
2. GM Yurij Kuzubov 2578 - 5½ GM Yurij Kuzubov 2578 - 5 ½
3-19. GM Vladimir Malakhov 2689, GM Jacob Aagaard 2531, GM Sergey Tiviakov 2645, GM Emanuel Berg 2592, GM Sune Berg Hansen 2542, GM Michael Roiz 2680, GM Vitali Golod 2578, GM Alexei Iljushin 2546, GM Alexander A. Evdokimov 2555, GM Peter Heine Nielsen 2652, GM Konstantin Landa 2615, IM Ashwin Jayaram 2436, GM Mikheil Mchedlishvili 2604, GM Bartosz Socko 2628, GM Jonny Hector 2537, Djurre den Heeten 2278 and IM Bengt Lindberg 2432 - 5.0 etc GM Vladimir Malakhov 2689, GM Jacob Aagaard 2531, GM Sergey Tiviakov 2645, GM Emanuel Berg 2592, GM Sune Berg Hansen 2542, GM Michael Roiz 2680, GM Vitali Golod 2578, GM Alexei Iljushin 2546, GM Alexander A. Evdokimov 2555, GM Peter Heine Nielsen 2652, GM Konstantin Landa 2615, IM Ashwin Jayaram 2436, GM Mikheil Mchedlishvili 2604, GM Bartosz Socko 2628, GM Hector Jonny 2537, Djurre den Heeten 2278 y Bengt Lindberg 2432 - 5,0 etc
(281 players)

Homem X Máquina

Cada dia está mais difícil, se não, quase impossível, derrotar um programa de xadrez. No exemplo abaixo uma vitória humana, mas foram necessários: um GM Bori Alterman, uma posição bonita (abaixo) , peça a mais e quase 90 lances ! Essas máquinas parecem brasileiras ... Não Desistem Nunca ....

Alterman X Deep Fritz


Uma Dama reina na Bolivia

Raisa Luna, de 17 anos, é a campeã do Absoluto de Xadrez da Bolivia. Ela fez 7,5 pontos, de 10 possíveis, no torneio, derrotando o MF Mario Iver 2240 e outros jogadores com mais de 200 pontos de diferença no rating. Ela possui 2025 de ELO. Torna-se a jogadora mais jovem a conquistar o campeonato da Bolivia em todos os tempos. Agora Raisa conquistou uma vaga na equipe olímpica principal, com os homens, que vai a Dresdem.


  • Campeã Nacional sub-18
  • Campeã Nacional sub-20
  • Campeã Nacional Estudantil Ciclo Medio
  • Campeã Nacional Maior Absoluto


quarta-feira, 23 de julho de 2008

41º Festival de Xadrez de Biel - 3º rodada

Com um jogo agressivo o GM norueguês Magnus Carlson, 17 anos, venceu ao GM francês Etienne Bacrot em 31 lances e lidera o torneio com 2,5 pontos.
Carlsen,M (2775) - Bacrot,E (2691)

... a posição preta entrou em colapso, poderia seguir : 31. Qxc6 Qf3 32.Qc7+ Ka8 33.Nb6+ axb6 34.Rxd8+ Rxd8 35.Qxd8+ Ka7 36.Qd7+ Qb7 37.Qa4+ Kb8 38.Re8+ Kc7 39.Re7+ etc. 1-0

terça-feira, 22 de julho de 2008

Considerações de um Treinador ... - I

O Começo ...
O primeiro manual sobre xadrez básico é de importância. Mesmo agora, os melhores manuais são ainda os livros escritos pelo figuras proeminentes do passado - Lasker, Capablanca, Nimzovich e Reti.
Estes livros abrangem aspectos da estratégia do xadrez, bem como aberturas e terminações.
A próxima etapa é a familiarização com a riqueza criativa dos grandes mestres do passado. O principal objetivo estratégico desta fase é a de estudar.
Um estudo do património clássico de xadrez desenvolve a erudição do jogador, que assiste a memorização do meio-jogo ou final e a seleção de posições e um parque de aberturas adequadas a um estilo de jogar.
É difícil sobrestimar a ajuda de um experiente treinador, nesta fase, para fornecer orientação para o aluno a encontrar o seu caminho no oceano de livros e tratados de xadrez .
A.Vaysman

41º Festival de Xadrez de Biel - 2º rodada

Houveram somente empates nesta rodada.: Alekseev contra Carlson, Pelletier contra Dominguez, Bacrot contra Onischuk.
Pelletier 1/2 X 1/2 Dominguez:

tabela 2º rodada

1 2 3 4 5 6 Pontos
1. GM Evgeny Alekseev (RUS, 2708) ** ½ 1 1.5
2. GM Magnus Carlsen (NOR, 2775) ½ ** 1 1.5
3. GM Leinier Dominguez (CUB, 2708) ** ½ ½ 1.0
4. Gm Alexander Onischuk (USA, 2670) ½ ** ½ 1.0
5. GM Yannick Pelletier (SUI, 2569) 0 ½ ** 0.5
6. GM Etienne Bacrot (FRA, 2691) 0 ½ ** 0.5

segunda-feira, 21 de julho de 2008

41º Festival de Xadrez de BIEL - 1º rodada

Seis GM se enfrentam num torneio de 10 rodadas, entre os dias 19 de julho a 1 de agosto.
Carlson e Alekseev ganharam seus respctivos jogos enquanto Dominguez e Onischuk empataram.
Carlson 1 X 0 Pelletier :

Alekseev 1 X 0 Bacrot :

I IRT - São Bernardo do Campo - final

Eduardo Gerbelli foi o campeão, levando vantagem no critério de desempate sobre o MI Mauro de Souza. A competição, realizada no último final de semana, reuniu 58 participantes. A prova serviu para movimentação ou aquisição do rating FIDE. Os representantes de Praia Grande foram: 14º Yuri Matos 4,0 (1D,2E,3V), 15º Airton Carlos 3,5 (2D,1E,3V) - ganhou as três primeiras rodadas, 30º Bruno Silva 3,0 (3D,3V).

Classificação Final (parcial)

Col.  Nome                             Rtg  pont

1 Eduardo Gerbelli Neto 2157 5
2 Mauro Guimarães de Souza 2317 5
3 Renato Rodrigues Quintiliano 1975 5
4 Wladimir Camilo Zampronha 2154 4,5
5 Renato Luiz Batista 2156 4,5
6 Renan Alves Brandão 1971 4,5
7 Edmundo Aoyama 1887 4,5
8 Estácio Vermelho Limberg 2282 4
9 Edson Rodrigo da Silva 2026 4
10 Evandro Alves Brandão 2083 4
11 José Roberto Oliveira Júnior 2060 4
12 Alessandro Bezerra da Silva 1994 4
13 Artur Farias Lopes 4
14 Yuri Matos Florêncio 4
15 Airton Carlos Nunes Raimundo 2071 3.5

domingo, 20 de julho de 2008

Como é bom ver que o cara é bom !!!

Quando um jogador sacrifica a Dama por peça já é uma boa luta.
Mas quando o cara dá a Dama ...

O diagrama é esse


1. Dh5+!!! Cxh5 2. fxe6+d Rg6 3. Bc2+ Rg5 4. Tf5+ Rg6 5. Tf6+ Rg5 6. Tg6+ Rh5 7. Te5+ Cf4 8. Txf4+ Rh5 9. g3 Abd.
Interessante também é ver que a máxima NÃO PARE DE DAR XEQUE dá resultado ....
Partida jogada em 1913 por Alekhine contra Prat. Veja ela completa :


Nota: no www.chesstempo.com estou com um rating de 2280 tentando resolver estes típicos probleminhas ...

sábado, 19 de julho de 2008

A Lenda ...

No final dos anos 1990 surgiu no ICC (Internet Chess Club) um jogador anônimo que superou muitos dos melhores jogadores do mundo em jogos relâmpago de 3 minutos, e rapidamente se disseminaram os boatos de que este jogador poderia ser Bobby Fischer. Nada ficou comprovado e até hoje não se sabe quem foi este jogador, mas um episódio envolvendo o vice-campeão mundial Nigel Short foi bastante marcante. Short havia sido informado sobre estas "aparições", mas não as levava a sério, até que em certa ocasião foi convidado por um "guest" para uma partida. Ele aceitou e o guest começou a jogar lances exóticos e passear com o Rei pela frente dos Peões logo nos primeiros lances. Porém, repentinamente, depois de intencionalmente ter degradado muito a própria posição, o guest passou a jogar lances fortíssimos e o venceu. Jogaram várias outras partes, e em todas elas o guest passeava com o Rei, deteriorava a própria posição, e depois começava a jogar "para valer" e vencia. Ao relatar o episódio, Short apresenta vários motivos para ter concluído que de fato foi Fischer quem o venceu daquela maneira. Short comentou que há alguns meses ele havia empatado em 12x12 um match relâmpago contra Kasparov, portanto não havia muitas pessoas no mundo que pudessem vencê-lo por 7x0 ou algo assim, sobretudo iniciando o jogo com handcap de roque e vários lances a mais, aliás, provavelmente só uma pessoa poderia ter feito isso: Bobby Fischer.

guest71 (Fischer ???) - Beber, (nick do francês MI Robert Fontaine) ICC 3 min., 24/04/2001


Bobby Fischer morreu em 17 de janeiro de 2008, na Islândia, aos 64 anos.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Eu quero !!!

Começa a ser vendido em setembro o 2Robot. É um rôbo, que com auxilio de um braço robótico, movimentará as próprias peças. Existe um modo acelerado em que você poderá testar suas habilidades contra a máquina. Custará em torno de 120 Libras no Reino Unido.


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bonitinha !!!

Aconteceu no Campeonato Escocês de 2008.
Como não podia deixar de ser uma Escocesa.
7º rodada - 11/07/08 - Ken Brown (1694) X Michael Roth (1974) ... em doze lances ...

Fórmula do sucesso !!!

Rating FIDE de 2200 + 02 anos de treinamento = Mestre Internacional !!!

Irina Mikhailova, GM, treinadora do T.V. Petrossian (Moscou), onde trabalhou com crianças por 06 anos com brilhantes resultados, dá umas dicas:
Normalmente apenas 3 ou 4 alunos estudam na mesma classe. Ao iniciar o caminho para este título de xadrez o jogador tem que ter em mente que o caminho é longo e espinhoso.

A Base do jogador:
- No estágio inicial, antes de atingir 2200 de ELO deve-se : ter 2 aberturas para brancas e 2 para pretas.
- O jogador deve dominar táticas (60 - 70% de uma taxa de sucesso de resoluções de problemas de nível intermediário).
- Dominar a parte estratégica, tendo conhecimento de 15 - 25 planos baseados em exemplos do xadrez clássico.
- Ter conhecimento de finais de partidas, aproximadamente 250 posições.
- Uma série de jogos e torneios, nesta fase, serve para facilitar a assimilação do que foi aprendido.

Após atingir 2200 de rating, os jogadores iniciam um curso com duração de dois anos, baseados nas características individuais.

O Caminho:
- Segunda : 2hs estudo Aberturas, 1/2h descanso, 1h resolvendo tática, 1h estudando estratégia.
- Terça : 2hs resolvendo Estudos, 1/2h descanso, 1h jogando contra programas HIARCS, 1h resolvendo táticas.
- Quarta : 1h estudando estratégia, 1h resolvendio problemas de estratégia, 1/2h descanso, 1h jogando contra o programa GENIUS, 1h resolvendo tática.
- Quinta : 2hs estudando Aberturas, 1/2h descanso, 1h resolvendo estudos estratégicos, 1h resolvendo tática.

O computador serve para auxiliar ao jogador com softs para:

- resolver combinações;
- resolver estudos de meio jogo com conteúdo tático;
- resolver testes estratégicos;
- estudar posições típicas de meio jogo;
- estudando sistemas de ataques básicos contra o Rei adversário;
- estudar métodos de se jogar abertura;
- elaborar abertura com transposição para o meio jogo.

- Os torneio rápidos, 10, 15 e 20 min. , são uma ótima ferramenta para podermos avaliar os repertórios de aberturas.

De 2200 até Mestre Internacional :

- Neste estágio até 2400 deve-se : ter 4 aberturas para brancas e 4 para pretas.
- O candidato deve dominar táticas (90% de uma taxa de sucesso de resoluções de problemas de nível avançado).
- Dominar a parte estratégica, tendo conhecimento de 100 planos baseados em exemplos do xadrez clássico.
- Ter conhecimento de finais de partidas, aproximadamente 600 posições.

É sabido que a prática de treinamento em cinco a seis meses dá resultado. Por isso é bom quebrar o programa em quatro partes para avaliação. Jogam-se torneios como formas motivacionais e corretivas.

E isso é só um pequeno esboço de um treinamento ....

Treinando na internet ...


Dá para treinar xadrez na internet ou no pc. Uma visão 2D é apropriada para tal ? Interfere no resultado ao vivo? Ping, no pc, ajuda ou atrapalha? Quando li a reportagem do Krikor, no site do clubedexadrez.com.br , vi que passou a estudar quase que exclusivo no pc. Na matéria ele cita alguns livros: Estratégia Moderna do Pachmam, Zurich 53 de Bronstein entre outros. E na internet quais os sites indicados?
Bom ... sei lá ... mas acabei achando um site www.chesstempo.com onde vc resolve problemas, retirados de partidas, e vai recebendo um rating de acordo com seus acertos ou erros. O site é bem fácil de usar, basta se cadastrar para começar a ter variação de rating.
Passei algumas horas "treinando" e espero que de resultado!!!
PS: Para a maioria amadora, que não possui treinador, é bem legal ... e como sempre de graça !!!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Quem não tem treinador ...

Audio lecturas FCE ¡En Directo!
Existe uma videoteca na página do ICC (www.chessclub.com) onde são disponibilizados gravações de aproximadamente 01 hora ou pode-se entrar on-line e 1nscrever-se para as aulas nos dias e horários marcados. O bom que isso é de graça. O ruim, para alguns, é que é em espanhol.


Cheguei tarde ...


El MI Gabrielian gana el "1st Brunei Internet Chess Blitz" 2008 O Internet Chess Club, organizou na madrugada do dia 15/07 , o "1st BRUNEI INTERNET CHESS BLITZ". O torneio foi jogado em 13 rodadas com o tempo de 3 min, participando 418 jogadores e teve como 1º colocado o MI russo Arthur Gabriellian que embolsou a quantia de $ USD 1500.
N NICKNAME NOMBRE RTG PTS


1 Dinamit IM Arthur Gabrielian 2985 11.5


2 olimpus GM Axel Bachmann 2934 10.5


3 tapuax GM Ilya Smirin 3132 10.5


4 El-Bandido Jeffrey DeJesus 3001 10.5


5 dvoracky GM Pawel Jaracz 3025 10.5


6 Pikaso GM Zviad Izoria 3072 10.0


7 manest IM Alex Lenderman 3121 10.0


8 Silluger FM Bindi Cheng 2808 10.0


9 Finegold IM Ben Finegold 2909 10.0


10 mishikoo GM Mikheil Mchedlishvili 3326 10.0


Tá chegando a hora ...


I Campeonato Brasileiro de Xadrez pela Internet - R$ 10000,00 - com início 10/08/08 - ICC
Dortmund 2008

domingo, 13 de julho de 2008

Pérola

Todos os dias se jogam belas partidas de xadrez pelo mundo, só que ninguém as nota por não estarem nas vitrines de grandiosos torneios ou por não serem jogadas por GM's. Como são jogadas por amadores, que vem da palavra "amantes" (amam o que fazem) e não por profissionais, não são consideradas merecedoras de admiração. São como pérolas no fundo do mar.
Esta partida explica o título acima e é comparada com uma obra de arte. Jogada em 2007 num torneio com pouca expressão, por jogadores sem muita projeção. No tabuleiro um talentoso jovem Jens Hirneise, com as brancas, que está sendo treinado pelo GM Lanka, contra um MF Honsch Matthias, de pretas, posicional, que vinha de resultados irregulares no torneio.

Algumas considerações: 16. f4 ? (o correto era 16. Bd4 De6 17. Cd5) jamais passaria pela cabeça de alguém 16 f4 Dxc3 ! um choque para o branco. Esta posição já havia sido alcançada (em 1997) mas ninguém tinha reparado este lance !!! Este lance ...Tão fácil... não é ???

sábado, 12 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro Sênior 2008

MI Alexandru Sorin Segal é o novo Campeão Brasileiro Sênior. Realizado no Clube de Xadrez Guanabara, RJ, entre os dias 07 e 11 de julho, para jogadores acima de 60 anos.

MI Alexandru Sorin Segal

Segal é representante do Brasil no próximo WORLD SENIOR CHAMPIOSHIP, a ser realizado em Outubro na Alemanha.
Segue a classificação geral :
1   SEGAL, Alexandru Sorin       BRA   2231     4.5
2 ROLIM, Carlos Alves BRA 2014 4
3 HORTA, Antonio Mauricio Rios BRA 3
4 SCHWAB, Francisco Carlos BRA 2.5
5 ROVEDO, Salomão BRA 1818 2
6 MENDLEWICZ, Mendel BRA 2111 2
7 CABRAL, Ronaldo Glicério BRA 2
8 FERNANDEZ, Hector Antonio BRA 0

Segue a partida de Segal contra Rolin:


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Há 50 anos ...

Tal enfrentava, de pretas com a Defesa Índia do Rei, a Bobotsov.
Parece tão fácil este jogo ...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Presentinho legal !!!


Nunca liguei para enfeites de xadrez mas este ... criado pela designer Yasmin onde as peças são opacas e quando tocam o tabuleiro aparecem. A idéia é que as peças não tem valor fora do tabuleiro, todas são iguais desde a Dama até o Peão. O tabuleiro é feito de um material chamado LightPoints que é um vidro misturado com LEDs, e as peças são de Mirona, um material que em contato com a luz torna-se opaco. Quando as peças são colocadas no tabuleiro o circuito se completa tornando as peças transparentes. Mais informações no site : yasminsethi.com

Tudo igual ....

Temos : um fanfarrão, um puxa-saco, um chato, vários sapos .....
O bom do xadrez é que é uma linguagem universal. Compreendi tudo e não falo inglês !!!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

1º Circuito IRT - Liga São Bernardo do Campo

Entre os dias 18 e 20 de julho, no Pampas Palace Hotel, os enxadristas terão a oportunidade de conseguirem ou movimentarem seu rating FIDE. Serão 06 rodadas com início ás 14hs, sendo 02 rodadas por dia.
As inscrições custam R$ 40,00 e maiores informações no e-mail lrbweb@hotmail.com ou no site da FPX.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Fique sabendo!!! (eu não sabia) ....

Existe um programa do governo brasileiro chamado Bolsa Atleta. Consiste em auxiliar aos atletas com uma ajuda mensal em dinheiro. As inscrições já terminaram em 04/06. Entre outros, pré-requisitos e burocracias, vão os objetivos principais:
Categoria Estudantil, maior de 12 anos, Individual R$ 300,00 - ter ficado entre os três primeiros nos JEB's e JUB's.
Categoria Nacional, maior de 14 anos, Individual R$ 750,00 - ter ficado entre os três primeiros no evento máximo da modalidade ou de primeiro a terceiro no ranking nacional.
Categoria Internacional, maior de 14 anos, Individual R$ 1500,00 - ter ficado entre os três primeiros dos campeonatos mundiais, pan-americanos ou sul-americano da modalidade.
Me chamou atenção algumas modalidades contempladas : GOALBALL, PESCA, SUMÔ, PUNHOBOL, POWER BÍCEPS, ORIENTAÇÂO (o que é isso ???) e até XADREZ !!!
Uma boa ação do governo federal e pode ser conferida no endereço : portal.esporte.gov.br (embora algumas matérias estejam bem desatualizadas).
"Se eu soubesse ... o pessoal de Praia Grande ficou com os 1º lugares no Campeonato Pan-americano Escolar de 2007 - sub17 Yuri e sub19 Bruno Conti"
Serve de alerta aos "Pai-trocinadores".

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jogos Regionas 2008 - S.C. do Sul - Final

Masculino da Praia Grande 3º colocado sub21: Yuri,Bruno Conti, Bruno Silva, Airton, Cirillo, Raul
Feminino de Praia Grande sub21 2º colocada : Israela, Renata, Marcela, Emile. Nota: Até na foto do feminino este GRANDE cara aparece !!! Horácio Prol (Presidente da FPX) !!!

Terminou neste domingo a modalidade de Xadrez com a seguinte classificação:
Masc Livre 1. div - 1º S.B. do Campo, 2º Santos, 3º S.André.
Masc Livre 2. div - 1º Itanhaém, 2º Itapevi, 3º T. da Serra.
Masc sub21 1. div - 1º S.C.do Sul, 2º Guarujá, 3º Praia Grande.
Masc sub21 2. div - 4º São Vicente.
Fem Livre - 1º S.C. do Sul, 2º Santos, 3º Santo André.
Fem sub21 1. div - 1º S.B. do Campo, 2º Praia Grande, 3º Cubatão e 5º Guarujá.
Fem sub21 2. div - 1º Cotia, 2º São Vicente, 3º Embú.

Parabéns a toda Baixada Santista !!!

Até os Jogos Abertos em Piracicaba !!!

domingo, 6 de julho de 2008

DORTMUNDE Chess-Meeting 2008 - final

Peter Leko ganhou o torneio com um simples empate contra Naiditsch. Com essa vitória o seu rating será de 2790 !!! Na segunda posição empataram quatro jogadores : Ivanchuk, Mamedyarov, Nepomniachtchi e Gustafsson. Kamnik, que ganhou as edições de 95,96,97,98, 2000, 01, 06,07 ficou com a penúltima colocação !!!
Segue o empate de Leko X Naiditsch:

DORTMUNDE Chess-Meeying 2008 - 6º rodada

Peter Leko venceu de pretas a Jan Gustafsson e agora lidera o torneio com 4,0 pontos.



Outra bonita partida foi a de Naiditsch,A (2624) - Van Wely,L (2677) que chegou na posição abaixo:

18...bxc3? 19.gxf6 gxf6?? 20.Cf5 ( ameaçando Dg2+ e mate) 20...exf5 21. Bxc3 Dd8 22.Dh5 Rh7 23.Thg1 De8 24.Tg3 Tg8 25.Axf7 Txg3 26.hxg3 1-0.

Jogos Regionais 2008 - S.Caetano do Sul - dia 4

No xadrez sub21 Praia Grande 1,5 X 2,5 Sáo Caetano do Sul (Airton, Yuri, Cirillo empataram. Bruno Conti perdeu).
No feminino sub21 Praia Grande 4,0 X 0,0 Guarujá.

Posições das cidades da baixada santista, por enquanto:
1º Divisão Masc Livre : Santos 1º, Peruíbe 4º
2º Divisão Masc Livre : Itanhaém 1º
1º Divisão Masc sub21 : Guarujá 2º, Praia Grande 3º, Cubatão 4º
2º Divisão Masc sub21 : São Vicente 4º
Feminino Livre : Santos 2º
1º Div Fem sub21: Praia Grande 2º, Cubatão 3º, Guarujá 5º
2º Div Fem sub21: São Vicente 2º

Pan-anamercicano da Juventude 2008 - final

O Brasil subiu ao podium em primeiro lugar na sub12 com o brasiliense Victor Shumyatsky e no feminino sub18 com Vanessa Feliciano 2º colocada !!!
A Baixada Santista esteve representada por cinco jogadores :
O sub14 Mateus Nakajo (Cubatão) empatou com o paraguaio Fabian Pereira e terminou na 23º colocação com 5,0 pontos.
Na sub10 Lukas Takeda (Santos) com 4,0 terminou em 31º, Leonardo Yamamoto (Santos) com 3,5 pontos terminou em 41º , Angelo Soares (Santos) está com 2,5 pontos terminou em 46º lugar.
Na sub14 feminino Isabella Yamamoto (Santos) , com 3,5 pontos, terminou sua participação em 35º lugar. Estes todos de Santos da ONG Caminho do Sol !!!

"Saiba perder, mas jamais seja um derrotado!!!"

Parabéns a todos !!!

sábado, 5 de julho de 2008

DORTMUNDE Chess-Meeting 2008 - 5º rodada

Jan Gustafsson ganhou o segundo ponto com peças pretas, contra o holandes van Wely em apenas 18 lances !!! Agora lidera o torneio com 0,5 pontos de vantagem a frente de Leko.

Jogos Regionais 2008 - S.Caetano do Sul - dia 3

As equipes (masc. e fem) de Praia Grande não foram bem, na cat. sub21, na sexta-feira. No feminino a equipe foi derrotada por São Bernardo do Campo pelo placar 3 X 1. No masculino a equipe perdeu para Guarujá pelo placar de 2,5 X 1,5 (Airton venceu, Yuri empatou e Bruno Conti e Raul perdendo).

Pan-americano da Juventude 2008 - 8º rodada

O sub14 Mateus Nakajo (Cubatão) perdeu para o mexicano De la Rosa na 7º rodada e venceu o colômbiano Camilo Valência pela 8º rodada totalizando 4,5 pontos e ocupando a 22º colocação de um total de 72 participantes nesta categoria. Faltando apenas a última rodada, já temos o campeão, invicto até o momento, o peruano MF Cori Telloscom 8,0 pontos.
Na sub10 Lukas Takeda (Santos) com 4,0 ocupa a 25º colocação e Leonardo Yamamoto (Santos) com 3,5 pontos ocupa a 33º posição. Angelo Soares (Santos) está com 2,5 pontos e ocupa a 44º posição entre 51 participantes.
Na sub14 feminino Isabella Yamamoto (Santos) ocupa, com 2,5 pontos, a 38º posição dentre 41 participantes.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Eles também erram !!! (duas vezes)

No badalado Duelo de Kiev - partidas rápidas entre o inglês Nigel Short (2655) e o ucrâniano Sergey Kariakin (2772), vemos umas mostras de "completa cegueira" de Short. Duas em duas partidas !!!


Karjakin,Sergey - Short,N
Rapid Match Kiev UKR (1), 03.05.2008


fatal: 34...Rg6? Isto ignora a ameaça Ce5. Melhor defesa seria 34...Ta5, depois de 35.Ce5+ Txe5 36.fxe5 Dd4+ e sería empate por xeque perpétuo. 35.Tf8? as blancas com clara vitória con 35.Ce5+ Rf5 36.g4+ Re4 37.Tc4+ (37.Dxf6? Dd1+ e xeque perpétuo) 37...Re3 38.Tc3+ Re4 39.Dxf6+–. 35...Dxf4 36.Tg8+.8+ Agora 36...Cxg8 37.Dxg8+ Rf5 provavelmente conduziria ao empate. Mas ...... Nigel se ve afetado por seus nervos e apuro de tempo ...

36...Rh5?? Xiii !!! Errou !!! Erro fatal que conduz a derrota imediata 37. Dxf6 !!! 1- O


Short,N - Karjakin,Sergey
Rapid Match Kiev UKR (2), 03.05.2008

Depois de haver alcançado uma clara vantagem, quatro peões a mais, a vitória deveria vir fácil. Mas ... num momento de completa cegueira ... 47.Td2? (outra coisa ou Cc2). 47...Axd2 48.Cxd2 Txe3 49.Rf2 Tc3 50.Cxf3 Txc4. O peão da coluna determina o reesultado da partida. 51.Cg5+ Rg7 52.h6+ Rxh6 53.Cxf7+ Rg7 54.Cd8 Txa4 55.Cc6 Ta2+ 56.Re3 a4 57.Rd4 Tb2 58.Rc4 a3 59.Cb4 Txb4+ 1 - O.

ps.: Um dia joguei contra esse tal Sergei Karjakin, no site buho21, numa partida de 3 min. .... e acabei ganhando ..... (rsrsrs)




quinta-feira, 3 de julho de 2008

Jogos Regionais 2008 - S. Caetano do Sul - dia 2

Na sub21 - Praia Grande venceu Osasco por 2,5 X 1,5 . Airton, Yuri, Bruno Conti empataram enquanto Bruno Silva venceu o seu adversário.

Pan-Americano da Juventude 2008 - 6º rodada

Houve um protesto, da delegação brasileira, contra as condições de alimentação do torneio.
Enquanto isso, na sub14, o Mateus Nakajo (Cubatão) : perdeu na 3º rodada para o MF Peruano Cori Tello (2377 de rating). Empatando na 4º e 5º rodada com os Argentinos Martinez Denigri e Lugo, respectivamente. Na 6º rodada voltou a empatar com o Paraguaio Piris Tillner. Ocupa agora a 18º posição, com 3,5 pontos, empatado com diversos jogadores. Nesta categoria temos 72 participantes

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Eu posso !!!

Quando vi este vídeo virei fã deles. Não precisa falar nada. Veja e reflita.

Jogos Regionais 2008 - São Caetano do Sul

Hoje teve início a competição de xadrez no JR . Na categoria Absoluta estão presentes as fortes equipes das cidades de Santos e São Bernardo do Campo.
A cidade de Praia Grande disputa a sub 21 e empatou com Mauá . Airton e Yuri venceram enquanto Bruno Conti e Bruno Silva perderam. As demias cidades do sub 21 são : São Caetano do Sul, Osasco, Guarujá e Cubatão.
No feminimo a cidade de Praia Grande derrotou Guarujá por 4 x 0.

DORTMUNDE Chess-Meeting 2008 - 4º rodada

Nepomniachtchi foi o único vencedor da 4º rodada pois o sacrifício de Van Wely não alcançou o êxito esperado. Kamnik, pressionado por sua derrota, se lançou ao ataque contra Leko. Ambos jogadores consumiram muito tempo na abertura e no final concluiu tablas por repetição de lances. Gustafsson e Ivanchuck firmaram tablas depois de uma partida movimentada. Assim como Naiditsch e Mamedyarov. Amanhã folga.

Nepomniachtchi,I (2634) - Van Wely,L (2677) [B90]

Pan-americano da Juventude 2008 - Argentina

Mateus Nakajo, da cidade de Cubatão, está com dois pontos e é um dois oito líderes da sub 14.

DORTMUNDE Chess-Meeting 2008 - 3º rodada

O GM alemão Naiditsch (brancas), mais novo da competição, tirou da manga uma tremenda novidade contra a Defesa Petroff de Kramnik (pretas). Com 19. Dd2 !? Cg6 ?! (Kraminik pensou por 45 min e ai se deu conta que estava em apuros) 20. Tee1 (branco melhor)...

terça-feira, 1 de julho de 2008

Máquina de Superatletas (serve para o xadrez !?)

Muitos são os fatores que podem ajudar a determinar se um praticante de uma modalidade esportiva será apenas "mais um" ou se tornará um astro. Estrutura física, metabolísmo e aspectos neuromotores e psicológicos são alguns deles. O ambiente político-social também colabora para se atingir o sucesso. Além de tudo isso, evidentemente, conta-se com o talento nato de cada um.
O melhor caminho, mais rápido, menos frustante e com maior chance de sucesso é conseguir comciliar o biotipo do atleta com o esporte. A diferença entre atletas de elite é absurdamente pequena. Por isso é melhor que os grandalhões sigam para o basquete ou vole. Atarracados vão para lutas. Aqueles que tiverem muita flexibilidade, se forem altos, vão para natação, equanto os baixinhos vão para ginástica. As exceções existem para se confirmar as regras. O esporte de alto rendimento não é para quem quer é para quem pode.
O Centro de Estudos Laboratorias de Aptidão Física de São Caetano do Sul criou uma forma para medição de talentos, chamada de índice Z. O estudo consiste em comparar resultados de um atleta com a média da população de uma mesma idade e sexo. Oscar, Paula, Hortência e João do Pulo obtiveram índices Z de 99,99%. Melhor que a média da população, demonstrando que teriam um futuro brilahante. Com um índice deste um garoto não vai apenas ser bom em competições de menores.
Na Alemanha um método bom é a "lei dos 10%". Num teste preliminar separam 200 mil crianças, 20 mil saem para uma análise mais específicas. Daí 2 mil vão para as escolinhas dos quais 200 vão para a elíte e 20 atingirão o nível olímpico. by O Estado de São Paulo.

Por aqui no xadrez a maioria dos bons jogadores surgem graças ao acaso. Ainda não possuímos um programa de desenvolvimento enxadristico, capaz de fazer frente aos Cubanos.
Aqui na Baixada Santista lembro de grandes torneios como o "A Tribuna" e os "Escolares" (eles devem existir) mas sem uma abordagem mais criteriosa e profissional. Sem uma meta. Servem apenas para movimentação de jogadores e apontar os campeões. Não há um trabalho pós de desenvolvimento da modalidade a nível de cidade. Espera-se apenas o próximo torneio. Há exceções. Desenvolve-se o xadrez apenas a nível de clubes e escolas. Uma delas é a esforçada ONG Caminho do Sol, onde é feito um trabalho de base enxadristico e depois alguns alunos são encaminhado para o Clube de Xadrez Santos.

Virtudes importantes para um atleta: Atitude, Coragem, Perseverança, Compromisso, Disciplina, Organização, Planejamento, Auto-estima, Alegria, Flexibilidade, Resistência Psiclógica, Capacidade de recuperação, Autocontrole, Humildade, Ética, Lealdade, Fair-play, Capacidade de lidar com público e imprensa, Ter metas.
Falhas mais comuns : Falta de disciplina, Falta de concentração, Erro no treinamento, Falta de avaliações periódicas, Confiar demais no técnico, Acomodação, Falta de motivação, Pressa por resultados, Impaciência, Falta de boa administração do tempo, Cobrança por erros cometidos no passado, Falta de lazer.

No livro "Criando Campeões", o Diego Hypólito, dá sua opnião de como um esportista deve se comportar diante de obstáculos para se chegar a um alto nível. "O mais importante de tudo é a família. Se a criança não tiver respeito pelo treinador, não tiver educação, não dá certo. A minha família sempre acreditou em mim. Além disso dedicação, paciência e disciplina são muito importantes. É preciso levar muito a sério o que faz, entrar de cabeça. Terei milhões de dificuldades para alcançar minha meta".

É talvez um dia ...

Enquanto isso na Espanha ...

uma amostra ....



Com uma nação cheia de celebrações por seu êxito futebolístico, o xadrez também busca o seu espaço. A equipe do Club Linex-Magic de Mérida, que obteve o título de Campeão de Clubes da Europa de 2007, estreou um documentário a respeito da conquista, entitulado "Jaque a Europa".
Será que um dia teremos algo assim ou parecido ???